Virou novela mexicana, sem trocadilho! No inicio deste mês publicamos um artigo falando sobre a decisão do governo do México de exigir visto físico dos brasileiros.
Pois bem, há dois dias, o Consulado Mexicano havia postado em sua pagina de solicitação de vistos eletrônicos que só seria possível o uso deste tipo de vistos até dia 17 de agosto. No dia 18 de agosto a nova medida de visto físico estava prevista para entrar em vigor e brasileiros que não possuíssem este visto ou se encaixassem na lista de isentos (como possuir visto americano ou canadense) seriam impedidos de entrar no país.
Ontem, dia 10 de agosto, o governo mexicano voltou atrás e anunciou que vistos eletrônicos emitidos até o dia 17 de agosto, serão aceitos até 16 de setembro. A decisão foi decorrência de uma intervenção do Itamaraty no assunto. O visto eletrônico emitido até 17 de agosto tem validade por 30 dias da data da emissão.
Em e-mail automático recebido por quem envia mensagem para o consulado mexicano do RJ, entre outras informações está a recomendação para que as pessoas não comprem passagens para o México sem ter o visto no passaporte.
Confira o e-mail automático na íntegra:
AVISO IMPORTANTE
O Consulado Geral do México no Rio de Janeiro comunica que todas as informações sobre vistos estão disponíveis na nossa página:
https://consulmex.sre.gob.mx/riodejaneiro/index.php/visas.
Se você precisa de agendamento para solicitar um visto no Rio de Janeiro, verifique os requisitos em nossa página e solicite *agendamento prévio* pelo sistema Mi Consulado. Todos os dias são liberadas vagas para vistos.
Esta é a única forma de obter vaga para um visto. Não existe nenhum trâmite denominado “visto de emergência”; não haverá atendimento sem agendamento, nem serão dadas vagas por e-mail.
A partir de 18 de agosto de 2022, todos os cidadãos brasileiros que viajem ao México precisam ter um visto impresso em seu passaporte.
O Instituto Nacional de Migración informou que as autorizações eletrônicas emitidas antes do dia 18 de agosto de 2022 permanecerão válidas até o final de sua validade (30 dias).
Lembre-se que as pessoas estrangeiras que portem os seguintes documentos não requerem visto mexicano:
Documento que comprove residência permanente no Canadá, nos Unidos da América, no Japão, no Reino Unido da Grãn Bretanha e na Irlanda do Norte, ou em qualquer um dos países que integram o Espaço Schengen, assim como nos países membros da Aliança do Pacífico.
O visto válido e vigente do Canadá, dos Estados Unidos da América, do Japão, do Reino Unido da Grãn Bretanha e da Irlanda do Norte ou de qualquer um dos países que integram o Espaço Schengen.
Recomendação: Não adquira passagens aéreas ou qualquer serviço turístico no México, sem antes ter o visto físico correspondente estampado no passaporte.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade