Beabá dos Pontos: O que são programas de fidelidade, pontos e milhas?

0
Beabá dos Pontos: O que são programas de fidelidade, pontos e milhas?
Banner-Livelo.png

O universo dos pontos e milhas é fascinante e sempre há algo novo para aprender. Neste artigo, dedicado a quem está dando os primeiros passos, explicamos o que são programas de felidade e de onde vieram.

Programas de Fidelidade

Aparentemente já no Egito antigo existiam programas de recompensas, mas o primeiro programa de fidelidade moderno que se tem notícia data de 1793 quando um comerciante de Sudbury, New Hampshire – Estados Unidos, começou a recompensar os clientes com “tokens de cobre”. A partir daí a ideia foi copiada e se espalhou pelos Estados Unidos.

Dando um salto na história, chegamos aos programas de fidelidade aéreos que, sem surpresa nenhuma, também tiveram início nos Estados Unidos. O primeiro programa que usava milhas como moeda de recompensa foi criado em 1979 pela Texas International Airlines que alguns anos depois foi incorporada pelo Continental Airlines.

De lá para cá os programas sofreram uma tremenda transformação para chegarmos ao ponto onde estamos hoje no qual até mesmo o conceito de fidelidade (de ambas as partes) é bastante questionável.

No Brasil em particular, os programas de fidelidade seguiram para um caminho próprio diferenciando-se do resto do mundo de tal forma que se tornou extremamente fácil acumular pontos e milhas. Porém, fazer bom uso desses pontos já é outra estória!

De maneira simplificada pode-se dizer que um programa de fidelidade ou recompensas é um mecanismo no qual uma empresa reconhece a lealdade de seus clientes para com seus produtos ou serviços e os recompensa por isso. Essa recompensa vem na forma de passagens aéreas, no caso da empresas aéreas, ou produtos e descontos nas empresas que vendem bens e serviços.

Pontos e Milhas

Mas, afinal de contas o que são pontos e milhas? Tudo começou com as milhas aéreas, onde para cada voo o passageiro acumula um determinado número de milhas que, posteriormente, podem ser trocadas por passagens. Em artigos futuros exploraremos todos os detalhes sobre como acumular e usar estas milhas.

Posteriormente vieram os pontos e estes estão relacionados aos cartões de crédito e aos programas de relacionamento de lojas e prestadores de serviços. Aqui o número de pontos a serem acumulados é baseado em quanto se gasta. Assim como no caso das milhas, em artigos futuros iremos esmiuçar o universo dos pontos.

Vale notar que hoje em dia as palavras milhas e pontos são usadas como sinônimos, embora a expressão pontos vem se popularizando cada vez mais.

Caso você tenha sugestões de tópicos para o Beabá dos Pontos, entre em contato conosco através do info@pontospravoar.com ou então através de nosso Instagram ou Twitter.

Para Saber Mais

Para ler outros artigos da nossa série de educação milheira Beabá dos Pontos, clique aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.