Qatar diminui disponibilidade de voos para resgate com milhas LATAM Pass e demais parceiras

16
PPV-Experience.gif

As notícias não são nada boas para quem planeja voar com a Qatar utilizando milhas. Conforme pesquisas efetuadas no site da American Airlines/AAdvantage, a disponibilidade para voar com a Qatar reduziu, drasticamente, desde a última quinta-feira, dia 11 de agosto.

Resumo dos Últimos Meses

Aliás, nos últimos meses as notícias para quem estava programando voar com a Qatar com milhas LATAM Pass têm sido terríveis! Vamos relembrar essas mudanças?

  1. A primeira bomba foi a atualização do sistema do LATAM Pass, adiada por inúmeras vezes e que (durante e depois do processo) não estava permitindo a emissão com parceiras. Problemas com o site, ou o cadastro, ou com a senha de resgate, ou com o sistema de cobrança, enfim, cada hora aparecia um problema que impedia a emissão com pontos.
  2. Depois veio a indisponibilidade de resgates para voar com a Qatar com milhas no período da Copa do Mundo (segunda quinzena de novembro até dezembro).
  3. Em seguida, em junho através deste artigo escrito pelo Henrique, o LATAM Pass passou a cobrar a taxa de combustível nas emissões com a Qatar, encarecendo bastante o custo de emissão. Contudo, na semana seguinte, a LATAM informou ter sido uma falha no sistema e voltou, passado algum tempo, a não cobrar a taxa.
  4. Apesar de não mais cobrar a taxa de combustível, corrigiu seu sistema e passou a cobrar trecho a trecho. Os resgates para a África (Joanesburgo, Cidade do Cabo, Zanzibar, Seychelles, etc.) passaram não mais a custar 36.000 pontos em econômica e 84.000 pontos Latam Pass em executiva, e sim 80.000 (54.000 + 36.000) e 204.000 (120.000 + 84.000), respectivamente.
  5. No final de julho, através deste artigo escrito pelo Cláudio, o LATAM Pass reajustou em 35% o valor dos resgates no trecho São Paulo (GRU) a Doha (DOH), que passaram a custar 73.000 em econômica, 133.000 em premium economy e 162.000 em executiva. Ou seja, aquele sweet spot das QSuites daqui até a África do Sul, por exemplo, quase que triplicou de valor, subindo em poucos meses de 84.000 para 246.000 (162.000 + 84.000) pontos LATAM Pass.

Nova Mudança – Classe Econômica

Pronto. Preparados para a nova notícia ruim? Desde a última quinta-feira, a Qatar tirou toda a disponibilidade para voos em classe econômica com data igual ou superior a 180 dias.

A conclusão para essa afirmação foram as recentes pesquisas que efetuei no site do AA. Veja que na data de hoje (14 de agosto), a disponibilidade máxima disponível para vários trechos pesquisados foi exatamente de 179 dias (9 de fevereiro de 2023):

São Paulo (GRU) a Doha (DOH)

Qatar diminui disponibilidade de voos para resgate com milhas

Doha (DOH) a Bangkok (BKK)

Qatar diminui disponibilidade de voos para resgate com milhas

Paris (CDG) e Doha (DOH)

Qatar diminui disponibilidade de voos para resgate com milhas

Doha (DOH) a Male (MLE)

Apenas um detalhe: favor ignorar a quantidade de milhas informada nas pesquisas, pois referem-se a milhas do programa AAdvantage.

Se você quer saber a quantidade de pontos LATAM Pass, pode consultar aqui. Agora vamos ver em classe executiva?

Nova Mudança – Classe Executiva

Para a classe executiva, a notícia é terrivelmente pior. Pelas pesquisas efetuadas, desapareceu toda a disponibilidade com milhas a partir de 60 dias (13 de outubro). Confira:

São Paulo (GRU) a Doha (DOH)

Nenhuma disponibilidade

Paris (CDG) a Doha (DOH)

A quantidade de milhas (42,5k) é do programa AAdvantage. Onde consta o valor de 62,5k o resgate é em primeira classe.

Doha (DOH) a Bangkok (BKK)

A última disponibilidade encontrada foi 10 de outubro, indicando que não existe nada nos dias 11 e 12.

Zurique (ZRH) a Doha (DOH)

Para descobrir a quantidade de pontos Latam Pass para voar em classe executiva com parceiras, favor clicar aqui.

Boa Notícia

Quer uma boa notícia? A Qatar parece estar disponibilizando resgates com milhas partindo de Doha a partir de 8 de dezembro. Se você emitiu passagens com milhas para assistir a Copa e tem a possibilidade de cancelar sem custo (como eu), pode ser uma excelente oportunidade trocar por um voo direto com a Qatar, considerando esta disponibilidade.

Veja a quantidade de datas disponíveis a partir do dia 8:

Tome Nota

Se essas alterações realmente forem as novas práticas da companhia Qatar, ficará bem mais difícil programar uma viagem utilizando milhas do programa LATAM Pass com o intuito de voar nas QSuites, considerada a melhor classe executiva do mundo, tendo em vista a disponibilidade reduzida.

Apesar do impacto também ser negativo para quem pretende utilizar o programa AAdvantage, a possibilidade de alteração e cancelamento de bilhetes sem custo é um diferencial e será um benefício enorme para continuar conseguindo se planejar e, com maior facilidade, continuar viajando em classe executiva ou primeira classe.

E então, o que achou dessa novidade? Será que veio para ficar em definitivo? Caso você consiga encontrar alguma disponibilidade com milhas para voar com a Qatar em datas além das informadas acima (180 e 60 dias), por favor, deixe um comentário para que possamos atualizar as informações para todos.

Para Saber Mais

Para ler mais notícias sobre programas de fidelidade, clique aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.