A partir de janeiro de 2026, a Espanha inicia uma nova fase em sua mobilidade com o lançamento do Passe Nacional de Transporte, custando € 60 mensais (€ 30 para jovens até 26 anos). O objetivo é simplificar as viagens pelo país. Com o lançamento do passe mensal, a Espanha se iguala a outros países europeus que também possuem uma iniciativa parecida.
O que o novo passe oferece
Além do objetivo de simplificar as viagens, destaca-se também o intuito do governo espanhol em criar uma alternativa sustentável ao uso do carro. O benefício foca nos transportes geridos pelo Estado. Esse passe mensal da Espanha garante viagens ilimitadas nos comboios de subúrbio (Cercanías e Rodalies), trens de média distância e nas linhas de autocarros interurbanos que cruzam regiões sob concessão estatal. Para quem realiza trajetos diários entre cidades vizinhas, a economia pode chegar a 60% nos custos mensais de deslocamento.
As limitações na cidade (o que você precisa saber)
Apesar do nome “nacional”, o passe não é um bilhete único universal imediato. Devido à descentralização administrativa da Espanha, sistemas geridos por prefeituras ou governos regionais, como, por exemplo, o Metrô de Madrid, os ônibus urbanos da EMT ou o metrô de Barcelona, não estão incluídos automaticamente.
O governo central ainda busca acordos com as comunidades autônomas para integrar esses serviços, mas, por enquanto, o morador de uma metrópole precisará manter seu cartão local em mãos. Além do mais, outro ponto importante de atenção é que ainda não está muito claro se a medida estará aberta a turistas ou apenas a residentes na Espanha.
Alta velocidade fica de fora do passe
Por fim, vale destacar também que existe uma exclusão dos trens de alta velocidade (AVE) e de longa distância. Com essa iniciativa, o principal desejo do governo é subsidiar a mobilidade cotidiana e não o turismo de longo curso.
Além disso, as passagens gratuitas para viajantes recorrentes em certas rotas continuarão existindo em paralelo durante o ano de 2026, permitindo, assim, que o cidadão escolha a opção mais vantajosa para seu perfil de uso.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





