O ecoturismo tem se consolidado como um dos principais motores do turismo no Brasil, atraindo quase 19 milhões de turistas estrangeiros entre 2018 e 2020, segundo o SEBRAE. O país, que lidera o ranking mundial de ecoturismo, vê o Centro-Oeste como destaque no setor, impulsionado pela rica biodiversidade e paisagens exuberantes.
Nos últimos anos, o ecoturismo se tornou um dos principais motores do turismo no Brasil, ganhando cada vez mais espaço na agenda dos amantes de viagem. Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre 2018 e 2020, o segmento atraiu quase 19 milhões de turistas estrangeiros.
Desses, 18,6% escolheram o Brasil como destino de aventura devido a sua rica oferta do turismo de natureza. O estudo ainda apontou que 65,9% das empresas de turismo no país atuam com este mercado, e o que o ecoturismo representa 59,3% do faturamento delas.
Brasil é o Principal Destino de Ecoturismo do Mundo
O mercado global de ecoturismo alcançou o valor de US$ 181,1 bilhões somente no ano passado, e espera-se que ele ainda crescerá em uma taxa anual de 13,4%, alcançando US$ 331,62 bilhões até 2027.
Um dos países favoritos que se destaca como principal destino de ecoturismo no mundo é o Brasil, rico em biodiversidade, que ocupa a primeira posição em uma lista de 50 países avaliados, com 94,9 pontos.
Centro-Oeste Puxa Crescimento Nacional do Ecoturismo
Dentre os estados brasileiros que mais puxam a carruagem do ecoturismo nacional, o Mato Grosso lidera com 85,9% das empresas atuantes do segmento, seguido do Maranhão (83,9%), Mato Grosso do Sul (83%) e Goiás (81%).
No Mato Grosso do Sul, por exemplo, cerca de 70% do faturamento dessas empresas vem justamente desse mercado, com sua rica natureza e paisagens exuberantes.
Hospedagens e Atrativos das Regiões
No quesito hospedagens, elas também têm seu crescimento afetado pelo aumento das demandas de ecoturismo pelo país. O levantamento mostra que 65,5% dos alojamentos atuam com ecoturismo, uma média de sete a 10 alojamentos, os quais representa 58,7% do faturamento da região.
Dentre os passeios mais procurados pelos turistas estão caminhadas e trilhas, observação da vida silvestre, cicloturismo e montanhismo.
Com informações do SEBRAE
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.