Confira os principais detalhes do programa de fidelidade IHG Rewards

5
Confira os principais detalhes do programa de fidelidade IHG Rewards

Vamos conferir neste artigo os principais detalhe do programa IHG Rewards, o programa de fidelidade da rede de hotéis britânica IHG.

InterContinental, Holiday Inn, Crowne Plaza, Regente e Kimpton, dentre outras, são algumas das marcas de hotéis que fazem parte do portafólio rede IHG, que significa International Hotel Group.

Acúmulo de Pontos no Programa IHG Rewards

Estadias

O acúmulo de pontos no programa é por dólar gasto em estadias, descontando-se taxas e impostos. Para a grande maioria dos hotéis da rede, os clientes ganham 10 pontos para cada dólar gasto.

Mas note que nos hotéis Staybridge Suites e Candlewood Suites o acúmulo é de apenas 5 pontos para cada dólar gasto.

Promoções

Assim como outras redes, o programa IHG Rewards costuma fazer promoções ao longo do ano onde os clientes acumulam pontos extras em estadias.

Os pontos extras são creditados com base nos pontos base normalmente acumulados.

Transferência de Pontos para o Programa

Empresas Aéreas

O IHG Rewards tem parceira com um grande número de empresas aéreas, permitindo aos clientes transferirem pontos acumulados em estadias para os programa de fidelidade aéreo de sua preferência.

Confira abaixo alguns exemplos de empresas aéreas parceiras:

Aeromexico
Air France
TAP Air Portugal
ANA
Avianca
British Airways
Iberia
LATAM
Finnair
Emirates
Etihad Airways
Singapore Airlines

O fator de conversão fica entre 1 e 2 pontos por dólar gasto dependendo do hotel onde os pontos foram acumulados.

Nas preferências do programa IHG Rewards é possível definir o acúmulo de milhas para o programa de sua preferência. Ao se optar por isso, os pontos acumulados são imediatamente transferidos para o programa aéreo.

Livelo

Particularmente para os leitores que têm conta na Livelo, é possível transferir pontos Livelo para o IHG Rewards, na razão de 1:1. Isto é, 1 ponto Livelo vale 1 ponto IHG Rewards.

Embora pareça interessante, ao fazer as contas você perceberá que normalmente não compensa. Se você levar em consideração o custo do milheiro Livelo, em muitos casos sai quase o mesmo preço de uma reserva paga em dinheiro diretamente no hotel escolhido.

Validade dos Pontos no Programa IHG Rewards

Os pontos acumulados no programa são válidos por 12 meses. Para prorrogar a validade dos mesmos basta acumular ou gastar pontos.

Os pontos dos clientes que têm status Gold, Platinum ou Spire não expiram, mesmo que a conta fique sem nenhum movimento por mais de 1 ano.

Status no IHG Rewards

O programa IHG Rewards oferece aos clientes 4 status. São eles:

  • Club
  • Gold Elite
  • Platinum Elite
  • Spire Elite

Lembrando que Club é o status dado a todos os clientes assim que eles se inscrevem, gratuitamente, no programa.

Para se inscrever no programa, clique aqui.

Os membros do programa sobem de um status para outro de duas maneiras. São elas:

  • Pontos acumulados
  • Noites qualificáveis

Em ambos os casos a contagem é feita por ano calendário. Se o membro do programa conquista o status Gold em maio de um determinado ano, o status ficará válido até o final de dezembro do ano seguinte.

Veja na tabela abaixo o que é preciso para mudar de um status para outro:

Particularmente no que diz respeito ao número de noites, se em um determinado ano o membro acumula mais noites do que o necessário para se manter na categoria, o excedente é transferido para o ano seguinte.

No entanto, o benefício de “Aproveitamento de Noites Elite” é válido apenas para as categorias Platinum e Spire.

Benefícios dos Diferentes Status no IHG Rewards

Confira aqui os benefícios que cada um dos status oferece aos membros do programa:

Em termos de benefícios, o programa se torna interessante a partir do status Platinum.

Como Usar os Pontos Acumulados

A melhor maneira de se usar os pontos do programa é trocando-os por noites grátis. É possível fazer reservas apenas com pontos ou uma combinação de pontos e dinheiro.

Além disso, os clientes podem doar pontos ou trocá-los por jogos ou livros digitais. Obviamente, a melhor forma de se usar os pontos é através de noites grátis.

Até pouco tempo atrás o programa usava tabelas fixas de pontos para a troca por noites grátis. Porém, agora a quantidade de pontos necessária é variável. Com a mudança, quanto mais cheio (e caro) estiver o hotel, mais pontos serão necessários para se conseguir uma noite grátis.

Vale notar, no entanto, que há relatos online indicando que em determinados hotéis e períodos de baixa estação, ficou mais barato conseguir noites grátis do que quando havia a tabela fixa.

Por último, os membros do programa só podem reservar quartos standard com pontos. De acordo com o regulamento, reservas com pontos não têm direito a upgrade, mas na prática, muitos hotéis oferecem o benefício aos clientes que se qualificam para tal.

Programa Ambassador

Além dos status elite que eu mencionei acima, a IHG oferece também o status Ambassador que é válido exclusivamente na rede de hotéis InterContinental.

O status Ambassador é pago e teoricamente qualquer um pode consegui-lo mediante o pagamento de US$200.

O status é válido por 1 ano e oferece os seguintes benefícios:

  • Upgrade de quarto garantido.
  • Late check às 16:00h.
  • Voucher de U$20 para se usar no bar ou restaurante do hotel (por stadia).
  • Café da manhã gratuito para cada 1 pessoa para cada noite de hospedagem.
  • Uma noite grátis para ser usada por ano, quando se fizer uma reserva de duas noites em um fim de semana.

Além do Ambassador, o IHG oferece também o Royal Ambassador. Porém, esta categoria é “by invitation only” e o programa não revela o critério de decisão. Certamente os critérios devem estar associados ao gasto anual nos hotéis da rede.

Cartão de Crédito

Em alguns países, como no Reino Unido e Estados Unidos, o programa IHG Rewards oferece cartões de crédito aos seus clientes.

Além de acumular pontos com os gastos no cartão, os portadores dos cartões têm pontuação turbinada ao pagar as reservas de hotéis com o cartão co-branded.

Alguns cartões, aqueles que cobram anuidade, oferecem também vouchers que dão direito a 1 noite grátis por ano.

Compra de Pontos

O IHG Rewards frequentemente vende pontos e os bônus chegam a 100%. Porém, na grande maioria das vezes, mesmo com os bônus, não compensa comprar. Particularmente para os clientes do Brasil, a situação é ainda pior, pois há a incidência de IOF sobre o valor gasto.

Um único caso que valeria a pena comprar pontos é quando se tem em mente a hospedagem em hotéis caros (ou caríssimos). Mas mesmo assim, com a nova tabela variável para a troca de pontos por noites, é preciso fazer as contas antes de embarcar numa compra de pontos.

O IHG no Brasil

A pouca popularidade do programa entre os brasileiros se explica pela quantidade limitada de hotéis existentes no Brasil. Mais precisamente, o IHG tem apenas 12 propriedades no Brasil.

São eles:

InterContinental São Paulo
Holiday Inn Fortaleza
Holiday Inn Natal
Holiday Inn Goiânia
Holiday Inn São Paulo
Holiday Inn Belo Horizonte Savassi
Holiday Inn Manaus
Holiday Inn Cuiabá
Holiday Inn Express Maceió
Holiday Inn Express Belém
Holiday Inn Express Farroupilha
Staybridge Suites São Paulo

Tome Nota

Dentre os grandes programas de fidelidade de hotéis, o IHG Rewards é o que menos atrai a atenção dos viajantes. Isso se explica pelos benefícios limitados dos status elite, quando comparado com o Hilton Honors, por exemplo.

Veja que nem mesmo os clientes com status Spire têm acesso aos lounges ou café da manhã, sendo que o acesso precisa ser pago ou então através da reserva de quartos que ofereçam tal benefício em sua tarifa.

O abandono da tabela fixa para a troca de pontos por noites grátis deixou o programa ainda menos atrativo para muitos associados. A mudança, inclusive, foi problemática com alguns hotéis apresentando preços altíssimos em pontos e outros extremamente baixos.

Por último, o programa sofre do mesmo problema que muitas outras redes de hotéis, que é a inconsistência no reconhecimento dos benefícios dos clientes com status elite. Muitas vezes isso é consequência direta da falta de treinamento dos funcionários, principalmente no check in e check out.

Clicando aqui você acessa a página em português do programa IHG Rewards

Para Saber Mais

Para ler sobre outros programas de fidelidade, clique aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.