Brasília está entre os 52 melhores destinos do mundo para 2024, segundo o jornal americano The New York Times. A arquitetura incrível da cidade, by Oscar Niemeyer, é o principal motivo. Mas a capital do Brasil já atrai turistas por muitas outras razões.
Aqui você encontra:
Ranking do NYT
Brasília está na 32º posição na lista do NYT entre os destinos em alta para este ano. Logo depois do Parque Nacional Tsavo, no Quênia, e antes de El Salvador, na América Central. Confira a relação completa no fim deste post.
A cidade é descrita pelo site como:
“Um lugar ofuscado por destinos mais extravagantes, como Rio de Janeiro e Bahia. Mas Brasília, uma cidade planejada famosa pelos seus edifícios futuristas e modernistas brancos que se erguem no planalto brasileiro, está se mostrando de novas formas. O Palácio da Alvorada, residência presidencial, fechada à visitação há uma década, reabrirá no início deste ano.”
Ainda segundo o NYT:
“Outra mudança simbólica é a recente remoção das barreiras que desde 2013 cercavam o Palácio do Planalto, sede da presidência, oferecendo maior acesso aos seus espelhos d’água e arcos. O Planalto foi um dos prédios do governo invadidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no ano passado. Sua acessibilidade ampliada sinaliza um retorno à visão original dos arquitetos brasilienses, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, de uma cidade aberta e integrada.”
Em 2023, estavam no ranking outros dois lugares do Brasil: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e Manaus, nas 11ª e 41ª posições, respectivamente.
O primeiro lugar da relação do The New York Times ficou com uma ampla região na América do Norte conhecida como The Path of Totality (o Caminho da Totalidade), que inclui lugares no México, Estados Unidos e Canadá.
Nesses lugares será possível visualizar totalmente o eclipse solar previsto para 8 de abril deste ano. Em Mazatlán, no México, acontecerá o Portal Eclipse Festival, que deve ser transmitido ao vivo pela Nasa.
Segundo o NYT: “México, Canadá e 13 estados dos EUA saudarão a escuridão com celebrações. O Portal Eclipse Festival em Mazatlán promete “crescimento espiritual” através de DJs, ioga e muito mais. A NASA estará transmitindo do Indianapolis Motor Speedway, onde por US$ 15 você terá acesso a um festival e óculos para eclipses chamados, apropriadamente, de Maiores Espetáculos.
No lado canadense das Cataratas do Niágara, a Cosmologists Without Borders oferecerá programas com temática espacial.
Você pode encontrar um mapa interativo em eclipse2024.org e uma lista de atividades em nationaleclipse.com.”
Atrações de Brasília
A cidade projetada por Oscar Niemeyer é um espetáculo de arquitetura, famosa em todo o mundo. O turismo cívico e as linhas do arquiteto foram as principais atrações de Brasília durante muitos anos.
Mas hoje a capital do Brasil oferece muito mais. Parques, festivais, shows, uma gastronomia super diferenciada e diversificada, eventos de vinhos. Brasília está se modernizando e diversificando.
Em 2023, mais de 40 mil turistas estrangeiros visitaram Brasília, segundo a Embratur. A maior parte veio de países da América do Norte (15,9 mil), América do Sul (13 mil) e Europa (13,8 mil). O número representa um aumento de 85% em relação ao mesmo período de 2022, quando 21.562 turistas estrangeiros visitaram a capital federal.
Ainda de acordo com a Embratur, o maior tempo de permanência desses turistas é de 22 noites ou mais (28,39% dos visitantes). Para 51,71% dos visitantes, a motivação da viagem foi lazer, e 18,5% vieram a negócios.
Entre os lugares mais procurados pelos turistas estão os palácios da Alvorada e do Planalto, o Itamaraty, o Congresso Nacional, a Catedral, o Memorial JK e a Torre de TV, além do Templo da Paz na Legião da Boa Vontade.
Falamos sobre passeios imperdíveis em Brasília neste post.
Neste outro post temos dicas de 6 restaurantes incríveis da cidade.