Hackers publicam dados de 115 mil clientes da TAP e CEO grava vídeo sobre o caso

5
Hackers publicam dados de 115 mil clientes da TAP e CEO grava vídeo sobre o caso
TAP A330neo
PPV-Experience.gif

Conforme noticiamos no começo do mês, hackers atacaram os sistemas da TAP no final de agosto, que deixou os clientes da empresa sem acesso aos seus dados no site e no aplicativo.

Típico de casos parecidos, os hackers estão agora pedindo dinheiro à TAP que se recusa a negociar com eles. Como retaliação, na semana passada, o grupo responsável pelo ataque divulgou na deepweb os dados de 115 mil passageiros da empresa.

Segundo o periódico português Público, os dados vazados até agora incluem, entre outros, informações como nome, endereço e telefone dos clientes. O grupo têm ameaçado a TAP dizendo que pode divulgar informações de até 1,5 milhão de clientes da empresa.

Diante da situação, a CEO da TAP Christine Ourmières-Widener, gravou um vídeo desculpando-se sobre o ocorrido e a empresa se nega a negociar com os hackers, o que é uma atitude correta.

No entanto, a empresa falhou em duas ocasiões até o momento. Primeiro, demorou a tornar público o ocorrido. Segundo, ainda não explicou claramente a extensão do ataque, ou seja, quantos clientes foram efetivamente afetados.

Segundo o Público, na nota escrita pelos hackers na sua página da deepweb, o grupo que reivindicou o ataque à TAP no início de Agosto provoca:

“Querem que publiquemos 100 a 300 mil [dados pessoais] por dia? Ou que publiquemos simplesmente, daqui a alguns dias, a base de dados total com cerca de 500 gigabytes onde incluímos não só informação pessoal de 1,5 milhões de clientes, mas também bastantes ficheiros internos da empresa muito interessantes?”

Como medida de proteção, caso você tenha, em algum momento comprado passagens diretamente no site da TAP, o ideal é cancelar o cartão de crédito usado na compra e trocar a sua senha de acesso ao portal. Infelizmente, quanto a outros dados como email e endereço não há muito o que fazer, além de ficar vigilante.

Para Saber Mais

Para ler outras notícias sobre a companhias aéreas em nosso site, clique aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.