Como costuma dizer uma querida leitora do Pontos pra Voar, somos easy to please e talvez isso tenha influenciado a minha experiência nesta viagem! Leve isso em consideração ao ler este review de como foi a minha experiência voando na classe executiva do Boeing B777-300ER da EVA Air entre Londres e Bangkok com milhas TAP Miles&Go.
Os assentos não são os mais modernos que existem no mercado, mas o lado soft da experiência, como na grande maioria da empresas aéreas asiáticas, foi excelente! Agora chega de papo furado e vamos lá conferir os detalhes!
Aqui você encontra:
Check in
Cheguei no Terminal 2 do Aeroporto de Heathrow por volta das 17:00h e o check in já estava aberto. Fui para o guichê exclusivo dos passageiros da classe executiva e fui atendido em questão de minutos, pois não havia ninguém na fila e eu estava viajando apenas com bagagem de mão.
Com cartão de embarque em mãos, segui para os procedimentos de segurança usando o Fast Track. Havia uma pequena fila, já que este costuma ser um horário bem movimentado no Terminal 2. Uma vez na área segura, me dirigi ao lounge da United, que é o usado pela EVA Air.
Detalhes do Voo
- Número do Voo: BR086
- Rota: Londres – Bangkok
- Aeronave: B777-300ER
- Poltrona: 2k
- Horário de Partida: 21:20
- Horário de Chegada: 15:45
- Duração do Voo: 11h25min
Nota: Os horários de partida e chegada acima são em hora local.
Embarque
O embarque, segundo indicado, deveria ter se iniciado às 20:20h, porém só começou às 21:00h. Inicialmente, embarcaram as prioridades e na sequência os demais passageiros.
Haviam duas filas, uma para os passageiros em classe executiva e com status elite na EVA Air e demais empresas aéreas da Star Alliance e outra fila para os passageiros da classe econômica. Como foram usadas duas portas da aeronave, ambas as filas embarcaram ao mesmo tempo, o que tornou o processo bem mais rápido.
Vale destacar que o portão de embarque usado era exatamente na frente do lounge da United, que fica a uns 15 minutos caminhando do centro do Terminal 2.
Classe Executiva do B777-300 da EVA Air
Layout da Cabine
A cabine da classe executiva do B777-300ER da EVA Air é na configuração 1-2-1 e não há distinção no tipo de assento entre as filas, como pode ser visto no mapa abaixo:
Obviamente, para quem viaja sozinho, os melhores assentos são os das janelas, já para os acompanhados, os assentos do meio são mais confortáveis. Todos os passageiros têm acesso direto aos corredores, sem ter que pular o colega do lado.
Assentos
A classe executiva da EVA Air é chamada de Royal Laurel Class e os assentos instalados no B777-300ER são no formato herringbone (ou espinha de peixe, no bom e velho português). Comparado com os assentos de última geração, eles não tem portas, carregadores wireless, vídeos 4K ou phones Bluetooth, porém não pense que o assento é ruim. Ele atende muito bem e é melhor que o de muitas empresas europeias que voam para o Brasil, por exemplo.
O assento é bem largo, oferecendo bastante espaço na hora de dormir. Ainda que fique do lado do corredor, ele tem um apoiador de braço que, quando levantado, oferece privacidade suficiente para o rosto quando o assento está na posição cama.
Todos os controles do assento são de fácil acesso e bem intuitivos. Tomada, porta USB e ponto de entrada do phone de ouvido, são igualmente de fácil acesso e estão próximos um dos outros. Ou seja, você não precisa ficar caçando-os no meio da noite! Há ainda a pequena luz de leitura, logo acima das tomadas.
O assento possui três compartimentos para se guardar objetos pessoais. Sendo um logo acima do suporte principal, perto dos controles e outros dois abaixo, do lado direito. Esses são os mais seguros para se colocar objetos pessoais de valor durante a noite, pois ninguém tem acesso aos mesmos quando se está dormindo.
A mesa para as refeições, ou trabalhar se for o caso, fica logo abaixo do suporte principal e tem um tamanho excelente, além de ser bem firme. Afinal de contas, quem nunca se deparou com aquelas mesas que quando você vai cortar a carne a impressão que se tem é que tudo irá pelos ares, ou nossas pernas, no caso?
A travesseiro e a manta são de ótimo tamanho e espessura. Além deles, há ainda um forro para o assento que a tripulação coloca logo no início do voo. Esse sim, achei que poderia ser um pouco mais grosso.
Enquanto uns podem achar as cores da cabine um pouco sem graça, eu particularmente gosto. A melhor parte para mim, é o teto da aeronave que fica iluminado como se fossem estrelas durante a noite. Primeira vez que vi algo assim e gostei bastante.
Por último, o assento na posição cama com a manta e o travesseiro preparados para algumas horas de sono.
Banheiro
A partir deste momento o soft product começa a distinguir na experiência de se voar na classe executiva da EVA Air.
Existem três banheiros dedicados aos passageiros da classe executiva, sendo dois na frente e um atrás. O banheiro dianteiro do lado esquerdo é o maior e tem suporte para trocar crianças pequenas.
Todas as vezes que eu precisei usa-los, os banheiros estavam em perfeitas condições. Limpos e organizados! Veja que além dos produtos para as mãos, havia ainda escova de dente, pasta e enxaguante bucal extras. Havia também uma flor, natural.
Kit de Amenidades
As amenidades vão além do kit normalmente oferecido em cabines de classe executiva. Como a Fátima já havia mostrado neste artigo, a EVA Air é uma das empresas que oferecem pijamas aos passageiros. Além disso, disponibilizam chinelos para serem usados durante a noite ao se caminhar pela cabine.
Já o kit de amenidades em si vem com os seguintes produtos, sendo alguns deles da Giorgio Armani:
Chaveiro
Porta moedas
Máscara para dormir
Plugs para os ouvidos
Escova e pasta de dente
Pente
Creme para as mãos
Creme para os lábios
Serviço de Bordo
Acredito que aqui temos o ponto alto de toda a experiência. A tripulação é incrivelmente eficiente e são bastante simpáticos e preparados para ajudar com o menu, por exemplo.
Poucos minutos após eu chegar no meu assento uma comissária já veio oferecer o welcome drink, que eu poderia escolher entre água, champanhe ou suco. Optei, como sempre, pela champanhe.
O tamanho da taça é bem diferente daquele que estamos acostumados nas empresas aéreas ocidentais e a porção também é bem generosa.
Todo o serviço é feito de forma personalizada, ou seja, os comissários não passam pela cabine com trolleys. Usam apenas um carrinho para servir bebidas após as bandejas com as refeições são entregues.
Ainda em solo entregaram o cardápio e toalhas umedecidas. Antes do fechamento das portas uma das comissárias anotou o meu pedido para o jantar e perguntou se eu gostaria de ser acordado para o café da manhã. Neste momento também já indiquei o que gostaria de comer antes da chegada em Bangkok.
Jantar
Assim que o sinal de apertar cintos foi desligado, teve início o serviço de bordo que, no total deve ter durado em torno de 90 minutos, o que não está mau para um voo que decola às 21:30h (hora local). Para o jantar haviam três opções de prato principal, sendo carne, peixe um um prato asiático. Para não correr riscos, optei pela carne.
O serviço começou com bebidas e dois pequenos petiscos. Na sequência já recebi minha entrada, pães vieram depois e novamente abasteceram meu copo de champanhe.
Uma vez terminada a entrada, já trouxeram o meu prato principal. A carne estava bem macia e o cozimento ao ponto. Apenas achei que a porção poderia ser um pouco maior, porém dado o festival de comelança, não se passa fome!
Por último, a sobremesa e aqui algo interessante! Não sei se é o padrão, mas antes da sobremesa eu comentei com a comissária que estava cuidando de mim que esse era o meu primeiro voo com a EVA Air e eu iria escrever um review para o Pontos pra Voar. Quando ela trouxe a sobremesa, eu recebi as três opções que estavam disponíveis no cardápio!
It would be rude to say no!
Café da Manhã
Faltando duas horas para chegarmos em Bangkok teve início o serviço de café da manhã. Em geral eu não sou um grande fã de café da manhã em aviões, mas decidi arriscar o serviço completo para ver como seria.
Para começar, pedi café com leite, sem açúcar. Na sequência vieram os pães e esse frango defumado. Confesso que tive que mastigar alguns segundos para “comprovar” que era frango mesmo. Ou seja, achei bem sem gosto. Já o potinho de cereal estava muito bom!
Por último veio o prato principal. Que era um tipo de pasta com alguns vegetais cozidos. Estava ok, mas para o meu relógio biológico, ainda não era hora de comer isso. Consequência – apenas algumas garfadas e deu!
O serviço se encerrou com uma porção de frutas e na sequência a cabine já foi preparada para a nossa chegada em Bangkok.
Entretenimento a Bordo
Tanto a tela, que era de bom tamanho, quanto o controle remoto do assento, respondiam rápidos aos comandos. A seleção de filmes e vídeos não é muito extensa. Portanto, se você é daqueles que gosta dos últimos lançamentos e passa o voo todo assistindo alguma coisa, é melhor trazer o seu tablet para complementar o que está disponível.
Aqui o destaque fica com os fones de ouvido, que eram de muito boa qualidade e fizeram um ótimo serviço ao eliminar os ruídos da cabine!
Como Reservar
Infelizmente, a EVA Air não voa para o Brasil. Para poder experimentar o serviço intercontinental da empresa é preciso começar (ou terminar) sua viagem na Europa, Canadá ou Estados Unidos. No velho continente, a empresa voa para:
Amsterdã
Londres
Milão
Munique
Paris
Viena
Já na América do Norte, estes são os destinos atendidos:
Chicago
Houston
Nova York
San Francisco
Seattle
Toronto
Vancouver
As passagens podem ser adquiridas diretamente no site da EVA Air ou através de agências de viagem. Já se o objetivo é voar com milhas, a empresa faz parte da Star Alliance e, pensando nos nossos leitores brasileiros e os programas mais populares por aqui, é possível emitir com milhas do TAP Miles&Go, LifeMiles ou MileagePlus.
No meu caso, o bilhete (apenas de ida) foi emitido com milhas TAP Miles&Go. Foram necessárias 115.000 milhas e R$ 2.064,01 em taxas. O que encareceu a emissão foram os impostos cobrados pelo governo britânico, que chegaram a R$ 1.225,85. Houve ainda a cobrança de uma taxa de combustível no valor de R$ 337,10.
Agradeço ao grande amigo Davi Castro que me deu uma super ajuda com a emissão desse bilhete!
Tome Nota
Esta foi minha primeira vez voando com a EVA Air e a experiência foi muito boa. Seguramente, eu voltaria a viajar com a empresa.
Ainda que o hard product não seja de última geração, o serviço oferecido pela empresa supera em muito o que temos nas empresas ocidentais que servem o Brasil.
Para Saber Mais
Para ler outros reviews de voos publicados no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.