No último sábado (20), o governo do Japão anunciou a possibilidade de acabar com a necessidade de visto para brasileiros que desejam entrar no país. A declaração foi feita após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
Segundo o comunicado divulgado pela organização do G7 após a reunião, o primeiro-ministro Kishida informou que o governo japonês iniciará os procedimentos para implementar a isenção de visto de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil. A proposta é que essa isenção seja aplicada a estadias de curta duração, porém não há data para implementação da nova medida.
Hoje, cidadãos do Japão não necessitam de visto para entrar no Brasil, porém baseado no princípio de reciprocidade, conforme anunciamos aqui, a partir de 1º de outubro, cidadãos japoneses que desejam visitar o país deverão ter um visto válido.
Em março desse ano o governo japonês facilitou a entrada de brasileiros no país, permitindo que o visto fosse eletrônico, conforme anunciamos aqui.
Apesar do anúncio do governo japonês no último dia 20, nada foi falado sobre o Ministério das Relações Exteriores do Brasil reconsiderar a exigência de visto de cidadãos japoneses prevista para entrar em vigor no segundo semestre, conforme mencionamos acima.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.