Há algumas semanas eu tive a oportunidade de viajar na classe executiva de um B767 da LATAM, em um voo entre São Paulo e Lisboa. A viagem foi, acima de tudo, um choque de realidade que me fez ver o quanto as cabines de classe executiva evoluíram nos últimos anos.
Aqui você encontra:
Check-in
Falarei sobre isso com maiores detalhes abaixo, mas como o meu bilhete havia sido emitido através do Iberia Plus com Avios, eu não consegui fazer o check-in online e tive que fazê-lo diretamente no aeroporto.
Quando cheguei não havia fila alguma, apenas uma pessoa na minha frente, e em menos de 5 minutos eu já estava com o meu cartão de embarque em mãos.
Assim como no voo que fiz de Madri para São Paulo, também emitido com Avios do Iberia Plus e voando LATAM, não consegui marcar o assento online. Como eu já sabia de ante-mão o que me esperava, nem procurei ligar para a LATAM para reservar o meu assento.
Enfim, a funcionária do check-in, bem simpática e sorridente, me disse que nem iria me perguntar qual assento eu queria, pois eu era o último passageiro a fazer o despacho e só havia o meu lugar sobrando já que a cabine estava lotada.
Felizmente, eu estava alocado no 1J que, na minha opinião, faz parte do grupo dos melhores assentos da executiva do B767-300 da LATAM. Ainda que tenha um pouco de ruído vindo da galley, os assentos da primeira fila são os que oferecem mais espaço. Além disso, são os mais práticos para quem está sentado na janela e precisa levantar durante a noite.
Detalhes do Voo
- Rota: São Paulo – Lisboa
- Aeronave: B767-300
- Poltrona: 1J
- Horário de Partida: 17:55h
- Horário de Chegada: 06:15h
- Duração do Voo: 09h30min
Nota: Os horários de partida e chegada acima são em hora local.
Embarque
O embarque em São Paulo foi super tranquilo, começou no horário e organizado por grupos, sendo que as prioridades embarcaram antes.
Passageiros da classe executiva e status no LATAM Pass e nas empresas parceiras embarcaram no Grupo 1.
Classe Executiva do B767 da LATAM
Layout da Cabine
Na sequência você confere o mapa de assentos da classe executiva do B767 da LATAM:
A configuração é 2-2-2, o que significa que quem viaja na janela precisa “pular” o colega do lado durante a noite caso queira ir no banheiro ou simplesmente estivar as pernas.
A cabine de classe executiva conta com 30 assentos distribuídos em 5 filas. Embora o Seatguru sugira para evitá-los devido ao possível ruído vindo da galley, eu considero os assentos da primeira fila os melhores em termos de espaço.
Assentos
Antes de avançar no tópico deixo claro que a LATAM já tem planos de aposentar essa executiva com os B767 de passageiros sendo convertidos em aviões de carga. Inclusive, como publicamos neste artigo, em novembro o B787-9 assumirá a rota entre São Paulo e Lisboa, trazendo uma melhora significativa no produto oferecido.
Conforme eu indiquei no título do artigo, viajar na classe executiva do B767 da LATAM é voltar no tempo para se dar conta de o quanto as poltronas de classe executiva evoluíram nos últimos anos.
Estes assentos, que um dia foram o que havia de melhor, hoje estão ultrapassados e visto por muitos como desconfortáveis. Mas, acima de tudo, eles mostram o quanto a indústria evoluiu tecnologicamente a ponto de oferecer mais espaço e conforto com o mesmo espaço.
Os assentos estão distribuídos na configuração 2-2-2 e se você viaja sozinho e gosta da janelinha, terá que pular o colega do lado caso queira esticar as pernas durante a noite. Já se você viaja acompanhado, isso não é um problema.
Quando cheguei no meu lugar, a garrafa de água, o travesseiro, o forro e manta para o assento já estavam lá.
Em comparação com os assentos atuais, a grande falta que senti são de espaços para guardar objetos pessoais. Eles simplesmente não existem!
Os comandos para operar o assento são de fácil acesso e simples de serem utilizados. Além disso, as poltronas contam com uma luz de leitura que fica na parte superior do assento. Já a mesinha, que tem um tamanho relativamente bom, fica guardada do lado do assento.
Por último, na foto acima, o assento na posição horizontal pronto para algumas horas de sono
Banheiro
O banheiro é pequeno e havia à disposição dos passageiros o de sempre: sabão, lenços e hidratante para as mãos. Esteve limpo durante todo o voo, pelo menos nos momentos que fui utilizá-lo estava em ordem.
Kit de Amenidades
Deu zebra! Quem lembra desse kit de amenidades? Brincadeiras à parte, eu gosto dele porque a bolsa é de bom tamanho para se colocar trecos quando viajamos.
Já falei em outros reviews e repito que gosto do fato da LATAM oferecer os chinelos, pois andar de meia nos corredores da aeronave e ir no banheiro é um no no, certo?
Quanto ao kit de amenidades, ele veio com:
Creme hidratante
Lenço umedecido
Plug para os ouvidos
Escova e pasta de dentes
Caneta
Meias
Máscara para os olhos
Serviço de Bordo
O serviço de bordo foi bem parecido com aquele que tive no meu voo de Madri para São Paulo, cujo link eu postei acima. Não foi oferecido drink de boas-vindas a bordo e a toalha umedecida também não foi distribuída antes do jantar ou café da manhã.
A tripulação foi bem simpática, sendo mais uma vez o grande diferencial do produto LATAM. No entanto, algo curioso aconteceu no voo.
Por volta das 19:30h uma comissária se dirigiu à minha colega de assento e simplesmente fechou todas as janelas dizendo que era para evitar a claridade ao amanhecer. A moça, coitada, que estava curtindo o visual da costa brasileira antes de começarmos a cruzar o Atlântico, ficou claramente desapontada.
Achei a atitude desproporcional e bastava a comissária ter pedido a ela que baixasse a janela antes de dormir e, no pior dos casos, se ela esquecesse de fazê-lo, em poucos segundos alguém resolveria o caso!
Jantar
Pouco antes da decolagem o menu foi distribuído pela tripulação e na sequência começaram a anotar os pedidos dos passageiros.
Haviam duas opções de prato e também dois tipos de salada para quem quisesse algo mais rápido. Falando em salada, acho um pouco exótico a LATAM servir uma seleção que queijos como prato de entrada.
Quanto às bebidas, foi servido uma rodada e depois cada um deveria solicitar caso quisesse um refil para terminar o jantar. Acho que teria sido mais fácil se a tripulação passasse novamente com o carrinho pela galley.
Eu tomei uma taça de champanhe, que estava gelada como deve ser, diga-se de passagem, e quando solicitei um refil fui informado que já havia acabado!
No que diz respeito ao jantar, eu optei pela carne que estava bem saborosa. A propósito, era muito parecida com o que estava sendo servido no lounge!
Café da Manhã
A LATAM tem um procedimento bem interessante para o café da manhã que otimiza o tempo de sono na cabine. Antes do jantar os passageiros marcam o que irão querer para o café da manhã e assim que o serviço começa, horas depois, a bandeja vem pronta.
No caso deste voo, o serviço começou 1 hora antes da aterrisagem, o que é excelente! Eu optei pelo omelete, que estava bom.
Aliás, alguém vê alguma similaridade entre o prato principal do jantar e do café da manhã?
Entretenimento a Bordo
O sistema de entretenimento a bordo é tão antigo quando as poltronas. As telas são pequenas e pelo fato de eu estar na 1J, a tela ficou ainda mais pequena por estar longe.
Os fones de ouvido atendem bem às necessidades dos passageiros e o controle remoto é de fácil acesso.
Quanto à programação em si, achei que dá conta do recado em relação ao tempo de voo e acredito que todos conseguem encontrar algo para manterem-se entretidos por algumas horas.
Como Reservar
É possível comprar as passagens diretamente no site da LATAM ou usar pontos LATAM Pass, lembrando que a empresa não tem uma tabela fixa de emissões e a quantidade de pontos varia de acordo com o preço de uma passagem pagante.
No meu caso, eu fiz a reserva com pontos do Iberia Plus. Foram necessários 77 mil pontos e £9,80 (R$ 59,22) em taxas para uma passagem apenas de ida.
Tome Nota
Como dito ao longo do artigo, voar na classe executiva do B767 da LATAM é relembrar o quanto as cabines evoluíram nos últimos anos. Felizmente, em breve os passageiros da rota São Paulo – Lisboa poderão curtir um produto mais moderno em suas viagens com a chegada do B787-9.
Mais uma vez, o grande diferencial da viagem foi a tripulação, ficando o serviço de bordo oferecido abaixo dos padrões que se esperaria na classe executiva de um voo intercontinental. Num momento onde a LATAM cobra tanto quanto as concorrentes nos voos para a Europa, o serviço de bordo deveria estar nos mesmos níveis!
A foto acima é do avião que viajei, em solo português, com desembarque na remota.
Para Saber Mais
Para ler outros reviews de voos publicados no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.