Quando todos achavam que o mundo estava ficando livre da Covid-19, e que as viagens enfim voltariam ao normal, surge uma nova e assustadora variante. A Ômicron está provocando a volta de uma série de medidas restritivas em vários países. Além do cancelamento de voos e o fechamento de fronteiras.
Por que a Ômicron assusta tanto? A B.1.1.529 já apresenta 50 mutações, o que nunca tinha acontecido antes. Os cientistas também não sabem ainda se as vacinas atuais são eficazes contra ela. Ou se é mais transmissível ou letal. Alguns dizem que ela é a pior já vista, porque deu um grande salto de evolução em relação às outras.
A Ômicron foi registrada pela primeira vez na África do Sul, que tem apenas 24% da população vacinada e até agora mais de 70 casos da nova variate. Já foram detectados casos também em Israel, Botswana, Hong Kong, Inglaterra, Alemanha, Itália, Bélgica, República Tcheca e Reino Unido, por enquanto. Além de suspeitas na Holanda.
A Organização Mundial de Saúde considerou a nova variante Ômicron como “preocupante”.
Restrições Adotadas Pelos Países
O Reino Unido restringiu viagens à África do Sul e mais nove países africanos, como Moçambique e Angola. Pessoas que vierem desses países estão proibidas de entrar, exceto se forem cidadãos britânicos ou residentes.
O primeiro-ministro Boris Johnson anunciou neste sábado 27/11 que todos os viajantes devem fazer um fazer um teste PCR na chegada ao país e ficar em isolamento por dois dias até sair o resultado.
Alemanha e Itália proibiram a entrada de pessoas que venham da África do Sul. A Itália ampliou a medida para sete países do sul do continente.
Diante da Ômicron, a Comissão Europeia propôs a suspensão dos voos da África do Sul até a região. Muitos passageiros estão ficando presos nos aeroportos africanos sem poder retornar a seus países.
Israel vai proibir a entrada de estrangeiros por duas semanas. O governo criou uma lista vermelha de países com maior risco de contaminação, pra onde os israelenses não poderão viajar a partir de segunda-feira. Se estiverem voltando desses países terão que fazer quarentena num hotel direto do aeroporto, até sair o resultado do teste de Covid. A lista vermelha tem 47 países.
O Brasil anunciou que a partir de segunda-feira 29 de novembro também vai restringir a entrada de viajantes que venham da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
Medidas Internas
Muitos países da Europa também voltaram a impor restrições para tentar retardar o avanço da variante Ômicron. A Áustria, por exemplo, determinou bloqueio nacional completo e os moradores só podem sair de casa para trabalhar ou comprar itens essenciais. As fronteiras do país estão fechadas para viagens a lazer e as atrações turísticas foram fechadas.
A Alemanha cancelou os tradicionais mercados de rua de Natal, obrigou o fechamento de bares e clubes e reduziu o horário dos restaurantes. O governo alemão alertou que pode tomar novas medidas se os casos continuarem aumentando.
Na República Tcheca pessoas não vacinadas estão proibidas de acessar espaços comuns como restaurantes e hotéis. A Holanda reduziu horários de restaurantes e lojas e proibiu eventos. A Irlanda determinou toque de recolher à meia-noite.
Portugal vai voltar a exigir o uso de máscaras em espaços fechados a partir de dezembro. Além da apresentação de certificado de vacinação para entrada em restaurantes e hotéis. Outros espaços, como hospitais, bares e eventos esportivos, vão exigir ainda teste negativo para Covid-19.
Suíça e Bélgica também exigem passes de saúde para acesso a vários locais.
Essas medidas vem provocando protestos em todo o continente europeu, onde muitas pessoas optaram por não se vacinar.
Nos Estados Unidos o número de casos e internações também vem aumentando. O governo de Nova York declarou estado de emergência de desastre na sexta-feira 26/11, para que as pessoas com Covid-19 sejam atendidas mais rapidamente. Ainda não há casos da nova variante registrados no país.
Devo Viajar Nesse Momento?
Alguns infectologistas estão desaconselhando viagens para o exterior. Mas brasileiros já são aceitos em muitos países, com ou sem restrições. Antes de viajar é preciso checar, porque as regras mudam constantemente.
Como Ficam os Voos pra África?
Muitos brasileiros tem viagem marcada para a África do Sul, principalmente pela excelente oportunidade de voar na classe executiva da Qatar Airways com milhas.
Mas a companhia aérea acaba de cancelar os voos vindos de Angola, Moçambique, África do Sul, Zâmbia e Zimbabwe. Os passageiros que emitiram passagens para a Qatar com milhas Latam estão sendo orientados a aguardar até segunda-feira para saber como devem proceder.
Nós vamos continuar atualizando as informações por aqui.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.