Como descobrir para onde brasileiros podem viajar neste momento

19
Como descobrir para onde brasileiros podem viajar neste momento

Hoje vou compartilhar uma excelente ferramenta para você que está planejando alguma viagem internacional nos próximos meses. Agora que a vacinação contra a covid-19 começa a avançar no Brasil, esta ferramenta poderá ser um excelente aliado para você descobrir para onde brasileiros podem viajar neste momento!

Neste artigo você encontra:

Sherpa

A Sherpa é uma empresa de tecnologia de viagens, fundada em 2015 e com sede em Toronto, no Canadá. Tem como objetivo ser um guia para fornecer tudo que for necessário para sua viagem, desde um simples visto de viagem até os mais complexos regulamentos e diretrizes de cada país, para que você consiga se mover livremente para onde desejar.

É parceira de diversas companhias aéreas e empresas relacionadas a viagens, como American Airlines, British Airways, Latam, Star Alliance, Iceland Air, Condor, Amadeu, Kiwi.com e Flynas. E neste momento de pandemia, a Sherpa se tornou um aliado importante para ajudar os brasileiros a descobrirem para onde podem viajar neste momento.

Como descobrir para onde brasileiros podem viajar neste momento

Travel Restrictions – MAP

Um dos produtos da Sherpa é a Travel Restrictions, uma ferramenta que tem como objetivo mostrar quais os requisitos de entrada e restrições de viagem e, consequentemente, para onde brasileiros podem viajar. Assim que entrar nesta página, clique em “Let’s go!” que ela mostrará um interessante mapa mundi:

Como descobrir para onde brasileiros podem viajar neste momento

Brasileiros não vacinados

Informe inicialmente que seu passaporte é brasileiro e que sua viagem se iniciará no Brasil e aguarde o mapa ser carregado.

Veja no mapa acima que são pouquíssimos os destinos onde podemos viajar sem necessidade de apresentar um teste PCR nem fazer quarentena na chegada: isso só seria possível no México, Costa Rica, Colômbia, Albânia e Macedônia (em verde no mapa).

Com apresentação de um teste Covid-19 negativo, a quantidade de destinos se amplia (em verde claro):

Guiana
Venezuela
Nicarágua
El Salvador
Haiti
República Dominicana
Belize
Bahamas
Bósnia e Herzegovina
Sérvia
Moldávia
Ucrânia
Armênia
Jordânia
Egito
Sudão
Uganda
Quênia
Tanzânia
Botsuana
África do Sul
Namíbia
Gana
Costa do Marfim
Burquina Fasso
Mali
Senegal
Jordânia
Uzbequistão
Afeganistão
Tajiquistão
Quirguistão
Sri Lanka
Maldivas

Os países em amarelo exigem, além do teste covid-19 negativo, um período de quarentena quando da chegada ao país. E aqueles em laranja (ou seria marrom claro?) são os países fechados, que só aceitam os próprios cidadãos .

Brasileiros Vacinados

Mas se você já tomou as duas doses da vacina ou a dose única da vacina da Janssen, sua situação já melhora bastante.

Como descobrir para onde brasileiros podem viajar neste momento

Além daqueles já citados acima, você terá livre acesso na República Dominicana, Islândia, Tunísia, Suíça, Lituânia, Estônia, Bósnia e Herzegovina, Ucrânia, Montenegro, Romênia, Geórgia e Quirguistão.

Mas essas informações são atualizadas diversas vezes durante o dia, dadas as constantes mudanças que ocorrem a cada instante. Assim, recomendo que faça essas consultas antes, durante e depois da emissão de seus bilhetes, e principalmente antes da data da viagem, para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Outros Passaportes ou Dupla Cidadania

Os exemplos acima foram para detentores de passaportes brasileiros. Se você é estrangeiro ou possui dupla cidadania, recomendo que faça a consulta específica para o seu caso. Basta clicar em “Passport” e alterar para o emissor do seu passaporte.

Conexões

Bom, agora que você já sabe se poderá ou não entrar em determinado país, e quais os requisitos obrigatórios, precisa se preocupar com as conexões, se será permitido passar por algum país, ainda que seja por apenas algumas horas.

Voltando à pagina inicial, informe a origem e destino de sua viagem, as datas e, caso exista, a(s) conexão(ões).

Maldivas

Como descobrir para onde brasileiros podem viajar neste momento

Para começar, simulei um destino bastante desejado pelos brasileiros: Maldivas. Coloquei as conexões em Dubai e Doha, e as informações foram as seguintes:

Repare que na conexão em Dubai você não possui autorização para sair do aeroporto, e que não há informações sobre os requisitos de teste COVID-19.

Na chegada nas Maldivas, os viajantes (a partir de 1 ano) devem ter um resultado de teste PCR covid-19 negativo impresso ou eletrônico, efetuado no máximo 96 horas antes da partida do primeiro ponto de partida (ou seja, no Brasil) para as Maldivas.

Os viajantes são obrigados a mostrar que têm uma reserva confirmada em uma instalação turística registrada e uma passagem de ida e volta confirmada. E também deverão preencher um formulário de declaração de saúde on-line no máximo 24 horas antes de sua partida para as Maldivas através do portal IMUGA.

Todas essas informações possuem um link detalhando o passo-a-passo.

Como descobrir para onde brasileiros podem viajar neste momento

Se a conexão fosse em Doha, as exigências seriam as mesmas às exigidas em Dubai. E, na chegada ao Brasil, a obrigatoriedade de apresentar um resultado negativo do teste COVID-19 RT-PCR realizado dentro de 72 horas antes do embarque na primeira etapa da viagem ao Brasil. Os resultados do teste devem ser em inglês, espanhol ou português.

Toronto – Escala nos EUA

Como era de se esperar, brasileiros não são bem-vindos nos EUA no momento atual. O trânsito restrito significa que viajantes que estiveram em Brasil (e outros 34 países) nos 14 dias antes da chegada não são permitidos transitar pelos Estados Unidos.

A entrada no Canadá também está proibida. As restrições de viagem não se aplicam a:

  • Cidadãos canadenses.
  • Residentes permanentes.
  • Os membros da família estendida incluem aqueles em uma relação de namoro exclusiva de longo prazo e seus filhos dependentes, além de filhos adultos, netos, irmãos e avós sob determinadas condições.
  • Estrangeiros por razões compassivas em situações específicas e limitadas, inclusive para dizer adeus a um ente querido, para cuidar de um ente querido, ou para participar de um funeral.
  • Cidadãos estrangeiros que chegam diretamente dos EUA para fins não discricionários.
  • Índios sob a Lei Indígena.
  • Estudantes internacionais aprovados por um governo provincial ou territorial como tendo um plano de prontidão COVID-19 serão autorizados a entrar no Canadá.

Tokyo – Conexão na Suíça

Na esperança que eu ainda consiga entrar no Japão para assistir os Jogos Olímpicos de Tokyo, resolvi simular a ida com conexão na Suíça.

Na conexão, sinal verde. Nem um teste PCR será exigido em Zurique. Oba!

Mas na chegada ao Japão, sinal vermelho! Viajantes internacionais que estiveram no Brasil (e outros 147 outros países) nos 14 dias anteriores à chegada não são permitidos entrar no Japão.

Exceções que são candidatos à permissão de reentrada:

  • Cidadãos japoneses.
  • Titulares de autorizações de residência permanente ou de longo prazo (eijusha ou teijusha) com uma carta de confirmação de reentrada ou de reentrada.
  • Cônjuges ou filhos de cidadãos japoneses ou residentes permanentes.
  • Parentes diretos de cidadãos japoneses.

Tome Nota

Eu ainda não estou confiante e seguro para fazer viagens internacionais. Só tomei a primeira dose da vacina da Pfizer, e essas exigências de testes PCR são custos elevados que prefiro evitar neste momento.

Mas sei que muitos de vocês estão planejando viagens nos próximos meses e para ajudá-los nesse sentido resolvi escrever este post de utilidade pública. Afinal de contas, descobrir para onde brasileiros podem viajar não tem sido uma tarefa fácil com a constante mudança nas regras de cada país.

Sugiro que consulte essas informações com frequência, pois a cada dia novas restrições estão sendo liberadas ou exigidas.

Minha torcida é que a quantidade de novos casos e de mortes por covid-19 continuem diminuindo no país, para que em breve a situação volte ao normal e os consulados (especialmente o americano) voltem a abrir.

Pretendo elaborar em breve outros dois artigos, um com foco na renovação do visto americano e outro na vacinação, de quais documentos serão necessários para comprovar que está completamente vacinado contra a covid-19.

E o que acharam do Sherpa? Acharam a ferramenta boa para ajudar identificar os países para onde brasileiros podem viajar?

Para Saber Mais

Neste link você pode ler outras notícias que publicamos recentemente.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.