A capital brasileira está se tornando cada vez mais um polo de excelente gastronomia, shows e eventos. Escolhi 6 dos meus restaurantes preferidos em Brasília pra mostrar a vocês a diversidade e a qualidade do que temos por aqui.
Aqui você encontra:
Sugestões de Restaurantes em Brasília
Marie Cuisine
Clima parisiense delicioso no restaurante franco italiano Marie Cuisine, que fica na Asa Sul, quadra 103. O cardápio é de comer rezando.
O salão principal do Marie Cuisine tem capacidade para 90 pessoas e ambiente sofisticado, super bem decorado, amplo e arejado. O jardim ao ar livre no fundo recria uma atmosfera da Provence, romântica e cheia de flores. Outra novidade é um balcão virado pra calçada, inspirado nos restaurantes de Paris.
De entrada escolhemos o vinagrete de polvo com tutano e o steak tartare.
Provei um gnocchi trufado com filé mignon que é dos deuses. Mas também são imperdíveis o spaghetti de frutos do mar, carré de cordeiro, stinco de leitoa assado, file chateaubriand com molho mostarda e o confit de pato.
E foi bem difícil escolher a sobremesa, entre profiteroles, tarte tatin (torta de maçã), pavlova (suspiro com iogurte e frutas vermelhas) e um delicioso creme brullé.
O grand finale é o crepe suzette flambado feito no meio do salão pelo próprio dono, o empresário Carlos Rodrigues. Aliás o nome Marie Cuisine é uma homenagem à Marie, filha dele, linda menina de olhos azuis que está num quadro bem na entrada do restaurante.
Noru Sushi
Dentros os restaurantes da capital, o Noru Sushi oferece experiências gastronômicas totalmente diferenciados, e tem seu nome inspirado no bairro mais novo de Brasília, o Noroeste.
Além dos pratos à la carte, o Noru tem como carro chefe o Omakase, que em japonês significa “entregar na mão do chefe”. Você senta no balcão e é aí que a mágica começa…
O chef estrelado Michelin William Nishimura usa uma alquimia de sabores e vai criando pratos personalizados pra você ali na hora mesmo. Explicando as combinações e ingredientes, todos fresquíssimos e de primeira.
Cada um mais sensacional que o outro, de sabores inacreditáveis.
Os drinks são um capítulo à parte… unem ingredientes como espuma de wasabi, gengibre, chia, limão.. dificílimo escolher o melhor. O idealizador da experiência, Filipe Pataro, quer trazer para Brasília com o Noru a primeira estrela Michelin da cidade. Acho que ele tem grandes chances…
Jamie Oliver Kitchen
Quem é fã do chef inglês Jamie Oliver vai se encantar pelo restaurante que leva o nome dele em Brasília, no shopping Venâncio.
O chef fez uma coletânea dos pratos favoritos dele em 20 anos viajando pelo mundo. Deu um toque brasileiro em cada um deles e criou esse menu super especial.
Começamos com os tacos de peixe crocante e de frango com cachaça. Além do ceviche cítrico delicioso.
Como pratos principais, a salada super food – feita com grãos mistos e legumes e molho de vinagre de ervas – e o frango frito do Jamie, acompanhado por pão de milho com jalapeño.
De sobremesa semifredo de limão siciliano com banana em calda, simplesmente divino.
A casa é enorme e bem aconchegante e à noite tem dj com música na varanda.
Taberna Lusitana
Dentre os restaurantes de Brasília, a Taberna Lusitana é super tradicional quando o assunto é comida portuguesa e fica na Asa Sul quadra 412. Os donos, o português Tiago, e a esposa Angélica, trouxeram os pratos lá da terrinha junto com os nomes dos cardápios locais.
Um dos carros chefes é a francesinha, importada direto da cidade do Porto. São fatias de pão com a carne de sua preferência, queijo derretido, ovo e um molho que é segredo absoluto.
Fiquei super de olho do polvo à lagareiro, um dos meus pratos portugueses preferidos. Tem muitas opções com bacalhau, além do leitão da bairrada, assado no forno com batata portuguesa.
De entrada provamos pataniscas de bacalhau – um tipo de bolinho de bacalhau em lascas sem massa, sem batata, servido com azeitonas. E estupeta de atum curado – atum curado em salmoura com açúcar mascavo aromatizado com flor de hibisco.
De sobremesa recomendo o delicioso queijo cremoso da Serra da Estrela com doce de abóbora da casa.
Solo Ristorante
O Solo Ristorante é um dos meus xodós em Brasília. O Solo é um restaurante franco italiano com cardápio primoroso, decoração belíssima e um jardim super romântico inspirado nas praças das cantinas italianas. Tem até uma fonte onde a gente joga moedinhas e faz um desejo. Fica na Asa Sul, quadra 403.
Minhas entradas preferidas são bruschetta de pepperoni e burrata com presunto de Parma e pistache, além do brie crocante (queijo brie empanado acompanhado de mel trufado).
Como pratos principais, agnolotti de funghi com molho de grana padano, risoto de grana panado com costela bovina assada e os novíssimos spaghetti chitarra di arancia com ragu d’anatra (massa fresca de laranja com ragu de pato) e ravioli d’anatra (massa fresca recheada com pato ao molho de laranja).
De sobremesa minha perdição é o mil folhas de doce de leite argentino com sorvete de canela e creme de caramelo.
Vino Brasília
Minha última dica desse post é um Wine bar bem diferenciado. O Vino Brasília tem cardápio harmonizado com vinho, perfeito. São duas opções pra gente escolher, de pratos com carne ou frutos do mar. Também fica na Asa Sul, quadra 413.
De entrada, carpaccio bovino harmonizado com o vinho rosé Santalu. Ou carpaccio de polvo harmonizado com vinho branco Galópolis, da Quinta Don Bonifácio, de Caxias do Sul.
Como pratos principais spaghetti carbonara harmonizado com o cabernet sauvignon Quinta ou risoto de camarão harmonizado com o rosé Santalu.
E de sobremesa as opções são torta de chocolate com calda de Nutella ou sorvete de coco com geleia artesanal, harmonizados com espumante moscatel.
Foi bem difícil escolher entre os dois cardápios. O ideal é você ir com alguém e provar os dois. Fica a dica!
O Vino também tem excelentes rótulos de vinhos nas prateleiras, é só escolher.
Gostou das dicas? Tem sugestões de restaurantes em Brasília além desses que você recomenda?
Para Saber Mais
Para ler outros artigos e novidades sobre destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.