Sala VIP PPV especial! Vamos conectar o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos para nos conectar com o universo de viagens e milhas. Mas o que o Dia de Ação de Graças tem a ver com a nossa área? A verdade é que nada, você está certo. E é exatamente por isso que na edição de hoje falaremos sobre o que somos gratos nesse ano.
O Dia de Ação de Graças, apesar de não ser popular no Brasil, começou como uma celebração à boa colheita que os fazendeiros haviam tido ao longo daquele período. Hoje ele é conhecido por ser uma grande refeição em família em forma de agradecimento a tudo que passaram ao longo do ano (algo parecido com o que o Natal representa para muitos brasileiros), além de ser a razão para a existência da Black Friday no dia seguinte. E é isso que faremos hoje: agradecer alguma coisa no universo das milhas no ano de 2024.
Caso você ainda não conheça essa seção que tem como fã número único o Carlos (que nunca deixou um comentário aqui. Estamos de olho!), o Sala VIP PPV é a coluna em que os editores deixam as suas experiências sobre um determinado assunto, não importa qual seja ele. Pode ser uma grande burrada que a gente tenha feito, um grande feito que nunca mais irá se repetir ou mesmo as previsões.
Por Qual Motivo Você dá Graças no Ano de 2024?
Rodrigo Biajoni
É lógico que mesmo em uma coluna que é para algo positivo, eu precisaria reclamar. Afinal, se não houvesse uma reclamação, não seria eu. E o meu ponto para esse ano é sobre o milagre das remarcações de passagem. Pode parecer meio estranho porque ter um voo remarcado ou cancelado é péssimo. E é péssimo mesmo. Mas quando você está na chuva é para se molhar, e eu simplesmente passei a abraçar o caos aéreo dentro do meu planejamento. Sim, em algumas situações eu comprei já contando que aquilo ali iria sofrer uma modificação e eu conseguiria uma opção melhor. É claro que eu estou ok se tudo der errado e eu ainda farei aquela original que eu comprei.
Quer ver um exemplo? No auge da pandemia eu comprei uma passagem para um país A por 500 reais em uma companhia A. Quando estava chegando próximo, tive um grande problema pessoal que me impediria de voar. Entrei em contato com a empresa e, entendendo que a razão era plausível (saúde), reagendaram meu voo. Alguns meses depois, a companhia na qual eu comprei acabou cancelando aquela rota. O que aconteceu? Fui realocado em uma outra empresa aérea (B). Voo remarcado, coloquei em uma data que seria mais interessante para mim.
Para surpresa de ninguém, mais uma vez esse voo sofreu alteração e, na época, a companhia A havia anunciado uma rota para um país B. Liguei e pedi para mudarem para esse novo. Para a companhia fazia sentido porque eu passaria a voar com ela mesmo, e não com empresa B. Como nada é fácil, novamente a companhia cancelou a rota e eu fiquei na mão. Realocado com uma conexão em outra cidade do Brasil, mas ainda assim indo.
E novamente tive mudança no voo e nem essa nova cidade no Brasil voará mais para lá! Parece até brincadeira, mas novamente tive que entrar em contato e, depois de negociar com eles (incluindo rejeitar fazer uma conexão em outro país), acertamos a remarcação em uma companhia C para o destino B. Parece ficção, mas é verdade. No final eu vou para um destino diferente, voando por uma empresa diferente. Tudo completamente distinto do que eu comprei. Eu poderia me revoltar ou simplesmente tentar rir e tirar o máximo que isso pode gerar.
Saulo Gantes
Quando a ideia desta Sala VIP PPV foi lançada, pensei logo de cara: “É terei de ser clichê, nada mais justo para este ano de 2024”. Como talvez nem todos possam ter percebido, passei a fazer parte da equipe de editores do PPV na metade deste ano. Assim, gostaria de ocupar este pequeno espaço de linhas para agradecer a Equipe Pontos pra Voar, em especial ao Claudio Tusco, pela oportunidade. É muito legal poder fazer parte de um grupo que possibilita trocas riquíssimas no universo de viagens e milhas.
Além disso, a oportunidade de aprender diariamente com essas feras do mundo das milhas e estar cada vez mais “embarcado” é gratificante. Espero poder seguir contribuindo com toda a Equipe e também com nossos leitores, trazendo não só atualizações, como também compartilhando experiências e aprendizados.
Henrique Portanova
O motivo de agradecimento (ou melhor, de “dar as graças”) no ano de 2024, na minha situação em particular, é ter aprendido ao longo dos últimos anos a diversificar. E convém explicar, ainda que rapidamente, o que quero dizer isso: conhecer os melhores caminhos para cada emissão ou hospedagem, nunca tendo apenas um plano A, mas também o B, C e por aí em diante.
Explico também de forma prática: recentemente escrevi sobre a nacionalização da Livelo e como este programa passou a ser focado, quase que exclusivamente, nos programas nacionais. Pois bem, caso eu tivesse, até hoje, apostado apenas na Livelo, ficaria “preso” às opções que os programas nacionais nos oferecem, o que, para o meu perfil de viagens, não é satisfatório.
Evidentemente que, para muitos, as oportunidades que os programas nacionais oferecem já é mais do que suficiente, porém, repito, na minha particular situação, esta realidade não atende a todos (apenas parcialmente) os meus anseios e necessidades.
Assim, sou grato que, de longa data, já exploro o cartão cobranded do Santander que acumula no programa AAdvantage, bem como utilizo o programa Esfera para acumular valiosos Avios no programa da Iberia e, a partir daí, no “ecossistema” Avios (British, Qatar, Finnair etc).
Por fim, igualmente grato por ter, há alguns anos, ingressado no mundo dos cartões americanos, o que abre um verdadeiro “novo mundo” de possibilidades, muitas as quais sigo aprendendo e explorando.
Então, para resumir, sou grato que, na minha formação como milheiro, aprendi a diversificar e focar não só nos programas nacionais, mas também nos internacionais, de modo a expandir as minhas possibilidades de emissão e hospedagem, e, claro, para isso, aproveito o espaço para deixar o meu sincero agradecimento para aqueles que compõem o seleto grupo de amigos com quem, quase que diariamente, converso e troco estratégias no mundo das milhas. A vocês, meus caros amigos milheiros, o meu muito obrigado pelos ensinamentos e constantes trocas de ideias e informações.
Laís Roani
Será que posso ser mais clichê do que o Saulo?! Bom, serei.
O maior motivo para agradecer neste ano é por ter saúde para viver a vida e viajar sempre que possível. Acredito que muitos dos leitores vão concordar comigo. O resto a gente corre atrás e o conhecimento sobre milhas a gente aprende no PPV.
Então só posso agradecer por ter saúde e poder viver experiências de viagem com minha família e amigos. Sempre fui da opinião de que milhas são para realizar nossas viagens dos sonhos, nos conectar e criar experiências com as pessoas que amamos. E continuo realizando isso. Agora no mês de novembro meu filho que acabou de completar 3 anos, fez o seu 40º voo. Sim, eu anoto. Será que isso é normal? Bom, já que não anotei os meus próprios voos, aproveito pra fazer isso por ele, enquanto ele ainda não consegue fazer sozinho.
Ah, posso agradecer por mais uma coisa? A todos leitores que também nos acompanham no Youtube e assistem os vídeos semanais! Gravar dá um baita trabalho e seguimos nessa tarefa, tentando sempre trazer informações que sejam úteis pra vocês.
Fernanda Senna
Neste Dia de Ação de Graças, gostaria de expressar minha mais profunda gratidão pela saúde e bem-estar da minha família. É realmente uma bênção poder compartilhar cada momento da minha vida e várias viagens ao lado das pessoas que amo.
Poder aplicar os conhecimentos adquiridos no universo das milhas, transformando nossos sonhos de viagem em realidade é maravilhoso, estar inserida nesse universo e poder acompanhar de perto e em primeira mão as mudanças desse mercado tão dinâmico, e com isso me adpatar a elas é realmente um privilégio.
Um agradecimento especial por fazer parte de um grupo tão inspirador e especial como dos editores do Pontos pra Voar. É uma alegria colaborar com pessoas tão apaixonadas pelo que fazem e comprometidas em levar informações e dicas valiosas para outros viajantes. Que possamos continuar aprendendo, compartilhando experiências e ajudando mais pessoas a conquistar seus objetivos de viagem.
Não poderia deixar de agradecer aos nossos leitores que todos os dias acompanham nossos artigos, contribuem com suas experiências e trazem ainda mais coonhecimento. Aqui além de trazer as notícias e novidades para vocês também aprendemos muito com a participação de cada um.
Alessandra Sabbag
Dá para tentar fugir do clichê? Acho que não. No Dia de Ação de Graças, refletimos sobre aquilo que nos enche de alegria e significado.
Para mim, é impossível não pensar nas viagens que realizei, nos sonhos que ainda estou conquistando aos poucos, nas milhares de pessoas que conheci nesse processo e, principalmente, na aprendizagem de vida.
Cada destino, muitas histórias! É um olhar diferenciado e entender que para cada um pode existir uma verdade diferente, é criar empatia pela história do próximo. O simples fato de acumular milhas é o mesmo que ter um poder de fazer a rotina ser algo extraordinário, criar memórias com as pessoas que amamos e realizar sonhos que antes pareciam improváveis.
Porque a vida não tem que ser só pela sobrevivência das lutas do dia a dia. A vida é para ser vivida.
Então agradeço imensamente por estar ao lado dessa equipe e por poder compartilhar e trocar impressões e conhecimento com os leitores. É isso que nos enriquece a alma.
Fátima Pasquotto
Pra seguir a linha do que o pessoal já falou, no dia de hoje agradeço muito por todos os ganhos deste ano. Além de ter paz (o que nos dias de hoje e neste país é difícil de ter e manter….), saúde, não só minha, como de todos os meus queridos, mas igualmente agradeço pelas experiências que tenho tido, há exatos 2 anos, desde que conheci o PPV. Literalmente um novo mundo se abriu pra mim e isso tem feito muita, muita diferença na minha vida!
Uma das principais coisas legais foi este ano poder ter escrito alguns artigos sobre acessibilidade. Ser capaz, de alguma forma, de contribuir para um maior acesso a estas pessoas que tanto admiro e com quem aprendo muito, foi de fato uma alegria e um privilégio imenso!
Além disso, pude realizar meu sonho de conhecer parte do deslumbrante leste europeu, com um custo baixíssimo, devido às milhas obtidas para pagamento de passagens e hotéis, graças aos meus colegas e mestres desta equipe incrível!
Enfim, apesar de ter sido um ano bem intenso, é ótimo fazer este balanço e ver quantos motivos tenho pelo quais dar graças, por tudo o que Deus tem me dado!
Obrigada equipe PPV! Vocês são dez e, mais do que isso, vocês são accessíveis, de carne e osso! Isso faz toda a diferença!
E por último (o mais importante sempre fica para o final!), obrigada a cada um dos leitores, porque é pra cada um de vocês que procuramos fazer nosso melhor a cada dia!
Bruno Breslauer
Primeiramente, no âmbito da vida do milheiro, estar nos grupos do Pontos pra Voar foi uma surra de vantagens. De conhecimento, de ofertas e, principalmente, de oportunidades que passavam abaixo dos radares do grande público. Agora, no pessoal, foram diversas as experiências inesquecíveis que o PPV proporcionou, como estar presente no Festival de Parintins ou rever o Museu do Ipiranga depois de tantos anos em uma visita pra lá de exclusiva.
Por fim, gratidão por poder viver mais um ano nesse mar de perspectivas que nos permite alçar voos literalmente tão altos. Não fosse o acesso às oportunidades de milhas e benefícios, com certeza levaria ainda mais tempo e, com certeza, seria muito menos divertido!
Claudio Tusco
Você que me perdoe, mas vou nadar de braçada no clichê! Temos perrengues, claro que temos! Mas são exatamente eles que enriquecem nossas vidas e nos ajudam a navegar melhor!
Mas, quanto a dar graças, antes de mais nada, a você nosso querido leitor que está sempre conosco, 365 dias por anos, comentando e elogiando nosso trabalho, mas tão importante quanto, puxando nossas orelhas virtuais quando fazemos caca! E você, leitor ou leitora, está conosco graças a esse time fantástico que escreve sem parar e me aturam para manter o PPV rodando! Meu muito obrigado a toda a equipe!
Agora, no mundo das milhas e viagens, que aliás é o tema de hoje, pego carona no que a Laís disse acima. Eu uso milhas para realizar viagens e ter experiências que provavelmente não estaria preparado para pagar com meus cascalhos! Cito meu voo no The Apartment da Etihad Airwyas com milhas AAdvantage, minha experiência na primeira classe do A380 da Qatar Airways com pontos LATAM Pass e também a ótima classe executiva da EVA Air com milhas TAP Miles&Go.
Passamos perrengues no mundo das milhas? Com certeza, mas as experiências que elas nos proporcionam mais que compensam os dramalhões!
Não se faça de rogado, rapaz! Agora é a sua vez que contar pra gente.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos diretores.