Ainda que não seja um conceito totalmente novo, pois como mostramos anteriormente a Collins já tem um produto similar instalado em aviões da Finnair, a Optimares lançou na AIX 2023 os seus assentos SoFab de classe executiva, que além do design italiano, prometem trazer mais conforto para os passageiros e economia para as empresas aéreas.
Os assentos vem na configuração 1-2-1 e garantem a todos os passageiros maior privacidade e acesso direto aos corredores. Segundo a Optimares, os assentos SoFab oferecem múltiplos espaços para os passageiros guardarem os seus objetos pessoais durante o voo, carregadores de celular sem fio, entradas USB e ótimo sistema de entretenimento com telas que respondem ao toque. O design dos assentos, como não poderia deixar de ser, tem um toque italiano, e integra materiais de luxo exclusivos como couro e tecidos de toque macio.
Os Assentos SoFab
Os assentos são construídos com materiais leves e recicláveis, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de carbono. Além disso, a empresa se concentra em otimizar a eficiência do espaço, permitindo que as companhias aéreas acomodem mais passageiros enquanto minimizam seu impacto ambiental.
Por exemplo, com a ausência de componentes elétricos, excluindo-se o sistema de entretenimento (IFE), há uma redução considerável no custo de fabricação das partes dos assentos, e certamente uma cadeia de suprimentos bastante reduzida, resultando em um menor consumo de energia.
Sem considerar os componentes IFE, cinto de segurança e colete salva vidas, os assentos pesam entre 50kg e 60kg, dependendo da configuração final escolhida pelo cliente. Isso representa uma redução de peso de até 50% em relação a outros assentos.
De acordo com a Optimares, os assentos de classe executiva SoFab, além do menor peso:
- Têm 40% menos partes e consomem 90% menos energia a bordo.
- Possuem entre 35% e 45% menos partes, reduzindo custos de estocagem e transporte.
Com estes números, um dos principais atrativos dos assentos SoFab para as empresas aéreas é a redução no consumo de combustível, resultando numa menor emissão de carbono, que é um tema extremamente relevante nos dias de hoje.
E vocês, gostaram do conceito? Será que em breve poderemos experimentar os assentos SoFab em alguma classe executiva pelo mundo?
Para Saber Mais
Para conferir outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.