O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, está próximo de obter a permissão para operar voos internacionais, após avanços no processo junto a órgãos competentes. A internacionalização promete impulsionar o turismo e os negócios na região, conectando Mato Grosso a novos mercados em países vizinhos.
O Aeroporto Cuiabá ainda não possui permissão para operar voos internacionais, mesmo após a reforma e modernização concluídas em julho de 2024. Entretanto, avanços recentes indicam que o terminal está próximo de obter a permissão.
A internacionalização do aeroporto é um sonho antigo dos cuiabanos e de toda a população de Mato Grosso. Segundo a Centro-Oeste Airports (COA), concessionária responsável pelo terminal, o processo segue em andamento junto aos órgãos competentes. O aeroporto já conta com aprovação de entidades como a Polícia Federal e o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária).
Celeridade
O senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura, intensificou os esforços em novembro para acelerar a conclusão do processo. Em reuniões com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil ) e representantes da COA, o parlamentar buscou entender quais etapas ainda estão pendentes.
Fagundes, ressaltou que a internacionalização permitirá explorar novas rotas comerciais, especialmente com o mercado andino, que abrange cerca de 180 milhões de pessoas.
“Estamos falando de um sonho de décadas, tanto para os cuiabanos quanto para toda a população de Mato Grosso”, destacou.
A diretora da ANAC, Mariana Olivieri Caixeta Altoé, garantiu que o órgão está comprometido com a agilidade no processo.
“Assim que os documentos da Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa e Vigiagro forem recebidos, temos total interesse em dar andamento o mais rápido possível”, afirmou.
Próximos Passos e Expectativas
De acordo com Marco Aurélio, diretor da COA, “o processo de internacionalização está praticamente finalizado, restando apenas ajustes burocráticos”. Assim que o processo for concluído, o Aeroporto de Cuiabá estará apto a operar voos internacionais, impulsionando o turismo e os negócios na região.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, também destacou a relevância do terminal para conectar o estado ao mercado internacional e fomentar o crescimento econômico.
Enquanto isso, os cuiabanos aguardam ansiosamente a concretização desse marco, que promete colocar Mato Grosso no mapa da aviação internacional e aproximar o estado de novos mercados globais.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.