Checklist de viagem – Veja o que fazer 15 dias antes de embarcar

9
Preparativos para viagem
Preparativos para viagem

Sua próxima viagem já está programada? Aposto que você está seguindo à risca seu checklist de preparativos. Ah, você não tem um checklist de viagem? Peraí que vou te ajudar. 

Já fui daquelas que ia lembrando de tudo na hora, achava que todas as providências para uma viagem estavam na minha cabeça. 

Mas vi tanta gente esquecendo coisas super importantes e passando muito stress em viagem que decidi fazer meu próprio checklist de viagem, que hoje sigo bem à risca. 

Ele é feito para 15 dias antes de viajar, quando ainda há tempo suficiente para resolver qualquer pendência caso seja necessário. Mas antes, vamos às primeiras medidas que você deve tomar assim que decidir viajar. 

Decidiu Viajar? Veja as Primeiras Providências 

Escolheu seu destino? Ótimo. 

Ache uma boa passagem – com milhas, de preferência – e antes mesmo de emitir o bilhete verifique a validade do seu passaporte e se é necessário ter visto. 

Mais ainda: se dá tempo de tirar o visto ou renovar o passaporte na data que você quer ir. 

Confira sempre visto e passaporte
Confira sempre visto e passaporte

Passaporte e Visto

O primeiro item dessa lista parece ser óbvio. Mas acredite em mim. Já vi pessoas voltando do aeroporto sem embarcar por causa de visto vencido. 

Renovar ou tirar passaporte é com a Polícia Federal, nesse site aqui. Pra se informar sobre o visto, entre em contato com a Embaixada do país de destino, ou o consulado na sua cidade ou estado. 

Verifique também a data de validade do passaporte. Muitos países exigem que ele seja válido por pelo menos seis meses depois do desembarque. 

Feito isso – passaporte e visto checados – pode emitir seu bilhete e procurar seus hotéis. Não esqueça de pesquisar um bom roteiro. 

Checklist de Viagem – 15 dias 

Agora sim, vamos ao objetivo deste post. Faltam 15 dias pra você embarcar: o que fazer? 

Confirmar as Passagens 

Essa parte também é muito importante. Já recebeu o e-ticket com a confirmação do seu voo?

O código de reserva, aquele de seis dígitos, não é garantia do embarque. Apenas da reserva.

O bilhete só está emitido quando você recebe por email o e-ticket de 10 dígitos. Confira, e se não recebeu entre imediatamente em contato com a companhia aérea. Aliás, o prazo para receber esse email é de até 48h da reserva feita. Lembre-se de conferir. 

Passagem emitida e e-ticket conferido?

Cheque mais uma vez a data e as conexões. Em tempos de Covid, é importante saber se você realmente pode fazer parar no país, mesmo que de passagem. 

Confira quanto tempo de conexão você terá, se é preciso levar alguma muda de roupa ou tomar outro tipo de providência. 

A conexão é longa e você quer sair do aeroporto? Veja se é possível fazer isso, para onde poderia ir e como seria a logística. 

Confira sempre as passagens!
Confira sempre as passagens!

Checar Bagagens e Assentos

Seus assentos já estão marcados? Se você viaja de executiva pode marcar na hora da reserva. Se for de econômica, veja o custo da marcação e avalie se vale a pena pagar. 

Sua passagem dá direito a bagagem despachada? Veja quantos volumes e o peso oferecido, pra não correr o risco de pagar por excesso. 

Já separa a balancinho de mala pra pesar antes de sair de casa. Lembra de levar pra volta! 

Ver Logística para Teste PCR e Documentos Exigidos

Viajar na pandemia exige muito mais logística e pesquisa do que antes. Cada país tem uma regra e é preciso checar constantemente com sites confiáveis e seguros, com a cia aérea e de preferência com fontes oficiais do país. Sim, porque essas normais costumam mudar com muita frequência. 

Veja se é preciso fazer teste PCR antes de embarcar e com quanto tempo de antecedência. 

Precisa ser em outro idioma? Já procura um laboratório que faça na sua cidade. 

Não achou nenhum que faça em tempo hábil? Se você embarcar por Guarulhos há dois laboratórios que funcionam 24 horas no aeroporto e entregam o resultado em 4 horas. 

Programe-se para chegar antes e fazer o teste sem atropelos. 

Se for de outra cidade até Guarulhos, pegue o voo com bastante antecedência para ter um plano B em caso de cancelamentos ou atrasos. 

Ver Onde Fazer o Antígeno para Voltar ao Brasil 

Hoje só é necessário o teste antígeno, bem mais rápido, simples e barato. Mas ele tem que ser feito até 24 horas antes do embarque. Então preste atenção nessa logística e nesse prazo. 

Se tiver uma conexão que dure mais que isso, terá que refazer o teste. 

O PCR hoje é obrigatório em muitos países
O PCR hoje é obrigatório em muitos países

Emitir Certificado de Vacinação 

Muitos países existem certificado de vacinação para viajantes. Emita o seu no ConecteSus. Já falamos sobre isso nesse post. 

Se ainda não tomou as duas doses ou sua vacina não é aceita pelo país, procure a secretaria de saúde da sua cidade ou estado. 

O Ministério da Saúde determinou que pessoas com viagem marcada podem antecipar a vacinação. Falamos sobre isso neste post. 

Fique atento também à data da última dose. Alguns países exigem que ela tenha sido tomada em 14 ou 28 dias antes da chegada. 

Fazer Seguro Saúde

Nem pense em viajar sem seguro. O custo do atendimento médico no exterior costuma ser altíssimo. E em épocas de pandemia é uma péssima ideia se arriscar sem cobertura. 

Você pode escolher entre fazer um seguro privado ou emitir do seu cartão de crédito. Se for usar o do cartão lembre-se de que precisa ter comprado a passagem com ele. Ou ter pago as taxas de embarque, se emitiu com milhas. 

A maioria dos seguros de cartões de crédito hoje já tem cobertura para Covid. 

Se for fazer um seguro particular você vai precisar escolher se quer ou não cobertura de Covid. Verifique se é obrigatório no país para onde você vai. 

O custo do seguro com cobertura costuma ser bem mais alto. Mas essa decisão aí é extremamente pessoal. 

Definir que Dinheiro ou Cartão Levar 

Hora de fazer as contas e calcular quanto de dinheiro você vai levar. O ideal é levar pelo menos uma pequena quantia em cash pra fazer câmbio na chegada. É aquele dinheiro menor que você usa para gorjetas, taxis, e outros pequenos gastos. 

Mas e os gastos maiores?

Você pode definir aqui se vai levar cartão de crédito – pesquise bem o spread, a taxa que os bancos cobram de conversão do real pro dólar ou euro. 

Cada banco cobra um valor de spread, além do iof de 6,38%. Então é bom saber certinho quanto cada transação vai te custar. 

Ideal mesmo seria só usar o cartão em caso de emergência. A não ser que ele seja o PDA – cartão Pão de Açúcar, que não cobra spread e você ainda pode ganhar milhas. Avalie bem. 

Você pode decidir também usar um cartão de débito internacional. Hoje existem vários no mercado, como o C6, Bsb, Nomad ou o da corretora Avenue. Veja o que é melhor pra você. 

Defina com antecedência que dinheiro ou cartão levar
Defina com antecedência que dinheiro ou cartão levar

Definir que Internet Vai Usar 

Essa parte é bastante importante porque hoje em dia vivemos conectados, não é mesmo?

Agora é hora de definir se você vai comprar um chip de internet antes de viajar, daqueles que te entregam em casa. Ou vai deixar pra comprar quando desembarcar no país, logo no aeroporto. 

Outra opção é usar o plano da sua própria operadora. Eu uso o Passaporte Mundo da Claro e ele funciona muito bem. 

Escolha com antecedência pra dar tempo do chip chegar na sua casa, se for o caso. 

Conferir Reservas de Hotel 

Isso aí. Confere as datas, a reserva, o quarto que você escolheu. Se o café da manhã está incluído ou não. 

Se necessário entre em contato com o hotel pra tirar alguma dúvida. 

Alugar Carro ou Reservar Transfer

Até aqui está tudo lindo, você ja tem passagem, hotel, seguro, vacina, internet e dinheiro. Mas pensou em como vai se deslocar na chegada até o hotel? 

Muitos países tem aeroportos distantes com poucas opções de táxi ou Uber. 

Vai pra um país super civilizado que tem transporte público do aeroporto até o seu hotel? Ótimo, já anota a linha, a estação para descer e como você vai pagar. Precisa comprar um bilhete específico? 

Não tem nada disso? Uma opção é usar o app e site Get Transfer. Você se cadastra, diz a rota que precisa, dia e hora. E recebe no seu email ou no app várias propostas de carros e motoristas com avaliações. Escolhe um deles, paga, e na hora é só encontrar seu transfer. Super prático. 

Arrumar Pastinha com Documentos

Percebeu que tudo isso que eu falei aí em cima gerou um voucher, contato, reserva ou comprovante, certo? Você vai levar tudo no celular? Eu não faria isso. 

Costumo imprimir tudinho e colocar numa pasta na mochila ou bolsa de mão. Já pensou se na hora que você desembarcar no país seu celular não funcionar? E se a bateria cair? E se não tiver internet? E se a pessoa que te atender não quiser aceitar o documento sem ser impresso?

Tenha sempre backup e redundância, principalmente com documentos. Uma garantir de tranquilidade na sua viagem. 

Separar uma Bolsinha com Remédios 

Juro que não vou fazer a lista pra você, mas lembre-se de levar os medicamentos que costuma usar. E também aqueles de emergência que você pode não encontrar ou reconhecer em outro país. 

Analgésico, antiácido, pomada para feridas, medicamento para indigestão, enfim, todos aqueles de uso mais corriqueiro. 

Separe os remédios que pode precisar
Separe os remédios que pode precisar

Adaptador de Tomada e Carregadores 

Essa eu falo em causa própria. Cansei de chegar em quarto de hotel exausta e não conseguir carregar o celular porque a tomada é diferente. E porque eu simplesmente esqueci do adaptador. 

Então lembre sempre sempre sempre de levar adaptador na sua mala, de preferência de mão. Vai que você precise carregar o celular no aeroporto e as tomadas sejam todas diferentes. Pode acontecer, vai por mim. 

Então ja que estamos falando disso não esquece o carregador também! 

Sala VIP

Por último, mas super importante também: verifique se você tem direito a sala vip e qual é ela. Pode ser por seu cartão de crédito ou pela própria passagem. Se está viajando de executiva, sempre terá acesso aos lounges. 

Essa é uma parte muito bacana da viagem, esperar uma conexão que às vezes pode ser cansativa, com muito conforto e sem gastar nada com alimentação ou bebidas. 

Veja se tem acesso a sala vip: conforto e descanso
Veja se tem acesso a sala vip: conforto e descanso

Anotou Tudo? 

Viu que a lista é grande, não é? 

Mas tudo isso é parte essencial do planejamento de uma viagem. Siga o checklist e se organize. Assim você vai evitar muito stress e viajar com tranquilidade. 

Esqueci alguma coisa? Conta aí nos comentários que eu acrescento no checklist. 

Resuminho pra Você Guardar

  1. Passaporte e visto
  2. Confirmar as passagens 
  3. Checar bagagens e assentos
  4. Ver logística para Teste PCR e documentos exigidos 
  5. Ver onde fazer o antígeno para voltar ao Brasil 
  6. Emitir certificado de vacinação 
  7. Fazer seguro saúde 
  8. Definir que dinheiro ou cartão levar 
  9. Definir que internet vai usar 
  10. Conferir reservas de hotel 
  11. Alugar carro ou reservar transfer
  12. Arrumar pastinha com documentos
  13. Separar uma bolsinha com remédios 
  14. Adaptador de tomada e carregadores 
  15. Sala VIP

Para Saber Mais

Aqui você lê outros artigos relacionados a destinos de viagens.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.