Poucos são aqueles que ficam indiferentes durante o voo quando a tal da turbulência ocorre. Mas será que existem locais no avião onde se chacoalha menos? Pensando nisso, vamos olhar quais são os melhores assento no avião para se evitar, ou pelo menos, minimizar os efeitos da turbulência.
As Causas da Turbulência
Antes de mais nada é preciso deixar claro que, por mais intensa que seja, até hoje não há um único registro de que turbulência tenha sido a causa da queda de um avião. Obviamente, isso não quer dizer que o assunto não seja sério.
Vira e mexe aparecem fotos de aviões que passaram por zonas de intensa turbulência, onde as cabines ficaram literalmente de pernas para o ar. Infelizmente, nestes casos sempre temos alguns feridos, que são aqueles que por uma razão ou outra estavam com os cintos desafivelados.
Mas voltando às causas da turbulência, na grande maioria das vezes ela acontece quando há alguma mudança brusca no ar por onde o avião está passando. Por exemplo, pode ser quando uma corrente de ar fria se choca com uma corrente de ar quente. Ou quanto duas correntes de ar colidem.
Outra razão para a ocorrência da turbulência é quando os aviões passam sobre grandes formações rochosas no solo. Isso acontece porque o vento, ao bater nessas formações, é direcionado para cima. Quem já foi para Santiago do Chile sabe muito bem do que estou falando.
Os Melhores Assentos do Avião para se Evitar a Turbulência
Os melhores assentos do avião para se evitar os efeitos da turbulência são aqueles que ficam sobre as asas ou na parte dianteira da aeronave. Apelando um pouco para a física, isso tem a ver com o fato de que o centro de gravidade das aeronaves ficam exatamente na região das asas, daí a estabilidade.
Se quanto mais à frente menos se sente a turbulência, quanto mais ao fundo pior é a sensação. Quanto mais longa for a aeronave, pior é a sensação de balanço que se tem. Aviões de fuselagens longas como o A321, o B777-3000 e o A340-600 são os melhores exemplos do que eu estou falando.
Inclusive, para quem tem medo de voar, evitar o fundão é sempre uma boa maneira de se ter um voo um pouco mais agradável. Quem já viajou no fundo de em um B777-300 já deve ter notado que há um constante balanço horizontal, que fica ainda mais evidente nos momentos de turbulência.
Compartilhe conosco nos comentários, qual área do avião você prefere sentar?
Caso você tenha curiosidade em saber quais são as rotas mais turbulentas do mundo, leia este artigo.
Atenção: Esse artigo foi originalmente publicado em outubro de 2020 e atualizado em outubro de 2021.
Para Saber Mais
Clicando aqui você encontra outras notícias em nosso site.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.