Você pode querer distância da Croácia depois do país ter eliminado o Brasil na Copa do Qatar. Mas essa notícia pode ser bem interessante pras suas futuras viagens: A Croácia acaba de ser aceita como nova integrante do Espaço Schengen.
A partir de janeiro de 2023 o país passará a usar o euro e deixar de exigir verificações de passaporte e visto nas fronteiras terrestres e marítimas dentro do bloco. Para viagens de avião a regra entra em vigor a partir de março de 2023.
O Espaço Schengen
O acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus para abertura das fronteiras e livre-circulação das pessoas entre os países signatários. A área criada pelo acordo é chamada Espaço Schengen e não deve ser confundida com a União Europeia. São acordos diferentes.
Todos os estados que aderirem à União Europeia devem aceitar as condições do acordo de Schengen. Até agora são 26 países: quase todos os integrantes da União Europeia (excluindo Bulgária, Romênia, Chipre e a Croácia que acaba de ser aceita) e 4 países de fora da UE (Islândia, Noruega, Liechenstein e Suíça).
A Romênia e a Bulgária solicitaram o acesso ao Espaço Schengen, mas, apesar de atenderem aos requisitos gerais para inclusão, ambas foram negadas desta vez. Mas a Croácia, um país que aderiu à UE muito depois de ambos, agora está dentro.
A partir de 1º de janeiro de 2023 as estações fronteiriças terrestres com a Hungria e a Eslovênia se tornarão coisa do passado.
Impacto nos Viajantes de Fora da Europa
Se você normalmente não passa nem perto de 180 dias na Europa em um ano e gosta de se locomover sem muitas verificações de passaporte – esta é uma notícia maravilhosa.
Ao pousar em qualquer cidade do Espaço Schengen, poderá continuar na Croácia sem mais problemas.
Brasileiros podem visitar o Espaço Schengen por 90 dias a cada 180 dias sem ter que solicitar um visto. A partir de novembro de 2023 a entrada na União Europeia vai depender do ETIAS, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem.
Todas as informações sobre o ETIAS você encontra neste post e neste post.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.