A IAG, empresa proprietária da British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus está disposta a abrir mão de 52% das rotas da Air Europa para conseguir o acordo de compra.
Acordo para Compra da Air Europa
A oferta inicial seria para oferecer 40% das rotas da Air Europa a outras companhias aéreas. Mas agora o grupo está disposto a aumentar para 52% esse número, na intenção de obter o acordo através dos reguladores da União Europeia.
A União Europeia indicou que a aquisição desejada criaria um monopólio nas rotas de Madrid para a América do Sul e da península para as ilhas.
O argumento central em defesa da soma das duas grandes referências do setor aéreo espanhol é que é “essencial desenvolver o hub de Madrid ao nível dos do norte da Europa, para melhorar a conectividade de Espanha, especialmente para a Ásia, e gerar novas oportunidades para a criação de riqueza e emprego no nosso país”, o grupo de compra reiterou ao jornal El País.
Já as autoridades europeias enxergam que a fusão pode ser uma tentativa de eliminar um rival comercial.
Tome Nota
A aquisição da Air Europa pelo grupo IAG e Iberia está em curso desde 2019. Se as autoridades espanholas e da União Europeia aprovarem a compra, o grupo IAG controlará as três maiores empresas aéreas espanholas: Air Europa, Iberia e Vueling.
Do ponto de vista do consumidor não faz sentido permitir que a Iberia, propriedade do IAG, assuma o controle da Air Europa. De que forma isso poderia afetar as tarifas aéreas no futuro?
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.