Voando na classe executiva do B777-300 da LATAM entre Madri e São Paulo

8
Voando na classe executiva do B777-300 da LATAM entre Madri e São Paulo
LATAM B777-300
 gif-ppvex-online-OK.gif

Recentemente eu tive a oportunidade de viajar na classe executiva do B777-300 da LATAM entre Madri e São Paulo. Veja no texto abaixo como foi minha experiência e também algumas considerações sobre o serviço.

Check-in

A minha viagem teve início em Londres e eu tinha dois bilhetes separados. Um deles com a British Airways para ir até Madri e o outro com a LATAM para seguir viagem até São Paulo.

Eu emiti a passagem da LATAM com pontos Iberia (falo sobre isso no final) e quando eu recebi os detalhes da reserva, não constava o localizador da LATAM. Como eu gostaria de reservar o meu assento, liguei para a Iberia e me enviaram os dados por email.

Check-in e área de embarque

Para minha surpresa, mesmo com o localizador dito ser da LATAM, eu não consegui marcar o meu assento através do site. Tive que ligar na central de atendimento para que um funcionário então fizesse a marcação.

No dia do voo, outra surpresa, não era possível fazer o check-in online. Nesse momento fiquei preocupado, pois quem conhece o Aeroporto de Madri sabe que é uma mini viagem ir do Terminal 4S até o terminal principal, onde eu teria que em tese fazer o meu check-in.

Check in LATAM no Terminal 4S em Madri

A boa notícia é que a LATAM tem um guichê de atendimento na área segura do Terminal 4S e ali mesmo fizeram o meu check-in. Porém, se eu estivesse viajando com bagagem despachada, eu teria que fazer imigração, pegar minhas malas, fazer check-in, imigração novamente e então voltar para o Terminal 4S.

Isso porque tanto a British Airways quanto a Iberia não despacham as malas dos passageiros até o destino final a não ser que a viagem toda esteja em um único e-ticket/localizador.

Detalhes do Voo

  • Rota: Madri – São Paulo
  • Aeronave: B777-300
  • Poltrona: 6L
  • Horário de Partida: 23:25h
  • Horário de Chegada: 04:40h
  • Duração do Voo: 10:15h

Nota: Os horários de partida e chegada acima são em hora local.

Embarque

O embarque aconteceu no horário previsto e foi feito por grupos, com as prioridades embarcando primeiro.

Passageiros da classe executiva e status no LATAM Pass e nas empresas parceiras embarcaram no Grupo 1.

Ponto positivo para a LATAM neste quesito, pois ao contrário do que vemos em outras empresas, nada de tumulto!

Classe Executiva do B777-300 da LATAM

Layout da Cabine

Abaixo você confere o mapa de assentos da classe executiva do B777-300 da LATAM:

Mapa de assentos

A cabine da classe executiva tem a configuração 1-2-1 e para os viajantes solos, os assentos da janela são os melhores. E dentre estes, os ímpares são os que oferecem maior privacidade.

Já para quem viaja acompanhado, os assentos do meio são os melhores e os ímpares são os que deixam os passageiros mais próximos, além de dar um pouco mais de privacidade em relação ao corredor.

Assentos

Os assentos da classe executiva do B777-300 são os mais modernos que a LATAM têm em sua frota e são muito bons. Não deixam nada a desejar em relação à grande maioria das empresas aéreas mundo afora.

Visão geral do assento

Quando cheguei em meu assento o travesseiro, manta e kit de amenidades já estavam lá.

Na parte traseira inferior do assento da frente, há este espaço que funciona como a parte final da cama quando o assento está na posição flatbed. Durante partes do voo, é possível usar o espaço para se guardar objetos pessoas, como bolsas por exemplo.

Assento do B777-300

Os controles do assento são de fácil acesso e bem simples de serem operados. Aliás, acho bem elegante esse detalhe da parte superior do console que dá a impressão ser de mármore.

Controles do assento

Como pode ser visto acima, ao fundo há um controle mais completo com todas as funções da poltrona, já na borda temos quatro comando de fácil acesso para quem está com a poltrona na posição cama.

Há um bom espaço porta trecos na parte de traz do console principal, mas que não oferece proteção durante a noite enquanto se está dormindo.

Espaço para objetos pessoais

Há também esta outra caixa que pode ser usada para se armazenar carteira e passaporte, por exemplo. Porém, também fica desprotegida durante a noite.

Porta trecos

A tomada e entrada USB também tem acesso fácil, como pode ser visto na foto abaixo.

Tomadas e entrada USB

O assento conta também com uma luz de leitura, além de luz principal que fica no teto.

Luz de leitura individual

A mesa do assento fica no console principal e tem bom tamanho, inclusive para se trabalhar.

Mesa

É grande o suficiente para se colocar um notebook com mouse, caso seja necessário.

Mesa já com a toalha para o jantar

Na hora de dormir o assento vira uma cama com mais de 1.80m de comprimento e com boa largura. Além da manta e do travesseiro, ambos de bom tamanho, há ainda um forro para se colocar sobre o assento que o torna um pouco mais confortável.

Assento na posição cama

Aqui fica claro o que eu disse no início de que os assentos ímpares oferecem maior privacidade. Neles, no momento de dormir, o passageiro fica próximo das janelas e tem o console separando-o do corredor.

Por último, mais uma foto do assento onde é possível ver todo o espaço disponível.

Visão geral do assento

Banheiro

O banheiro é bem pequeno e havia à disposição dos passageiros o de sempre: sabão, lenços e hidratante para as mãos.

Banheiro

Mesmo no final do voo o mesmo ainda está em ordem. Ponto positivo para a tripulação.

Banheiro

Kit de Amenidades

O kit de amenidades é bem completo e oferece os produtos de sempre:

Kit de amenidades e chinelos

Basta e escova de dentes
Creme hidrante para as mãos
Protetor labial
Meias
Máscara
Plug para os ouvidos
Caneta

Conteúdo do kit de amenidades

Um detalhe que considero positivo é que a LATAM também oferece chinelos para os passageiros, evitando assim ter que colocar os sapatos para se ir ao banheiro durante a viagem.

Serviço de Bordo

Agora vamos falar do que eu considero ser a parte mais fraca do produto da LATAM, o serviço de bordo. Nesse quesito, na minha opinião, a empresa deixa muito a desejar em relação a seus concorrentes.

A tripulação, no entanto, fez um ótimo trabalho. Todos muito atenciosos e simpáticos durante todo o voo.

Jantar

Mesmo com a pandemia já fazendo parte do passado e o serviço de todas as empresas aéreas de volta ao normal, a LATAM ainda não ofereceu, ao menos neste voo em particular, drink de boas vindas a bordo nem a toalhas umedecidas. Entendo que são pequenos detalhes, mas impactam a experiência do passageiro.

Menu do jantar

O menu já estava na poltrona no momento do embarque e ainda antes da decolagem os comissários anotaram a opção de jantar de cada passageiro que era carne, pasta ou uma salada fria!

Opção de jantar

O serviço é único, com entrada, prato principal e sobremesa trazidos juntos. Aliás, a entrada era uma seleção de queijos e nada de verdes! O tamanho da porção em si era bom e a carne estava saborosa.

Chama atenção também que, ao contrário do que fazem outras empresas, não foi oferecido uma rodada de drinks antes do serviço e mesmo durante o jantar, caso o passageiro quisesse tomar algo mais, era necessário solicitar aos comissários. Tampouco foi oferecido café ou chá após o jantar.

Veja que neste voo que decola às 23:25h, um serviço rápido é até bom para quem quer descansar. Mas num outro voo que fiz com a companhia recentemente, com decolagem às 17:50h, o serviço foi exatamente igual ao descrito assim.

Café da Manhã

No momento que a tripulação anota as opções de jantar eles já pedem aos passageiros para fazerem suas escolhas do café da manhã.

Menu do café da manhã

Acho essa iniciativa bem interessante, pois torna o café da manhã mais rápido e permite aos passageiros alguns minutos extras de sono antes que se acendam as luzes da cabine.

Café da manhã

Para mim que não sou um grande fã de café da manhã em avião, o serviço estava bom, ainda que me pareceu um pouco exótico oferecer abobrinha!

Omelete como prato principal

Entretenimento a Bordo

No geral, o sistema de entretenimento é muito bom. A tela tem um tamanho ótimo e responde muito bem ao toque.

Sistema de entretenimento

A variedade de filmes, na minha opinião, atende bem às necessidades dos passageiros que buscam alguma distração durante o voo.

Opções de filmes

O fone de ouvido tem boa qualidade e elimina quase todo o ruído da cabine.

Fone de ouvido

Além da tela, o passageiro tem um controle remoto de fácil acesso na parte traseira do console.

Controle remoto da tela

Para encerrar, o vídeo de segurança a bordo é bem legal! Confira-o abaixo.

Como Reservar

É possível comprar as passagens diretamente no site da LATAM ou usar pontos LATAM Pass, lembrando que a empresa não tem uma tabela fixa de emissões e a quantidade de pontos varia de acordo com o preço de uma passagem pagante.

No meu caso, eu fiz a reserva com pontos do Iberia Plus. Foram necessários 77 mil pontos e £20,70 (R$ 126) em taxas para uma passagem apenas de ida. Veja que, para o mesmo trecho, um reserva para se voar com a Iberia custa 42,500 pontos (ou Avios) em baixa estação.

Infelizmente, não havia disponibilidade para voar com a Iberia e tive que ir com a LATAM, mesmo custando mais.

Tome Nota

A LATAM não deixa absolutamente nada a desejar no que diz respeito aos assentos e à tripulação, que foi bastante profissional e simpática durante todo o voo.

Na minha opinião, o que precisaria ser melhorado para oferecer uma melhor experiência aos passageiros é o serviço de bordo. Entendo que são detalhes, mas que no conjunto fazem falta.

Para Saber Mais

Para ler outros reviews de voos publicados no Pontos pra Voar, clique aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.