O Fórum Econômico Mundial divulgou recentemente o relatório TTDI (Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo, em inglês), apontando o ranking global dos países que mais possuem condições de ampliar os negócios no segmento do turismo. Estão no topo: Estados Unidos, Espanha, Japão, França e Austrália.
O Brasil aparece apenas na 26ª posição do ranking e não de se admirar. Enquanto os norte-americanos receberam 165 milhões de turistas estrangeiros em 2019, o Brasil registrou “míseros” 6,3 milhões.
Para o Fórum, o setor do turismo deve retomar, em 2024, o mesmo volume de turistas internacionais e a contribuição do PIB Global que tinha antes dos tempos da pandemia – motivo pelo qual não foram divulgados novos dados, ou melhor, mais precisos, uma vez que não seria justa a comparação com o ano de 2021 que teve sua metodologia alterada.
Os Melhores
O estudo leva em conta algumas questões comportamentais do setor, bem como investimentos feito na área, segurança, competividade, atividades, preços, recursos naturais e culturais, entre outros pontos.
Na média, os 10 primeiros colocados do ranking obtiveram pontuação acima de 4,80. São eles:
- EUA (5,24)
- Espanha (5,18)
- Japão (5,09)
- França (5,07)
- Austrália (5)
- Alemanha (%)
- Reino Unido (4,96)
- China (4,94)
- Itália (4,90)
- Suíça (4,81)
Brasil é o Melhor da América Latina
Apesar de estar apenas na 26ª posição do ranking global de turismo, o Brasil ainda é mais bem colocado que outros países da América Latina que também figuram no ranking: Chile (31ª), México (38ª) e Argentina (49ª).
Para melhorar sua posição, segundo o próprio relatório, o país precisa promover prosperidade mitigar riscos globais, além de ser mais inclusivo e estratégico. De acordo com a pesquisa, o Brasil tem como pontos fortes a riqueza dos recursos naturais, culturais e competitividade com bons preços, porém é preciso melhorar o ambiente de negócios, segurança e recursos humanos.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.