Segundo um comunicado distribuído recentemente, a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, contabilizou entre janeiro e junho de 2021 o movimento de aproximadamente 9,2 milhões de passageiros.
Na comparação com o primeiro semestre do ano anterior, houve uma redução de 17,7% nas movimentações e, se comparado ao mesmo período de 2019, ano pré-pandemia, este recuo chegou a 54,9%.
Tudo indica, no entanto, que o movimento de passageiros em Guarulhos volte a crescer no segundo semestre deste ano com o avanço da vacinação.
Movimento de Carga
Se o movimento de passageiros segue fraco, o mesmo não pode ser dito sobre as cargas aéreas.
De acordo com dados compartilhados com a administradora do aeroporto, o Terminal de Cargas (TECA) do Aeroporto Internacional de São Paulo movimentou no primeiro semestre deste ano 151.893 toneladas transportadas. Este volume representa crescimento de 55% com relação ao mesmo período do ano anterior.
Ainda segundo os dados divulgados, a plataforma ComexStat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que contabiliza toda a movimentação de cargas no país, aponta que, entre janeiro e junho de 2021, o Terminal de Cargas de GRU foi responsável por 41% do volume total de carga importada via aérea no Brasil, além de ter exportado 68% das cargas aéreas que partiram do país para abastecer as demais regiões do mundo.
O TECA continua sendo a principal porta de entrada para cargas farmacêuticas no Brasil, fechando o semestre com 60% do market share do segmento, um crescimento de 5 pontos percentuais com relação ao mesmo período do ano anterior.
Para Saber Mais
Neste link você encontra outra mais notícias sobre aeroportos.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.