Seguramente não na velocidade que todos desejamos, mas a vacinação contra a covid-19 vai aos poucos avançando ao redor do mundo. Com isso, vários países com maior ou menor dependência na indústria do turismo começam a se manifestar sobre a entrada de turistas vacinados.
Confira abaixo a lista de países que já estão permitindo a entrada de turistas vacinados ou que pretendem começar a fazê-lo num futuro próximo. Na maioria dos casos, a comprovação de ter sido vacinado exime os visitantes de quarentenas ou testes PCR.
Malta
A partir de 01 de junho os visitantes que provarem que já foram vacinados não precisam se submeter aos procedimentos de testes em vigor. Inicialmente a regra se aplica a turistas britânicos.
Tailândia
Especificamente para a ilha de Phuket, a partir de 01 de julho os turistas que apresentarem certificados de vacinação não precisarão se isolar ao chegar na ilha.
Ecuador
Já liberou a entrada de turistas desde que os mesmos consigam provar que foram vacinados.
Belize
Com um certificado de vacinação em mãos os visitantes têm entrada garantida no país centro-americano.
Guatemala
Permitirá a entrada de estrangeiros desde que os mesmos provem que foram vacinados há pelo menos duas semanas antes da entrada no país.
Grécia
Tem planos para abrir para os turistas desde que eles consigam provar que foram vacinados ou tem anti-corpos contra o covid-19 ou apresentem um resultado negativo.
Chipre
Passa a receber turistas de Israel a partir de 1 de abril, desde que vacinados a pelo menos duas semanas antes da chegada no países e britânicos a partir de 01 de maio.
Portugal
Passa a receber turistas vacinados a partir de 17 maio ou aqueles que apresentarem exames com resultados negativos. Note que as restrições de entrada para os que estiveram no Brasil continuam valendo.
Polônia
Todos os que já foram vacinados contra a covid-19 não precisam se isolar por duas semanas ao chegar no país.
Esta decisão do governo polonês é no mínimo interessante, pois o país está no meio de nova onda de infecções pela covid-19.
Estônia
Visitantes que provarem que já estão vacinados ou se recuperaram da covid-19 nos últimos 6 meses não precisam se isolar ao entrar no país.
Eslovênia
Estrangeiros que apresentarem certificado de vacinação não precisam se isolar ao entrar no país.
Romênia
Visitantes vacinados ou que provarem que já tiveram covid-19 entram no país sem a necessidade de se isolar por duas semanas.
Islândia
Segue o exemplo romeno.
Seicheles
Abrirá suas fronteiras para todos os estrangeiros que consigam provar que foram vacinados a pelo menos duas semanas antes de chegar no país.
Tome Nota
Antes de mais nada, a lista acima é indicativa e pode mudar a qualquer momento. Procure informações atualizadas caso você tenha planos de viajar para algum destes países.
Se por um lado fico feliz ao ver os países se abrindo para o turismo, por outro lado fico apreensivo com a tal “prova de vacinação”. Como os países irão se certificar que os atestados apresentados não são falsos?
Clique aqui para ler outras notícias em nosso site.
HT: Time Out
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?