As queimadas que vêm devastando diversas regiões do Brasil chegaram, na última semana, a atingir famosos pontos turísticos das regiões Norte e Centro-Oeste do país. Entre os locais afetados estão a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, o Jalapão, no Tocantins, e a Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.
Aqui você encontra:
Jalapão
Uma das áreas atingidas pelo fogo são as Dunas do Jalapão, que fazem parte do Parque Estadual do Jalapão. Compostas por areias finas e alaranjadas, com cerca de 40 metros de altura, o local é muito procurado por turistas que apreciam o pôr do sol. O ponto turístico chegou a ser fechado devido às chamas.
Outros pontos afetados foram o Rio Azuis e a Lagoa da Serra, onde os turistas tiveram que sair às pressas, e quiosques foram consumidos pelo fogo. O incêndio chegou até os povoados de Mateiros, onde o capim dourado, utilizado na economia local, traz renda a diversas famílias.
Chapada dos Guimarães
As queimadas que devastaram o Pantanal também alcançaram a Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso. Como resultado, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi fechado, impedindo visitantes de acessarem as trilhas para diversas cachoeiras, além de outros atrativos.
A Cachoeira Véu de Noiva, um dos cartões-postais da região, assim como a Cachoeira dos Namorados e a Cachoeirinha, tiveram os acessos bloqueados. Antes disso, o Morro de São Jerônimo e o Circuito das Cachoeiras também foram fechados.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, as chamas consumiram cerca de 13 mil hectares fora dos limites do parque e 1,5 mil hectares dentro da unidade de conservação. Devido à fumaça intensa e à fuligem, ainda não é possível prever os danos causados ao ecossistema.
Chapada dos Veadeiros
Com 1.468 focos de incêndio, o estado de Goiás tem sido gravemente afetado, e a Chapada dos Veadeiros não escapou – incluindo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto.
Segundo as autoridades locais, o parque teve uma área queimada estimada em 10 mil hectares de mata, e a situação segue controlada e monitorada. O lixão de Alto Paraíso de Goiás, uma das principais cidades que dá acesso à Chapada, também pegou fogo.
O maior desafio na região tem sido o “fogo subterrâneo”, causado pela queima do subsolo. O Corpo de Bombeiros informou que precisou encharcar o solo e construir trincheiras para impedir a propagação.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho para o Centro-Oeste do país, que registra umidade abaixo de 12%.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.