A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) ordenou a inspeção dos motores dos Airbus A350-1000 em todo o mundo. Essa determinação foi feita após um incidente com uma aeronave da Cathay Pacific no início deste mês.
Entenda o Caso
No início deste mês de setembro um Airbus A350-1000 da Cathay Pacific passou por um incidente, obrigando a aeronave a retornar para Hong Kong, ocasionando o cancelamento de diversos voos.
O incidente levou a referida cia a realizar inspeções nos A350 da sua frota, incluindo os da variante 900, que, felizmente, não foram afetados pelo problema ocorrido nos A350K (1000).
O problema, de acordo com um relatório da Reuters, decorreu de uma falha no sistema de combustível, causando um incêndio. O Diretor Executivo da EASA, Florian Guillermet, comentou sobre a necessidade da medida agora imposta:
“Esta ação é uma medida de precaução, com base nas informações recebidas da investigação inicial do recente incidente grave da Cathay Pacific e nas descobertas da companhia aérea em suas próprias inspeções subsequentes.”
Esta diretiva foi emitida no dia 06 de setembro, sendo que a EASA concedeu o prazo de 03 a 30 dias para as cias realizarem as inspeções nos seus A350-1000.
Como já realizou este procedimento, a Cathay Pacific está excluída desta determinação.
Investigação em Hong Kong
A Cathay Pacific já completou as inspeções nas suas aeronaves, concluindo que 15 dos seus A350 necessitavam de reparos nas linhas de combustível.
A cia área informou que, no decorrer dos próximos dias, todos os seus A350 teriam as suas operações normais retomadas, isso depois do susto no início da semana, que a obrigou a um cancelamento em muitos dos seus voos.
Importante destacar que após o incidente com a Cathay Pacific, a Airbus não recomendou inspeções nos seus A350, porém, agora, a determinação veio da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA).
A Singapore Airlines e a Japan Airlines (JAL), independente disso, já haviam tomado a iniciativa própria de realizar, por precaução, inspeções nas suas aeronaves.
Tome Nota
A notícia de ter ocorrido, há poucos dias, um incidente no A350-1000 da Cathay Pacific, que levou a uma série de inspeções e descobertas, não é nada animadora.
Afinal, nós, viajantes, já estamos acostumados com os diversos problemas ocorridos com aeronaves da Boeing, mas, agora, também a sua concorrente Airbus vem enfrentando problemas.
O aspecto positivo disso é que a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) determinou inspeções neste modelo de aeronave, o que já vem ocorrendo e será concluído nos próximos dias.
Esperemos que o problema diagnosticado seja reparado e que os A350-1000 que integram a frota de diversas cias pelo mundo possam voltar a voar com segurança.
Com Informações do portal Simple Flying.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.