A indústria aérea precisa dar um passo a mais em sua transição ambiental, como parte de sua contribuição para cumprir os objetivos do Acordo de Paris, que busca limitar o aquecimento global abaixo de +2ºC. Por este motivo, a Air France está lançando o programa “Air France ACT”, que define a nova estratégia da companhia de redução das emissões de CO2.
Segundo a empresa, a sua estratégia está baseada em três prioridades:
- Prioritariamente, reduzir as emissões diretas geradas pelas operações da Air France.
- Reduzir emissões indiretas.
- Adicionalmente, apoiar projetos que absorvam CO2 da atmosfera.
30% Menos Emissões de CO2 até 2030 Comparado a 2019
A nova trajetória de descarbonização mira uma redução de 30% nas emissões de CO2 por passageiro/km até 2030 comparada a 2019.
Este objetivo exclui as ações de compensação, de modo a considerar apenas o que exclusivamente reduz emissões diretas e indiretas. Corresponde a uma redução de 12% nas emissões totais da companhia entre 2019 e 2030, em linha com as mudanças esperadas de atividade, após uma diminuição de 6% alcançada entre 2005 e 2019.
Emissões Líquidas Zero até 2050
De acordo com as informações divulgadas, até 2050 a Air France busca alcançar emissões líquidas zero, ou seja, uma redução drástica em suas emissões de CO2 combinadas com contribuições a projetos que removerão da atmosfera uma quantidade de CO2 equivalente a emissões residuais a cada ano.
Cinco Prioridades para Reduzir e Evitar Emissões de CO2
Para alcançar seus objetivos de descarbonização, a Air France irá:
- Renovar sua frota com aeronaves de nova geração mais eficientes em consumo de combustível, emitindo até 25% menos CO2, e uma pegada de ruído, em média, 33% menor.
- Ampliar o uso de combustível sustentável de aviação.
- Aprimorar as técnicas de eco-piloting que incluem o taxiamento usando apenas um dos motores sempre que possível, dar preferência a vias aéreas otimizadas usando inteligência artificial e descida contínua em cooperação com as autoridades de controle de tráfego aéreo.
- Introduzir um catering mais responsável para reduzir a pegada de carbono. Em voos e nos lounges, a Air France favorece produtos locais e sazonais sempre que possível.
- Desenvolver o transporte intermodal para oferecer alternativas de locomoção de baixo carbono para viagens de curta distância, notadamente reforçando a parceria entre a Air France e a SNCF, empresa de trens da França.
Veja abaixo o vídeo produzido pela Air France para apresentar a sua estratégia ambiental para os próximos anos.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre empresas aéreas que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.