O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, concluirá em dezembro as obras de reabilitação da pista de 3.200 metros, marcando a retomada dos voos internacionais com operações da Copa Airlines, LATAM e TAP. A modernização inclui melhorias na infraestrutura elétrica e posiciona o terminal como um novo hub estratégico para conexões internacionais no Brasil e Mercosul.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está prestes a concluir a terceira fase das obras de reabilitação da pista de pouso e decolagem. A previsão é que a totalidade da pista, com 3.200 metros, esteja pronta até o dia 16 de dezembro de 2024, data que marcará também a retomada das operações internacionais no terminal.
De acordo com a Fraport Brasil, administradora do aeroporto, a última etapa inclui a aplicação da camada final de asfalto, além da instalação da sinalização horizontal, do balizamento luminoso e de instrumentos de navegação. Após a homologação final, a pista estará totalmente operacional.
“Estamos na última camada de asfalto e depois entrará a sinalização horizontal, o balizamento luminoso, os instrumentos de navegação e, depois, a homologação da pista em sua totalidade operacional de 3.200 metros”, detalhou Cássio Gonçalves, diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport Brasil.
Voos Internacionais Confirmados
Com a conclusão das obras, o primeiro voo internacional está agendado para o dia 19 de dezembro, operado pela Copa Airlines, com destino direto à Cidade do Panamá.
Além disso, outras rotas internacionais já confirmadas incluem voos para Lima e Santiago, ambos operados pela LATAM, com início programado para janeiro de 2025. A TAP também está em vias de retomar suas operações partindo do Aeroporto Salgado Filho.
As passagens para esses destinos já estão disponíveis para compra nas respectivas companhias aéreas.
Subestações de Energia em Operação
Outro marco importante para a reabilitação total do Salgado Filho é a recuperação das subestações de energia do aeroporto, que estão em estágio avançado. A alimentação da rede de 69 KV foi ativada, proporcionando maior estabilidade elétrica.
Segundo a Fraport, três subestações principais, KF3, KF1 e KF4, estarão operacionais até 10 de dezembro.
“Atualmente, temos geradores em cada extremidade do terminal, mas que ainda são portáteis. Com a entrega das subestações, reestabelecemos a capacidade completa do aeroporto”, explicou Gonçalves.
Promessa de Maior Conectividade Internacional
A conclusão das obras representa um salto para a conectividade internacional de Porto Alegre, permitindo que o Salgado Filho amplie sua capacidade operacional e volte a integrar o estado do Rio Grande do Sul às principais rotas internacionais.
“Com isso, a experiência do passageiro será significativamente elevada, posicionando o aeroporto à altura do seu potencial estratégico no Brasil e no Mercosul”, concluiu Gonçalves.
Neste sentido, espera-se que a partir de dezembro, o Salgado Filho seja mais do que um ponto de conexão para voos nacionais, tornando-se um hub de viagens internacionais para destinos estratégicos.
Com informações Porto Alegre Airport.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.