Programa TAP Miles&Go altera para pior a regra de extensão de validade das milhas

21
Programa TAP Miles&Go altera para pior a regra da extensão da validade das milhas

Pesquisando os benefícios dos clubes do programa da TAP, reparei que o programa Miles&Go alterou para pior a regra de extensão da validade das milhas do seu clube Top.

Introdução

No início da semana, como noticiamos aqui, o programa de fidelidade Miles&Go da TAP, anunciou que os clientes que têm milhas a expirar em 2021, mas voaram com a TAP, ou possuem um Clube TAP Miles&Go, ou um Cartão de Crédito TAP, teriam a validade das suas milhas prolongada por mais 12 meses.

Esta medida é válida para milhas com validade de 1 de agosto de 2021 até 31 de dezembro de 2021.

No anúncio feito, destacamos que os titulares do clube TAP Miles&Go Basic estavam excluídos desta oferta.

Isto é, o programa já havia deixado claro que, apesar do já anunciado reajuste na mensalidade do seu clube mais básico no início do próximo mês, cada vez mais iria “incentivar” os seus clientes a assinarem os clubes superiores, que são, respectivamente, o Extra, o Top e o Platinum.

Pois bem, para a minha surpresa, para responder a uma dúvida de um amigo, ao efetuar uma pesquisa no site da TAP, mais especificamente acerca de todas as vantagens dos clubes ofertados pelo Miles&Go, notei uma mudança substancial no tocante à política de expiração dos pontos existentes no clube Top.

Mudança na Regra de Validade das Milhas do TAP Miles&Go

Antes

Anteriormente, assim constava em relação a esta política quanto aos dois clubes acima citados:

Programa Miles & Go altera a regra de não expiração das milhas
Print da tela com as opções do Club Miles & Go em junho

Notem que a “Extensão da validade das milhas a expirar por 1 ano” sempre foi um benefício dos clubes Top e Platinum, sem qualquer limitação em relação à quantidade de milhas a renovar.

Depois

Agora, porém, assim consta na página oficial da TAP sobre os benefícios destes dois clubes:

Programa Miles & Go altera a regra de não expiração das milhas
Print da tela com as opções do Club Miles & Go atual

Reparem que o clube TOP passou a ter uma limitação de 30.000 mil milhas para renovação por mais um ano, quantidade que, como sabemos, é demasiadamente reduzida.

Por sua vez, nenhuma limitação/alteração foi feita em relação ao clube Platinum, ao menos que se perceba no quadro acima.

Todavia, clicando no ponto de exclamação (!) que consta logo após a menção, no quadro acima, a “Extensão da validade das milhas a expirar por 1 ano”, aparece a seguinte mensagem:

A partir da referida mensagem, fica claro que o clube Top, para assinaturas a partir de 1º de janeiro de 2022, somente renovará por mais um ano o total de 30k milhas.

Ou seja, para quem, como eu (e acredito que muitos de vocês), está com uma quantidade de milhas no programa acima do recomendado, a novidade é muito ruim.

Em verdade, esta alteração obrigará, a contar de 2022, a muitos clientes do programa a assinar o clube mais caro disponibilizado.

Afinal, eu acredito que mesmo ao longo de todo o ano que vem, inúmeras restrições às viagens seguirão vigentes. Não por acaso, ontem foi divulgado que o governo americano seguirá impondo uma série de restrições em razão da variante Delta.

Esperava-se, portanto, que este tipo de mudança não fosse realizada em um cenário em que restrições e dificuldades ainda persistem e, infelizmente, assim devem seguir por mais algum tempo.

É comum ouvirmos relatos de colegas que tiveram seus voos cancelados (ou que são obrigados a fazê-lo, por uma série de motivos ligados à pandemia), e que preferem deixar o bilhete em aberto para evitar a perda das milhas utilizadas com a emissão, porque já expiradas na presente data.

Ou seja, o cliente é obrigado a deixar o bilhete em aberto para não perder as milhas que utilizou na sua emissão, porque já estão expiradas atualmente.

Portanto, considero como muito negativa esta alteração na política de expiração do clube de milhas do programa Miles&Go.

Ainda que o clube Platinum agregue mais benefícios e forneça uma quantidade mensal de milhas maior que o Top, a quantia cobrada é expressiva, mormente se comparada com a da Top. R$ 299 x R$ 166, ou seja, um valor 80% superior.

Tome Nota

Como vimos, o programa TAP Miles&Go alterou a regra de extensão de validade das milhas do seu clube Top.

A partir de 1º de janeiro de 2022, como nova regra, o clube Top somente irá renovar, por mais um ano, um total de até 30 mil milhas, sendo que somente o clube Platinum é que irá renovar as milhas a vencer sem limitação quanto à quantidade.

Esta alteração, ainda que ocorrida agora, para entrar em vigor no ano que vem, mostra-se prejudicial aos clientes do programa, considerando que, possivelmente, muitos estão com uma grande quantidade de milhas em suas contas a vencer no início do próximo ano.

Também será prejudicial para aqueles que conseguiram postergar o vencimento das milhas para meados do ano que vem, já que, possivelmente, face a eventuais restrições de viagens, ou pela expressa quantidade, não poderão utilizá-las na sua totalidade, e uma possível saída seria a assinatura do clube Top, que, infelizmente, pela quantidade muito limitada de milhas a 30 mil milhas, será descartado.

Com isso, não restam dúvidas que o número de clientes obrigados a renovar as suas assinaturas, optando pelo clube mais caro ofertado, no caso o Platinum, irá aumentar consideravelmente.

Neste sentido, fica bem nítida a política da empresa: arrecadar mais com o seu programa de milhas.

Paralelamente, em que pese o recente anúncio de revalidação das milhas, por mais paradoxal que seja, dificulta-se a extensão de sua validade, buscando, ao que parece, a contar do ano que vem, aumentar o percentual de breakage – leia-se: o percentual de milhas que expiram sem uso.

Em vista disso, pergunto a vocês, leitores, seria este um prenúncio de que a temida desvalorização das milhas do programa, com alteração das tabelas de emissão, estaria para ser anunciado ainda este ano, com vigência a contar do ano que vem?

Façam as suas apostas, de preferência compartilhando-as nos comentários a seguir, ok? E não deixam de expressar a sua opinião acerca da mudança realizada.

Para Saber Mais

Neste link você encontra outras notícias relacionadas à TAP que publicamos recentemente.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.