A Etihad parece estar restringindo emissões com parceiros, notadamente o AAdvantage e o Aeroplan, que é o programa da Air Canada. A notícia foi dada pelo Lucky, do One Mile at a Time, blog parceiro do PPV no Boarding Area.
Na realidade, há relatos de que não há qualquer disponibilidade para classe executiva e primeira classe em voos de média e longa distância, o que não acontece com a econômica. Já nos voos de curta duração, a disponibilidade aparece, ainda que bem moderada.
A matéria destaca que o Aeroplan é o programa que vem sofrendo mais, uma vez que a disponibilidade sumiu há vários meses. Por sua vez, o “fenômeno” aconteceu mais recentemente no AAdvantage, mais precisamente nas últimas semanas.
Também recentemente, Gary Leff, do View from the Wing, outro blog parceiro do PPV no Boarding Area, divulgou que a AA soltou um memo para os agentes do AAdvantage advertindo que pedidos para reacomodação com a Etihad não eram permitidos pois a empresa estava negando todos. Ou seja, no caso de alteração de voo da Etihad, no caso de bilhetes emitidos com milhas AAdvantage, a empresa emirati está se recusando a reacomodar os passageiros em outro voo.
Essa política é péssima para os passageiros com milhas, já que gera uma tremenda insegurança de emitir passagens com a Etihad e ficar em apuros em um lugar muito distante de casa, potencialmente arruinando a viagem ou o regresso para o Brasil.
É de se notar que a Etihad está vendendo bilhetes em cabines premium partindo da Europa com um bom desconto, o que pode impactar na disponibilidade para passagens com milhas.
De qualquer modo, de vez em quando fica complicado viajar com milhas em business ou first da Etihad, obrigando os clientes a ligarem para o call center do AAdvantage para emissão. Parece que agora, nem assim. É uma pena, porque a nova business no A350 e no B787 tem sido muito elogiada, e o The Apartment no A380 é uma experiência inesquecível.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre programas de fidelidade, acesse este link.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.