Alteração de classe tarifária na Qatar Airways gera 60% de aumento no LATAM Pass no trecho Brasil – Dubai

37
Logo LATAM Pass
Logo LATAM Pass

A correção de classe tarifária feita pela Qatar Airways, além de levar à necessária reemissão de bilhetes já emitidos pelo LATAM Pass, como dissemos em primeira mão aqui, gerou um impacto muito negativo na tarifação.

Com a aplicação das novas classes tarifárias pelo LATAM Pass, uma emissão entre o trecho São Paulo – Dubai (GRU – DXB), voando Qatar Airways em executiva, ficou 60% mais caro.

Introdução

A partir da dica de um leitor, publicamos com exclusividade aqui no Pontos Pra Voar, que a companhia parceira do programa LATAM Pass, no caso a Qatar Airways, corrigiu a classe tarifária do trecho DOH-DXB (intra-golfo), levando à necessidade de reemissão dos bilhetes já emitidos.

Como já explicado no post acima referido, no trecho intra-golfo (Doha – Dubai), as emissões eram feitas na classe tarifária “U”, utilizadas para emissões em classe executiva. Todavia, com a correção, as emissões, neste mesmo trecho, passaram a ser feitas na classe “Z”, que é própria da primeira classe.

Diante disso, destacamos, anteriormente, que em pesquisas feitas junto ao site do programa LATAM Pass, não mais se “enxergava” disponibilidade para voos com destino final Dubai, ainda que essa disponibilidade exista (como pudemos conferir em pesquisa feita no site do programa AAdvantage, por exemplo).

Essa inexistência ocorria, possivelmente, por impossibilidade do site do LATAM Pass “enxergar” voos em cabines mistas – no caso, no primeiro trecho GRU-DOH em classe executiva, e, no segundo, em primeira classe.

Apesar disso, acreditávamos que, no call center, a disponibilidade fosse constatada, possibilitando a emissão do bilhete, o que, de fato, segundo relatos que recebemos, está ocorrendo.

Além do problema referente às pesquisas de disponibilidade no site, dissemos que o programa LATAM Pass, a partir dessa correção, poderia passar a cobrar uma diferença tarifária, da classe executiva para primeira classe, o que elevaria a cotação final do bilhete de 120 mil para 156 mil. Porém, infelizmente, a quantidade de milhas cobrada no trecho ficou ainda pior.

Como pode ser visto no documento abaixo, que mostra uma emissão recente no referido trecho, o programa agora está cobrando 192 mil milhas.

Descrição do pagamento onde consta a tarifação em 192k milhas

Entenda a Mudança Feita pelo LATAM Pass

Para entender o quanto prejudicial foi a alteração na forma de cobrança pelo programa LATAM Pass, fruto da correção na classe tarifária feita pela Qatar nos trechos intra-golfo, cumpre primeiramente, anexar um print da tabela fixa em executiva e primeira classe voando com empresas parceiras da Latam:

Emissões com pontos Latam Pass voando Qatar Airways no trecho Guarulhos-Dubai tiveram um aumento de 60%
Tabela fixa parceiras Latam Pass classe executiva
Emissões com pontos Latam Pass voando Qatar Airways no trecho Guarulhos-Dubai tiveram um aumento de 60%
Tabela fixa parceiras Latam Pass primeira classe

Como pode ser constatada na análise das duas tabelas acima, o programa LATAM Pass cobra, em executiva, do Brasil para o Oriente Médio, 120k milhas o trecho. Ainda, em emissões em primeira classe, do Brasil para o Oriente Médio, o trecho está tarifado em 156 mil, valor que, com a alteração acima citada, seria a quantia a ser utilizada.

Por sua vez, para emissões intra-golfo, em que a classe executiva corresponde à primeira classe (isto é, não há possibilidade de emitir um bilhete em classe executiva, mas apenas em primeira classe ou em classe econômica), a tabela fixa dos parceiros LATAM Pass tarifa em 72 mil.

Assim, considerando as 192 mil milhas cobradas, verificamos que, de forma prejudicial ao cliente, o sistema do programa da LATAM Pass, em emissões com pontos voando Qatar Airways e envolvendo emissões no trecho Guarulhos – Dubai, por envolver emissão intra-golfo, tiveram um aumento de 60%. Isto é, em vez dos 120 mil pontos, agora são cobrados 192 mil.

Veja que o sistema, simplesmente, soma os valores do trecho GRU-DOH em executiva, com os valores do trecho DOH-DXB em primeira classe, o que é equivocado, pois o segundo trecho não se trata de uma nova emissão, mas sim a continuidade do voo que iniciou no Brasil e que terá como destino final a mesma região (Oriente Médio). Tanto é assim que o programa sequer permite uma parada intermediária superior a 24 horas (“stop over”).

Desta forma, cumpre advertir os leitores e usuários do programa, que, a partir desta alteração, as emissões com pontos LATAM Pass saindo do Brasil em classe executiva voando Qatar Airways, não só no trecho Guarulhos – Dubai, mas também em outros que sejam intra-golfo (em primeira classe), serão tarifadas em expressivos 192 mil pontos.

Tome nota

Como visto, a correção na classe tarifária dos bilhetes emitidos no trecho Doha-Dubai, antes feitas na classe tarifária “U”, utilizadas para emissões em classe executiva, e agora corrigidos para a classe “Z”, utilizada para emissões em primeira classe, impactaram negativamente os clientes do programa LATAM Pass que pretendem viajar com a parceira Qatar Airways.

Esta alteração, como demonstrado acima, levou a um novo enquadramento na tabela da LATAM, cujo sistema, de forma equivocada, está somando a quantidade de pontos exigida no trecho GRU-DOH em classe executiva, com aquela exigida no trecho DOH-DXB em primeira classe, em vez de, simplesmente, passar a cobrar o constante na tabela para um voo em primeira classe do Brasil para o Oriente Médio.

Assim, em vez dos esperados 156 mil pontos por trecho, estão sendo cobrados 192 mil pontos, o que, considerando a tarifa de 120 mil antes cobrada, resulta em um considerável aumento de 60%.

E você, leitor, tinha pretensões de usar seus pontos LATAM Pass nas condições acima referidas e que sofreram este considerável aumento? Independentemente disso, achou justa e correta a forma da empresa de tarifar o trecho? Compartilhe abaixo, nos comentários, por favor, a sua opinião.

Agradecemos, finalmente, ao leitor Rafael por nos informar acerca da nova quantidade de pontos cobradas, bem como pelo outro leitor (que preferiu não se identificar) por nos fornecer a documentação anexada no post relativa à emissão no trecho comentado.

Emissões de Passagens com a Qatar Airways

Caso você esteja planejando fazer emissões de passagens para voar Qatar Airways com pontos LATAM Pass e não quer perder tempo no telefone com a central de atendimento, nossa parceira Wanderlust pode fazer esse trabalho para você.

Para tanto, você precisa apenas enviar um email para viagens@wanderlustconcierge.com.br com as datas que você pretende viajar, o número de passageiros e um telefone para contato, que na sequência o time entrará em contato.

As emissões são feitas ao custo de R$100 por pessoa por trecho (independente do número de paradas).

Grupos de WhatsApp

Além de todo o conteúdo gratuito que oferecemos em nosso site e no Instagram, também temos grupos de WhatsApp pagos onde você tem espaço para esclarecer dúvidas e aprender com nossos editores, que são especializados no assunto.

Temos um grupo que fala exclusivamente sobre emissões de passagens com milhas focados nos programas Smiles (GOL), LATAM Pass (LATAM), TudoAzul (Azul), Iberia Plus (Iberia), AAdvantage (American Airlines), Miles&Go (TAP), Executive Clube (British Airways), Life Miles (Avianca) e Miles&More (Grupo Lufthansa).

Neste grupo discutimos emissões de passagens em econômica, business e primeira classe. Falamos também de como planejar e fazer emissões de passagens de volta ao mundo.

Um segundo grupo que temos é focado apenas nos programas de fidelidade brasileiros e incluem Smiles (GOL), LATAM Pass (LATAM), TudoAzul (Azul), Accor ALL, Livelo, iupp, Esfera e Stix.

Aqui você tira dúvidas e aprende como maximizar o acúmulo de pontos e uso dos benefícios destes programas. Note que este grupo não fala sobre emissões de passagens.

Clicando aqui você acessa a página dos nossos grupos no Chatpay e escolhe quais quer participar.

Para Saber Mais Sobre Emissões

Veja mais sobre emissões de passagens com milha aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.