Compartilhando Emissões: Viagem para a Europa e Japão com pontos AAdvantage

11
Catedral de Helsinki. Fonte: Pixabay.

Dando sequência à série “Compartilhando Emissões” aqui no Pontos pra Voar, iremos, no post de hoje, falar sobre uma emissão realizada com milhas pela leitora Cris Moya para uma viagem para a Europa e Japão em classe econômica, utilizando milhas do programa AAdvantage.

Aqui você encontra:

Introdução

Inicialmente, recordo que nessa série eu e os demais editores do Pontos pra Voar, além dos leitores (como no presente caso) iremos compartilhar emissões (tanto para voos já realizados, como voos futuros, ainda não realizados) que, nas condições atuais dos programas, são vantajosas.

No post de hoje, falaremos sobre uma emissão realizada com milhas para uma viagem para a Europa e para o Japão em classe econômica, utilizando milhas do programa AAdvantage, voando com a Iberia, Japan Airlines (JAL), Qatar e Finnair.

Relembro que a ideia central desta série de posts é mostrar para você leitor que é possível voar para diversos lugares do mundo, com as milhas acumuladas nos programas nacionais e internacionais, que nós, brasileiros, temos acesso morando aqui no Brasil.

Inclusive, a partir das emissões da leitora, iremos, ao final, tecer alguns comentários acerca dos destinos, opções de emissões, tarifações e cabines.

Passamos, então, a falar sobre a emissão da leitora que, gentilmente, compartilhando as suas emissões, descreveu sobre a viagem para a Europa e para o Japão em classe econômica, utilizando milhas do programa AAdvantage.

Propósito da Viagem

As emissões feitas pela nossa leitora tiveram como objetivo proporcionar à sua filha uma viagem para a Europa e, após alguns dias lá, partir rumo ao Japão, país cujas as lembranças são excelentes.

As emissões iniciais foram as seguintes (todas em classe econômica):

Ida para a Europa: Guarulhos-Madri-Milão (GRU-MAD-LIN), voando Iberia por 50k pontos mais taxas.

Ida para o Japão: Helsinki – Tóquio (HEL-HND), voando com a JAL por apenas 35k pontos mais taxas.

Volta do Japão: Tóquio-Doha (NRT-DOH), voando com a Qatar por apenas 22,5k pontos mais taxas.

Volta para o Brasil: Doha-Guarulhos (DOH-GRU), voando com a Qatar por 60k pontos mais taxas.

Total: 167,5k pontos mais taxas, uma tarifação muito boa, ainda mais para quem, como a leitora, aproveitou as últimas promoções bateu-ganhou do Santander para gerar as valiosas milhas do programa AAdvantage.

Cabe esclarecer que a ideia inicial da leitora era se encontrar com a sua filha em Tóquio, considerando que a leitora, por ser médica, obteve uma passagem gratuita da Qatar na promoção que esta cia fez em 2020 para homenagear este profissionais, como já havíamos mencionado aqui.

Todavia, com a data da viagem se aproximando, e permanecendo o Japão com restrições de entrada de turistas, nossa leitora optou por cancelar sem custo as emissões do trecho de Helsinki para Tóquio Haneda (HEL-HND).

Assim, ela fez uma nova emissão de Helsinki para Doha via Frankfurt (HEL-FRA-DOH), com a Finnair e Qatar, tudo por 20k pontos mais taxas, para que a sua filha, então, retorne ao Brasil.

Apesar disso, ainda é possível à leitora o encontro em família na Europa, no que torcemos para que assim ocorra.

Comentários das Emissões

Agora, após o completo relato das emissões da leitora, iremos falar um pouco sobre os destinos escolhidos, as opções de emissões acessíveis para nós brasileiros, as tarifas cobradas e as cabines que, em princípio, serão disponibilizadas nos trechos emitidos.

Antes, contudo, convém mostrar, no mapa disponibilizado pelo site do GCMAP, as rotas acima citadas, para melhor visualização, bem como os comprovantes das emissões enviados pela leitora:

Compartilhando Emissões: Viagem para a Europa e Japão com pontos AAdvantage
Rota traçada no GCMAP.
Compartilhando Emissões: Viagem para a Europa e Japão com pontos AAdvantage
Comprovante de emissão trecho HEL-HND (Helsinki-Tóquio Haneda).
Compartilhando Emissões: Viagem para a Europa e Japão com pontos AAdvantage
Comprovante das emissões trecho GRU-MAD-LIN (Guarulhos-Madri-Milão Linate).
Compartilhando Emissões: Viagem para a Europa e Japão com pontos AAdvantage
Comprovante de emissão trecho DOH-GRU (Doha-Guarulhos).
Compartilhando Emissões: Viagem para a Europa e Japão com pontos AAdvantage
Comprovante da emissão trecho NRT-DOH (Tóquio Narita-Doha).

Destino e Opções de Emissões

Considerando os destinos da viagem, como Milão, Helsinki e Tóquio (este, infelizmente, ainda sem receber turistas brasileiros), por certo que será uma excelente viagem.

Eu ainda não tive a oportunidade de ir a Helsinki, porém não vejo a hora de conhecer a cidade, tanto que, no início do próximo ano vou visitar a cidade com a minha família.

Como atrações destaco a Catedral, Praça do Senado, o Old Market, o parque Esplanadi, entre outras.

Já Milão e Tóquio são excelentes destinos que já conheço, mas que pretendo voltar em breve para visitar algumas atrações que não tive a oportunidade de conhecer na viagem anterior.

Logo, temos certeza que a viagem será muito proveitosa.

Tarifações e Cabines a Serem Utilizadas

Em termos de tarifações, a tabela do AAdvantage em classe econômica sobretudo da Europa para a Ásia 1 (trecho HEL-HND) e da Ásia 1 para o Oriente Médio (trecho NRT-DOH, sendo que o deslocamento entre estas regiões foi muito bem explorado pela leitora) é fantástica.

Apenas para fins de comparação, o programa AAdvantage, no total, cobrou 167,5k milhas, ao passo que o programa Miles&Go da TAP cobraria quantidade similar (2x80k=160k).

Tabela fixa do programa Miles&Go em classe econômica.

Ocorre que as disponibilidades nas rotas emitidas, sobretudo saindo do Brasil, estão bem ruins e, ademais, as cias que o programa Miles&Go repassa as taxas de combustível são em maior quantidade (sobretudo nestas rotas) que as do programa AAdvantage.

Tanto que em nenhuma das emissões acima citadas foi cobrada a referida taxa da nossa leitora.

Ademais, atualmente e infelizmente, as promoções com bônus da Livelo para o programa Miles&Go não mais vêm ocorrendo, sendo que a última ocorreu em novembro do ano passado.

Na verdade, ainda que a geração de milhas seja fácil através da Livelo, por exemplo, a ausência de promoções aliada à ausência de boa disponibilidade, vem afastando os leitores de utilizar este programa, daí porque digno de destaque o acúmulo planejado de milhas feito pela nossa leitora no programa AAdvantage.

Na rota Guarulhos-Madri (GRU-MAD), na cabine em classe econômica, a Iberia vem utilizando um A330-300, com 242 assentos e configuração 2-4-2.

Já na rota de Madri para Milão (LIN), esta mesma cia vem utilizando um A320, com a classe econômica com 144 assentos e configuração 3-3.

Por sua vez, na rota de Helsinki para Tóquio (HEL-HND), a JAL vem utilizando um B787-900, com 116 assentos e configuração 2-4-2.

Já na rota de Tóquio para Doha (NRT-DOH), a Qatar vem utilizando um B777-300ER, com 312 assentos na configuração 3-4-3.

Na rota de Helsinki para Frankfurt (HEL-FRA) a Finnair vem utilizando um E190, com um total de 88 assentos e configuração 2-2.

Na rota de Frankfurt para Doha (FRA-DOH) a Qatar vem utilizando em B787-800 com um total de 232 assentos na configuração 3-3-3.

Por fim, na rota de Doha para Guarulhos (DOH-GRU), a Qatar vem utilizando um B777-300ER, com 312 assentos na configuração 3-4-3.

Emissões de Passagens com Milhas

Caso você esteja planejando fazer emissões de passagens para voar com pontos de qualquer programa de fidelidade e não quer perder tempo no telefone com a central de atendimento, nossa parceira Wanderlust pode fazer esse trabalho para você.

Para tanto, você precisa apenas enviar um email para viagens@wanderlustconcierge.com.br com as datas que você pretende viajar, o número de passageiros e um telefone para contato, que na sequência o time entrará em contato.

As emissões custam a partir de R$ 300 para o primeiro passageiro por trecho (independente de ser uma viagem de ida ou ida e volta). Demais passageiros no mesmo localizador têm o custo de R$ 200 por pessoa.

Tome Nota

Como foi mencionado ao longo deste post, estamos dando continuidade a uma série em que nós, editores do site, buscaremos compartilhar emissões (tanto para voos já realizados, como voos futuros, ainda não realizados, mas que estão na nossa lista) que, mantidas as condições atuais, são vantajosas.

Inclusive, desde o início da série, sempre frisamos que o site está aberto para receber as contribuições dos leitores. Assim o fazemos com o intuito de mostrar para os demais leitores, sobretudo os iniciantes, que é sim possível voar em classe executiva utilizando as opções que os programas de milhas nacionais e internacionais nos oferecem, com uma expressiva economia frente aos valores cobrados em passagens pagantes.

Desta forma, neste post, compartilhamos as emissões para uma viagem para a Europa e para o Japão em classe econômica, utilizando milhas do programa AAdvantage, voando com a Iberia, Japan Airlines (JAL), Qatar e Finnair.

Agradecemos à leitora pelo envio do relato e pela excelente emissão, e, desejando uma excelente viagem à sua filha, reitero o convite aos demais leitores deste site a compartilhar suas emissões conosco.

Para tanto, peço que envie um email descrevendo, resumidamente, a sua experiência e os detalhes da sua emissão para o seguinte endereço: info@pontospravoar.com.

E você, leitor, já visitou a Europa e a Ásia com pontos do programa AAdvantage? Compartilhe abaixo, nos comentários, a sua opinião.

Para Saber Mais

Veja mais sobre a série Compartilhando Emissões aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.