Europa adia novamente o lançamento da autorização de viagem ETIAS

0
Europa adia novamente o lançamento do visto de viagem ETIAS
Veneza - Créditos: Pixabay
Quer-ganhar-dinheiro-com-milhas.gif

A União Europeia adiou novamente o lançamento do ETIAS, ou Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, por mais seis meses até novembro de 2023. A informação foi confirmada pelo site Schengen Visa News.

O ETIAS, previsto inicialmente para entrar em vigor em maio de 2022, é uma autorização de viagem que mais de 1,4 bilhão de viajantes de mais de 60 países do mundo, incluindo brasileiros, americanos, britânicos, entre outros, terão que obter antes de sua viagem aos países da UE. Atualmente, esses viajantes podem viajar para a UE sem visto, pois seus países têm um acordo de isenção de visto em vigor com a UE.

Já é a terceira vez que o esquema é adiado. Inicialmente previsto para maio deste ano, ele foi prorrogado para o final de 2022, depois para maio de 2023 e agora novamente prorrogado para novembro de 2023. Não houve nenhum aviso prévio ou justificativas para tais mudanças.

Sobre o ETIAS

ETIAS é a sigla para European Travel Information and Authorization System, em português Sistema Eletrônico Europeu para Autorização de Viagem. Nada mais é que uma documentação, que será exigida a quem viaja a turismo para Europa com permanência de até 90 dias.

Ele não é um visto, é apenas uma autorização que deverá ser solicitada online e terá um custo de 7 euros. Não será necessário marcar uma consulta numa embaixada da UE ou fornecer dados biométricos.

Autorização Eletrônica de Viagem em Outros países

O Reino Unido também está trabalhando em um esquema semelhante que será chamado de Autorização Eletrônica de Viagem, e o mesmo processará cerca de 30 milhões de solicitações por ano.

Já os Estados Unidos possuem o ESTA. Brasileiros que possuem cidadania Europeia já estão familiarizados com o sistema pois não precisam de visto para ingressar no país, apenas a autorização eletrônica.

O Canadá também requer uma autorização de viagem e brasileiros precisam dela para entram no país. Em alguns casos a coleta dos dados biométricos é exigida.

Cada Vez Mais Exigências para Viajar

Recentemente publicamos um artigo sobre o México que passou a exigir visto físico para brasileiros. Será que cada vez mais iremos nos deparar com medidas que dificultam a entrada nos países?

O que você acha dessas mudanças?

Para Saber Mais

Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.