Voando na classe executiva do Airbus A321 da Lufthansa entre Frankfurt e Lisboa

2
Lufthansa classe executiva no A321 entre Frankfurt e Lisboa

Este review é continuação do voo que fiz entre São Paulo e Frankfurt, que você pode ler aqui. Para completar a minha viagem, depois de uma conexão de pouco mais de 2 horas em Frankfurt eu embarquei na classe executiva de um A321 da Lufthansa com destino a Lisboa.

Vamos lá conferir como foi a minha viagem!

Imigração em Frankfurt

Já no final do portão de desembarque, saindo do avião que vim do Brasil, haviam alguns agentes de imigração conferindo os passaportes dos passageiros e um pouco mais adiante um cão farejador … que recepção!

Passada a calorosa recepção segui até o controle de passaportes, pois como Portugal e Alemanha estão no espaço Schengen, a imigração já é feita em Frankfurt e a partir daí o voo é tratado como doméstico.

Os procedimentos de imigração foram rápidos, sem muitas perguntas. O funcionário verificou os meus documentos de covid-19, isto é, o certificado de vacinação e o teste de antígeno que, na ocasião, eram os requerimentos para se entrar em Portugal.

Check-in e Segurança

Quem já passou por Frankfurt sabe muito bem que o aeroporto não é dos mais amigáveis e chega a ser confuso. Eu gastei mais de 1 hora para ir do ponto onde eu desembarquei do voo vindo de São Paulo até chegar no portão de embarque para o voo de Lisboa.

Não houve a necessidade de fazer novo check-in em Frankfurt, pois foi tudo feito em São Paulo com minha mala despachada para o destino final. A única coisa que precisei fazer foi passar por uma nova inspeção de segurança, mas que não tinha fila alguma.

Como a conexão era de pouco mais de duas horas, eu não tive a chance de visitar nenhum lounge.

Detalhes do Voo

  • Rota: Frankfurt – Lisboa
  • Aeronave: A321
  • Poltrona: 2F
  • Horário de Partida: 13:10h
  • Horário de Chegada: 15:10h
  • Duração do Voo: 03:05h

Embarque

Lufthansa classe executiva no A321 entre Frankfurt e Lisboa
Vista parcial do A321

Embora o voo estivesse lotado, o embarque foi bem tranquilo e feito por grupos – que foram efetivamente respeitados pelos passageiros.

Eu estava no grupo 2, que teve o embarque autorizado junto com o grupo 1. Não houve verificação de passaportes e o processo se limitou a escanear o cartão de embarque no e-gate.

Classe Executiva do A321 da Lufthansa

Os assentos da classe executiva no A321, e em toda a frota de voos intra-europeus, da Lufthansa são exatamente iguais ao da classe econômica. A única diferença é que o assento do meio fica bloqueado.

Mapa de assentos A321 Lufthansa
Lufthansa classe executiva no A321 entre Frankfurt e Lisboa
Cabine do A321 da Lufthansa

Serviço de Bordo

Por ser um voo com mais de 2 horas de duração, aos passageiros da classe executiva foi servido uma refeição quente, no caso almoço.

Lufthansa classe executiva no A321 entre Frankfurt e Lisboa
Champanhe e menu

Logo após a decolagem foi oferecido uma bebida e logo após os comissários já entregaram o pequeno menu com as opções disponíveis. Era possível escolher entre carne ou pasta.

Lufthansa classe executiva no A321 entre Frankfurt e Lisboa
Refeição e champanhe

Chamou a atenção que o drink inicial foi serviço em um copo de plástico, que depois foi substituído por um de vidro durante a refeição.

Lufthansa classe executiva no A321 entre Frankfurt e Lisboa
Refeição e champanhe

Em termos de bebidas, havia o de sempre: refrigerantes, cervejas, sucos, água, alguns destilados, vinhos (branco e tinto) e champanhe.

Maça oferecida pouco antes da chegada

Pouco antes da chegada em Lisboa os comissários entregaram uma maçã para os passageiros.

Como Reservar

Além de comprar os bilhetes diretamente com a Lufthansa, também é possível fazer a emissão de suas passagens através do TAP Miles&Go, já que as duas empresas pertencem a Star Alliance. Nesta viagem de São Paulo, via Frankfurt, com destino final a Lisboa, foram necessárias 115 mil milhas (baseado na tabela fixa do TAP Miles&Go) e R$425,92 em taxas e impostos.

Para efeito de comparação, o mesmo trecho em classe econômica ainda utilizando a tabela fixa do TAP Miles&Go sairia por 70 mil milhas, sendo que as taxas permaneceriam as mesmas.

TopMilhas

A minha passagem foi emitida pela TopMilhas, que é uma parceira de longa data do Pontos pra Voar.

Como a TopMilhas possui um buscador que engloba quase todas as companhias aéreas do mundo, eu os recomendo como primeiro ponto de pesquisa para verificar disponibilidade, cotação e emissão de passagens.

Na TopMilhas você seguramente encontrará os melhores preços e um dos melhores atendimentos do mercado, que pode ser comprovado pelo feedback positivo dos clientes que já usaram os seus serviços.

Por último, não deixe de seguir a TopMilhas no Instagram e também visitar o seu website, clicando aqui.

Tome Nota

O voo foi agradável e tripulação bem eficiente, que como já falei anteriormente, é algo bem consistente na Lufthansa.

Quanto ao serviço em si, foi o típico de um voo intra-europeu. O diferencial neste caso foi a refeição quente devido à duração da viagem.

Para ler como foi o meu voo entre São Paulo e Frankfurt, clique aqui.

Aqui você encontra um pequeno vídeo da aproximação em Lisboa.

Para Saber Mais

Para ler outros reviews de voos, clique aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.