9 dicas para viajar apenas com a bagagem de mão 

13
viajar apenas com a bagagem de mão 
Créditos: Pixabay
PPV-Experience.gif

Não importa para onde você vai e quanto tempo vai ficar viajando, você pode viajar apenas com a bagagem de mão. Acredite!

É claro que muitas pessoas preferem levar bagagens despachadas, seja pelo costume de levar muitas roupas, seja por não precisar se preocupar em fazer uma mala compacta. Porém diante de tantas notícias que vemos sobre malas que não chegam ao destino, é bom ter em mente que viajar apenas com a bagagem de mão é possível. E depois que você experimentar, não vai mais querer despachar.

Escolha uma Mala Adequada

A escolha da mala de bordo é essencial. Fique atento às medidas e ao peso.

Existem diversos modelos no mercado que se adequam às dimensões exigidas pelas cias aéreas e além disso também são leves.

Procure escolher uma mala que pese no máximo 2 a 3kg.

No Brasil as três cias aéreas padronizaram as regras de tamanho e peso sendo o tamanho máximo de 55 x 35 x 25cm (altura, largura e profundidade), e peso máximo de 10kg.

As regras de dimensões variam. Sempre confirme diretamente com a cia aérea que vai operar o seu voo.

Dimensão da bagagem de mão permitida nas cias aéreas nacionais. Créditos: Azul

Otimize seu Item Pessoal

Além da mala de mão você também pode levar a bordo um item pessoal, que pode ser uma bolsa, uma mochila ou pasta para notebook, por exemplo.

Otimizar esse item pessoal é essencial. Leve uma bolsa ou mochila prática, com divisórias e espaços para guardar seus documentos, itens de valor, remédios e toda a tralha eletrônica como carregadores e fones de ouvido. Pense também que essa bolsa ou mochila possa ser usada no destino, para os passeios ou praia, por exemplo.

As medidas máximas da sua bolsa ou mochila pequena devem ser 45 x 35 x 20cm (altura, largura e profundidade), nas três cias aéreas nacionais.

artigo pessoal brasil
Dimensão da bagagem de mão permitida nas cias aéreas nacionais. Créditos: Azul

Confira a Previsão do Tempo

É óbvio que fazer uma mala para locais quentes, no verão, é muito mais fácil do que uma viagem de inverno, por conta do volume dos itens. De toda forma confira a previsão do tempo. Muitas vezes você acha que vai usar alguns casacos enquanto apenas um seria suficiente. Isso também evita de você levar peças que acabe nem usando.

Escolha Roupas Versáteis

Escolha roupas de cores neutras, que combinem entre si. Nem por isso as fotos da viagem precisam sair todas iguais. As mudanças no visual ficam por conta dos acessórios como lenços ou óculos.

Prefira tecidos leves e que não amassem. Dê preferência a roupas que sejam fáceis de lavar e secar. Leve peças que você usa e gosta. Não adianta levar aquele vestido que você nunca usou e está esperando uma oportunidade. Provavelmente ele vai ir e voltar intacto.

Casacos à Bordo

Casacos também ocupam bastante volume, então considere viajar com um casaco mais pesado. Você também pode levá-lo na mão, sem problemas.

Existem Lavanderias no Mundo Todo

Pense em fazer uma mala suficiente para 5 a 7 dias de viagem. Após esse tempo você procura uma lavanderia e renova todo seu estoque de roupas. Alguns hotéis, especialmente nos Estados Unidos, possuem lavanderias self-service, o que facilita bastante. Mas em qualquer lugar é possível encontrar lavanderias na rua.

Você também pode lavar algumas peças no próprio quarto. Hotéis de praia geralmente deixam um varal na sacada ou no box para facilitar a vida de quem chega molhado no quarto. Quem nunca colocou as meias pra secar no cabide que atire a primeira pedra!

Utilize Separadores e Sacos à Vácuo

Os separadores são leves e ajudam a organizar a mala, inclusive separando roupas sujas e calçados das roupas limpas. Enquanto os sacos à vácuo podem ajudar muito a reduzir o volume dos itens, especialmente se for uma viagem de inverno, em que muitas vezes o problema não é o peso, mas sim o volume.

Sapatos Confortáveis

Sapatos ocupam um volume considerável, portanto escolha apenas aqueles que realmente vai usar. Você pode viajar com um tênis, que ocupa mais espaço, e levar outro sapato ou sandália para complementar. Nem pense em viajar com sapatos novos. Você vai agradecer por essa dica após um dia inteiro de caminhada. Leve aqueles que você já sabe que são confortáveis.

Nécessaire Enxuta

Considere levar miniaturas dos produtos que você utiliza. Você pode comprar itens menores ou então comprar frascos pequenos para encher com seus produtos. Outra opção é deixar pra comprar alguns itens no destino. Bastante válido para produtos que serão muito utilizados, como protetor solar em destinos de praia, por exemplo.

Tome Nota

Viajar somente com a mala de bordo tem inúmeras vantagens, podemos citar algumas:

  • Geralmente é gratuito
  • É mais prático e rápido, você já sai do voo direto pro seu transporte para a cidade.
  • Se a sua viagem incluir trechos de trem, será muito mais fácil para andar nas plataformas e entrar nos vagões.
  • No embarque não precisa aguardar pelo horário de check-in e despacho de bagagens, você já pode seguir direto pra sala vip.

Você costuma viajar somente com a mala de mão? Tem mais alguma dica ou história para compartilhar?

Para Saber Mais

Para ler outros artigos e novidades sobre viagens e programas de fidelidade, clique aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.