O 5G está chegando e promete uma revolução digital. Segundo os especialistas, é a maior transição tecnológica do século. É o 5G que vai possibilitar a chegada dos carros voadores, os eVTOLs, sigla que em inglês significa aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical.
A tecnologia 5g é a próxima geração de rede de internet móvel, já usada hoje em 65 países.
O leilão dos lotes de frequências por onde o 5G vai funcionar no Brasil terminou na última sexta-feira, 5 de novembro. Das 15 empresas credenciadas para participar do leilão, 11 arremataram lotes. Delas, 5 já são antigas no mercado:
Claro
TIM
Telefônica (dona da Vivo)
Algar Telecom
Sercomtel
Já as outras são consideradas estreantes. O leilão do 5G é considerado o segundo maior leilão da história do país, atrás apenas da licitação do pré-sal.
O que Muda com o 5G
Praticamente tudo! Desde a ultravelocidade de transmissão e download como a conexão entre máquinas, a chamada internet das coisas. Dos seus eletrodomésticos avisando que vão dar algum defeito a procedimentos ultramodernos de telemedicina como diagnósticos remotos e cirurgias à distância. Passando pela conectividade nas indústrias, agronegócio e escolas, por exemplo.
Pra você ter uma ideia, um vídeo que o atual 4G leva 35 minutos pra baixar chega em 21 segundos pelo 5G.
A velocidade é até 20 vezes mais rápida, o tempo de resposta até 50 vezes menor e a eficiência energética superior em 90% ao 4G. E o Brasil será o primeiro país da América Latina a ter a nova tecnologia.
A previsão é de que nas capitais e no Distrito Federal o 5G esteja disponível até julho de 2022. Nas cidades menores com mais de 500 mil habitantes, até julho de 2025. E as que tem mais de 30 mil habitantes até julho de 2028.
Carros Voadores e a Tecnologia 5G
É o 5G que vai possibilitar a operação das aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical, os eVTOLs. Serão uma espécie de Uber aéreo, e o Brasil deve ficar entre os países pioneiros no uso deles. Vão inaugurar o mercado das aeronaves de alta tecnologia.
Eles devem fazer voos curtos entre cidades, como helicópteros e drones. Os jatos Lilium por exemplo, já encomendados pela Azul, chegam a 280 km/h e até 3 mil metros de altitude, atingindo uma distância de 250 km.
Entre as empresas produtoras dos eVTOLS está a nossa Embraer, por meio da subsidiária EVE. A entrega das primeiras aeronaves está prevista para 2026 e já são mais de 700 encomendas para sete clientes, entre elas as brasileiras Helisul e Flapper, a americana Bristow (maior operadora de helicópteros do mundo) e a francesa Helipass. Só perde em encomendas para a inglesa Vertical, que deve fornecer os veículos para a GOL.
Além de produzir as aeronaves, a Embraer também trabalha no desenvolvimento do ecossistema para a operação dos eVTOLs, como projetos de postos de recarga elétrica, portos de embarque e desembarque e regulamentos de tráfego aéreo.
Entre 8 de novembro e 6 de dezembro a Embraer vai testar uma futura rota dos eVTOLs no Rio de Janeiro, usando um helicóptero entre o Aeroporto RIOgaleão e a Barra da Tijuca. Quem quiser participar pode comprar os ingressos a partir de R$179 no site da empresa, por este link aqui. e experimentar como será circular pelo Rio usando o céu como caminho.
Os primeiros eVTOLs devem ter pilotos, mas por pouco tempo. Em médio prazo a previsão é de que se tornem veículos autônomos com preços acessíveis, como um Uber black.
Principais Desenvolvedoras de eVTOLs
Além da Embraer, veja quais são as outras empresas que estão produzindo os carros voadores que também se valerão da tecnologia 5G.
Lilium
A alemã Lilium criou o Lilium Set, encomendado pela Azul. A empresa aérea brasileira anunciou uma parceria para comprar 220 jatos Lilium com início das entregas previsto para 2025. Mais informações sobre a Lilium neste link.
Vertical Aerospace
A inglesa Vertical Aerospace está desenvolvendo o VA-X4, e já tem 250 veículos encomendados pela GOL. Eles devem voar a 320 km/h por mais de 257 km, com quatro passageiros e o piloto.
É o único entre os protótipos que só terá o voo testado em 2023 e deve entrar em operação na GOL a partir de 2025. A American Airlines também encomendou modelos na pré-venda. Mais detalhes sobre o projeto do eVTOL neste link.
Citybus Helicopters
A Airbus criou o projeto CityAirbus, liderados pela Airbus Helicopters, a divisão de helicópteros do grupo. Já foram realizados mais de 200 testes tripulados e não tripulados do primeiro veículo da empresa, chamado Vahana.
A última versão é o CityAirbus NextGen, que deve começar a voar em 2023 e estar operacional em 2025, segundo a empresa. Deve alcançar 80 km e atingir velocidade de cruzeiro de 120 km/h, levando quatro passageiros. Mais informações sobre os projetos da empresa neste link.
Volocopter
E a alemã Volocopter foi a primeira a desenvolver projetos de veículos eVTOLs, com o protótipo VC1. Deve ser a primeira fabricante a ter certificação operacional para seu veículo com 18 motores elétricos, o VoloCity, que deve começar a voar em 2024.
Também está desenvolvendo o VoloConnect, com maior performance e capacidade para três passageiros, além de um veículo para entrega de mercadorias o VoloDrone. Informações sobre os protótipos da Volocopter neste link.
E você, já está ansioso para fazer um voo no eVTOL?
Para Saber Mais
Bem-vindo ao futuro! Mais informações sobre o acordo da Azul com a Lilium neste link. E já falamos sobre esse assunto neste post e neste post aqui
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.