Qatar Airways corrige classe tarifária e isso pode ter consequências nos bilhetes já emitidos pelo LATAM Pass

35
Reclamação do Leitor: Pontos bloqueados no Privilege Club da Qatar Airways

A partir da informação de um leitor que viajou recentemente, em classe executiva, para Dubai, via Doha, com a Qatar Airways, em emissão realizada com pontos do programa Latam Pass, verificamos que a companhia parceira corrigiu a classe tarifária deste específico trecho, e isso pode ter consequências nos bilhetes já emitidos.

Introdução

Até então, as emissões com programas parceiros, voando Qatar Airways, no trecho intra-golfo, isto é, no trecho DOH-DXB (Doha-Dubai), eram feitas na classe tarifária “U”, utilizada para emissões em classe executiva, tanto que no trecho GRU-DOH, esta era a classe tarifária utilizada.

Todavia, apesar de, no trecho intra-golfo, a classe executiva ser considerada como primeira classe (first), até pouco tempo, as emissões, mesmo neste trecho, eram feitas na classe “U”, acima citada, indexada à classe executiva, e não na classe “Z”, que é própria da primeira classe.

Agora, pelo que nos foi relatado (e como você poderá comprovar, abaixo, pelos prints gentilmente enviados pelo nosso leitor, que preferiu não se identificar), este equívoco foi corrigido no sistema da Qatar Airways.

Entenda os efeitos da correção da classe tarifária pela Qatar Airways

Como consequência dessa correção, todos os bilhetes emitidos que envolvem o trecho intra-golfo DOH-DXB (Doha-Dubai), sofreram alteração.

Ainda que a Qatar, ao menos no relato que nos foi passado, tenha reservado um assento em first ao passageiro, esta reserva somente será efetivada, permitindo o efetivo embarque do passageiro, se o programa emissor do ticket proceder na sua reemissão.

Digno de nota, ainda, que esta alteração não foi previamente avisada, sendo que, no caso que nos foi relatado, foi descoberta a partir de uma conferência feita pelo próprio passageiro.

Por sorte, no caso do referido passageiro, o call center do programa da Latam Pass foi ágil e procedeu, em tempo razoável, na reemissão do bilhete, desta feita passando a constar, no citado trecho, como first (classe “Z”), como você pode constatar abaixo comparando a emissão original, e o novo bilhete já reemitido:

Classe de reserva original
Classe de reserva corrigida

Imaginem, contudo, se o passageiro já estivesse no aeroporto e somente no momento do check-in descobrisse a necessidade de entrar em contato com o Latam Pass para proceder à reemissão? Por certo, ainda mais se o cliente não tivesse acesso à central disponibilizada aos clientes premium (sabidamente mais qualificada que a central que atende os clientes sem status), seria uma situação muito delicada, que poderia levar à perda do voo.

Portanto, fica o nosso alerta para que todos os leitores que possuem emissão no referido trecho acessem a sua reserva e verifiquem se ela está ok, e, de toda a sorte, contatem a central do programa Latam Pass ou Smiles para certificar-se quanto à necessidade de reemissão do bilhete.

Inclusive, em pesquisas feitas junto ao site do programa Latam Pass, ao menos em algumas datas que pesquisamos, não mais se “enxerga” disponibilidade para voos com destino final Dubai, ainda que haja disponibilidade nas parceiras, o que é possível conferir em pesquisa feita no site do programa AAdvantage.

Acredita-se que isso esteja ocorrendo diante da impossibilidade do site da Latam Pass “enxergar” voos em cabines mistas (no caso, no primeiro trecho GRU-DOH em classe executiva, e, no segundo, agora com a alteração, em primeira classe).

Não se sabe, também, se para proceder na reemissão, o programa parceiro, no caso o programa da Latam Pass, irá cobrar a diferença tarifária, da classe executiva para primeira classe, o que elevaria a cotação final do bilhete de 120 para 156k (Oriente Médio), diante do que é tarifado na tabela fixa, cujo print extraído da página do programa mostro a seguir:

Tabela fixa da Latam Pass com empresas parceiras em primeira classe para voos saindo do Brasil

Vale ressaltar, contudo, que na situação que chegou a nosso conhecimento não foi mencionada essa possibilidade, o que não impede que, futuramente, tal venha a ocorrer.

Além disso, indaga-se como ficará essa situação no caso dos bilhetes já emitidos com o programa Smiles. Será que o programa, mesmo já tendo encerrado a parceira com Qatar Airways, conseguirá efetivar a reemissão, acaso necessária? Torcemos para que sim, obviamente, não sem antes recomendar que os passageiros com bilhetes nestas condições contatem previamente a empresa emissora (no caso, a Smiles).

Tome nota

Como visto, houve uma correção na classe tarifária dos bilhetes emitidos no trecho DOH-DXB (Doha-Dubai), antes feitas na classe tarifária “U”, utilizadas para emissões em classe executiva, e agora corrigidos para a classe “Z”, utilizada para emissões em primeira classe.

Esta correção, em princípio, demanda a necessidade de remissão do bilhete, sob pena de o passageiro ter o seu embarque negado.

Assim, como forma de evitar eventual negativa de embarque, recomendamos que os passageiros que têm bilhetes emitidos por programas parceiros da Qatar Airways no específico trecho DOH-DXB (Doha-Dubai), sobretudo naqueles em que conste menção à classe tarifária “U”, entrem em contato com o programa emissor para verificar o atual estado do bilhete e a necessidade de eventual reemissão.

Inclusive, ainda que não seja o caso do relato que nos foi passado, poderá ser exigida uma diferença tarifária, de 120k para 156k pontos, diante da alteração na classe e novo enquadramento na tabela da Latam.

Finalmente, agradecemos ao nosso leitor por compartilhar as informações que deram origem a este post e que poderão ajudar outros leitores em igual situação.

E você, caro leitor, tem bilhete emitido nas condições acima referidas? Compartilhe abaixo, nos comentários, por favor, inclusive, se for o caso, posteriormente, mencionando como resolveu a situação e se foi necessária a reemissão do bilhete.

Grupos de WhatsApp

Além de todo o conteúdo gratuito que oferecemos em nosso site e no Instagram, também temos grupos de WhatsApp pagos onde você tem espaço para esclarecer dúvidas e aprender com nossos editores, que são especializados no assunto.

Temos um grupo que fala exclusivamente sobre emissões de passagens com milhas focados nos programas Smiles (GOL), LATAM Pass (LATAM), TudoAzul (Azul), Iberia Plus (Iberia), AAdvantage (American Airlines), Miles&Go (TAP), Executive Clube (British Airways), Life Miles (Avianca) e Miles&More (Grupo Lufthansa).

Neste grupo discutimos emissões de passagens em econômica, business e primeira classe. Falamos também de como planejar e fazer emissões de passagens de volta ao mundo.
Um segundo grupo que temos é focado apenas nos programas de fidelidade brasileiros e incluem Smiles (GOL), LATAM Pass (LATAM), TudoAzul (Azul), Accor ALL, Livelo, iupp, Esfera e Stix.

Aqui você tira dúvidas e aprende como maximizar o acúmulo de pontos e uso dos benefícios destes programas. Note que este grupo não fala sobre emissões de passagens.
Clicando aqui você acessa a página dos nossos grupos no Chatpay e escolhe quais quer participar.

Para Saber Mais Sobre Emissões

Veja mais sobre emissões aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.