A KLM iniciou um teste do novo serviço de compra a bordo em voos de curta distância para alimentos e bebidas. O grande objetivo da empresa holandesa é aumentar a sua receita em um cenário ainda pouco explorado pela mesma. Em setembro de 2024 a companhia mencionou pela primeira vez a possibilidade de adotar um modelo parecido com o usado por empresas aéreas de baixo custo voando dentro do continente europeu ao vender lanches. Naquele momento o plano era iniciar o novo serviço apenas no final de 2025.
O serviço ainda está em período de testes, limitando as rotas e voos em que essa possibilidade existe, mas é um fator fundamental para o programa de reestruturação “Back On Track”, que tem como objetivo melhorar as margens operacionais da empresa. Recentemente a CEO da KLM, Marjan Ringel, admitiu publicamente que o desempenho financeiro em 2024 da empresa foi decepcionante, tendo uma queda de 234 milhões de euros, totalizando 416 milhões de euros no ano.
Entre os principais aspectos que contribuíram para o resultado financeiro estão os altos custos operacionais e de pessoal. E a estratégia de melhoria começou com um corte bruto das despesas demitindo 250 funcionários da sede, além de firmar um acordo com pilotos para aumentar a produtividade durante o verão europeu.
Entre outros aspectos a serem implementados além da venda de alimentação e bebidas a bordo está a comercialização de assentos preferenciais no momento do check-in, ação também adotada por companhias de baixo custo.
Mudança nos Aviões
Além do serviço de compra a bordo, outra estratégia da KLM que será implementada em breve é aumentar a densidade de assentos em sua frota de jatos regionais Embraer Eo195, adicionando quatro novos lugares. A configuração dos assentos das aeronaves Boeing 777-200 também serão modificadas visando o aumento da rentabilidade das mesmas, embora não estejam claros os detalhes. Atualmente, a classe econômica já funciona na configuração 3-4-3 e a principal possibilidade de mudança seria na econômica premium, que é limitada a três fileiras e 24 assentos no total.
Apesar do novo serviço de bordo, a expectativa é que a KLM continue a oferecer um lanche e uma bebida não alcóolica como cortesia na classe econômica em seus voos de curta duração. O que muda é um cardápio mais amplo, com lanches frescos e industrializados, além de bebidas alcóolicas que passam a ser ofertadas para compra dos passageiros.
British Airways Seguiu por Caminho Parecido
A primeira grande companhia aérea a adotar esse modelo foi a British Airways em 2017, em parceria com a rede de supermercados Mark & Spencer. A repercussão foi bastante grande, mas os passageiros acabaram adaptando-se ao novo modelo. Apesar disso, a companhia voltou atrás parcialmente em 2021 e começou a oferecer água e pequenos lanches gratuitos.
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre programas de fidelidade que publicamos no Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.