Agora é possível antecipar as vacinas da Covid-19 para viajar ao exterior

4
Agora é possível antecipar as vacinas da Covid-19 para viajar ao exterior

Você queria viajar para o exterior mas não pode, porque não terminou de tomar as vacinas da Covid-19? Ou tomou as duas doses, só que da Coronavac – que não é aceita em muitos países? Que chato né… mas pode ser que seus problemas tenham… pelo menos diminuído.

O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica diminuindo o intervalo entre as doses das vacinas da covid-19 para brasileiros que tenham viagem marcada ao exterior.

Com isso, o prazo mínimo entre doses da Pfizer será de 21 dias. E da AstraZeneca, 28 dias.

Já se você tomou as duas doses da Coronavac e vai para um país que não permite a entrada com ela, há uma nova esperança. Na mesma nota técnica o Ministério liberou a vacinação com uma terceira dose de outro imunizante, pelo menos 28 dias depois da sua segunda dose.

Hoje essa dose de reforço está sendo aplicada apenas em idosos, pessoas imunossuprimidas ou profissionais de saúde – que tenham tomado a segunda dose há mais de seis meses.

Como Tomar Essas Vacinas

Bem, essa é a questão. Estados e municípios é que vão colocar essa decisão em prática.

A recomendação do Ministério da Saúde é que avaliem as situações individualmente para encontrar o melhor esquema de vacinação, de acordo com a disponibilidade do imunizante.

Também são os estados e municípios que devem definir os métodos de comprovação da viagem.

Isto posto, se for o seu caso, pode ser que você tenha que entrar em contato com a secretaria de saúde da sua cidade ou estado. E solicitar que a decisão do Ministério seja cumprida.

Certificado de Vacinação Errado – Mais um Perrengue de Viagem?

Já aconteceu com você? Fui emitir meu certificado de vacinação pra próxima viagem e levei um susto: apareceu lá uma vacina que nunca tomei!

Fui vacinada com as duas doses da Coronavac em junho e julho. Mas no app do ConecteSus agora tem misteriosamente uma dose da AstraZeneca.

Detalhe: eu teria tomado a segunda dose da AstraZeneca no mesmo dia e no mesmo lugar em que tomei a segunda dose da Coronavac.

Estranho, não é? E o que fazer num caso desses?

Como Resolver Problemas com o Certificado de Vacinação?

No próprio aplicativo do ConecteSus tem um link dizendo: algum problema com suas vacinas? Clique aqui.

Esse link leva a uma página com várias perguntas sobre as dúvidas mais frequentes e como resolver.

Como resolver problemas no ConecteSus
Como resolver problemas no ConecteSus

Se nenhuma delas é o seu caso, como aconteceu comigo, tem mais um link lá embaixo, dizendo: não encontrou resposta pra suas dúvidas? Clique aqui e fale conosco.

Como falar com o ConecteSus
Como falar com o ConecteSus

Eu cliquei e abriu a página com os canais de atendimento disponíveis: Disque Saúde 136, reclamação pela internet, carta ou atendimento presencial.

Um Pouquinho de Paciência, Vai…

Liguei direto no Disque Saúde 136 e a atendente disse que o erro no certificado só poderia ser resolvido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, no meu caso. Me deu o telefone.

Falei com a Secretaria, e adivinha?

A atendente me disse que só o Ministério da Saúde poderia resolver. Exatamente com que eu tinha acabado de falar.

Expliquei a situação e ela me mandou pra Ouvidoria, que tentou novamente me jogar para o Ministério. Mas terminou anotando a reclamação e me pedindo pra aguardar a resposta.

Se eu tivesse menos juízo, até arriscaria. Quem sabe se com a AstraZeneca no meu certificado eu teria a entrada liberada em tantos países onde não posso entrar hoje com a Coronavac?

Mas não, né gente… bora fazer tudo certinho.

Para Saber Mais

Para ler outras notícias, clique aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.