O Brasil deve ter voos diretos para a Arábia Saudita ainda este ano. A informação foi confirmada pelo vice-ministro do país, sultão M. Al Mussallam, ao ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino.
Os dois selaram o compromisso de abertura da nova rota durante uma feira internacional de turismo em Madri, na última quinta-feira, 25 de janeiro.
O voo deve ser operado pela Saudia Airlines, companhia aérea saudita. Os detalhes sobre as rotas devem ser definidos numa reunião marcada para março, de acordo com o sultão.
Brasil e Arábia Saudita têm um acordo bilateral de serviços aéreos desde 2022, pré-requisito para a criação de voos entre os dois países.
Aqui você encontra:
Saudia Airlines
A companhia aérea saudita é baseada na cidade de Jeddah, o maior centro urbano da costa do país e sua segunda maior cidade.
Também tem bases em Riad, a capital e maior cidade da Arábia Saudita, além de Damman – que fica na região oriental do país.
A Saudia é uma das maiores companhias aéreas do Oriente Médio, faz parte da aliança SkyTeam e da Arab Air Carriers Organization, aliança regional de empresas árabes com sede no Líbano.
Faz voos domésticos para 25 cidades e tem 47 rotas internacionais na Europa, Oriente Médio, Ásia e América do Norte.
A empresa começou como Saudi Arabian Airlines em 1945, com um único bimotor DC-3 (Dakota) HZ-AAX oferecido de presente ao rei Abdul Aziz pelo presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt.
Hoje a Saudia tem 152 aeronaves, incluindo as mais recentes e avançadas de grande porte: B747-400s, B787, B777-300, Airbus A320 e A330.
A Saudia aderiu formalmente à aliança SkyTeam, em 29 de maio de 2012, como 16º aérea da aliança global e primeira do Oriente Médio. Na ocasião também foi rebatizada, adotando o nome antigo de “Saudia”.
Seu programa de fidelidade, Alfursan, foi criado para presentear os passageiros mais fiéis, que além de passagens aéreas gratuitas recebem descontos em cadeias de hotéis, locadoras de carro e outros serviços oferecidos por parceiros da companhia.
Conexões Brasileiras
Segundo o ministro do turismo brasileiro, Celso Sabino, em entrevista à CNN, o governo tem se esforçado para ampliar a conectividade aérea do país e facilitar o acesso de turistas estrangeiros ao Brasil.
Nos últimos seis meses, de acordo com Sabino, cerca de 20 novos voos internacionais foram criados ou recriados para cidades brasileiras. Um deles é o Brasília-Santiago, rota inédita que vai ser operada pela chilena Sky Airlines.
Na feira internacional de turismo na Espanha o ministro participou ainda de reuniões com a Air Europa, para definir novos voos entre a Espanha e o Brasil.
E também com a maior operadora italiana de turismo, a Alpitour, em negociações para o criação de um novo voo direto entre a Itália e o Brasil, pela empresa aérea Neos.
Ainda segundo Sabino, “para cada estrangeiro que vem ao Brasil, dois brasileiros vão ao exterior. A nossa balança é extremamente desequilibrada. É muito importante, neste momento em que o Brasil ressurge no mundo e fortalece sua economia, ter mais estrangeiros chegando ao país. Para isso, a promoção no exterior é fundamental”.
Em conversa com a CNN, o embaixador dos Emirados Árabes no Brasil, Saleh Alsuwaidi, disse esperar a volta dos voos São Paulo-Abu Dhabi, pela Etihad, em breve.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.