Vários cemitérios ao redor do mundo ficaram famosos por diferentes razões. Visitar estes locais, uma tendência inusitada, combina história, cultura e arquitetura em destinos icônicos como Père Lachaise, em Paris, e La Recoleta, em Buenos Aires. Esses locais não apenas abrigam personalidades ilustres, mas também oferecem experiências únicas, como o colorido Merry Cemetery, na Romênia, e o memorial cinematográfico Hollywood Forever, em Los Angeles.
Alguns possuem construções arquitetônicas milenares, enquanto outros abrigam os restos mortais de algumas das maiores personalidades da filosofia, música, artes e entretenimento. Por isso, separamos neste artigo os 8 cemitérios mais famosos do mundo para quem quer conhecer mais!
Cemitérios Mais Famosos do Mundo
Arlington National Cemetery – Washington DC, Estados Unidos
Construído na antiga residência do presidente George Washington, este talvez seja um dos cemitérios mais tradicionais do mundo. Por ser militar, as lápides homenageiam soldados americanos mortos em Guerras e há cerca de 400 deles enterrados no local.
Inclusive, o Túmulo do Soldado Desconhecido é um monumento dedicado a todos os soldados que não tiveram seus corpos reconhecido e é um dos mais visitados pelos turistas. Lá também estão enterrados membros da tradicional família Kennedy, incluindo o ex-presidente John Kennedy e Jacqueline Onassis.
Père Lachaise – Paris, França
Um dos cemitérios mais conhecidos do mundo e o mais famoso da França, o Père Lachaise foi inaugurado em 1804 e tem uma área de 44 hectares. Várias personalidades ilustres se encontram neste local como Jim Morrison, Édith Piaf, Chopin, Oscar Wilde, Proust e Allan Kardec, por exemplo.
Além disso, o local conta com diversas artes barrocas e jardins belíssimos.
Highgate Cemetery – Londres, Reino Unido
O cemitério londrino é talvez, de longe, um dos mais belos em arquitetura. Com construções imponentes, o local abriga o famoso sociólogo Karl Marx, no setor reservado para os banidos da Igreja Anglicana.
Porém, se fantasmas te assustam, é melhor passar longe! O cemitério tem fama de mal-assombrado e em décadas passadas algumas pessoas alegaram ter encontrado túmulos abertos e vistos fantasmas circulando por ali.
La Recoleta – Buenos Aires, Argentina
Um local de arquitetura neoclássica, de verdadeiras obras de arte e bonitos jardins. Esse é o cemitério de La Recoleta, localizado no bairro de mesmo nome, um dos mais nobres e bonitos da capital Argentina.
O cemitério é moradia de algumas figuras ilustres locais, de ex-presidentes a músicos e escritores, mas o que atrai mais visitantes certamente é o da ex-primeira dama, Eva Perón.
Merry Cemetery – Sapanta, Romênia
Você já imaginou um cemitério “alegre”? Este é o conceito carregado pelo Merry Cemetery, na Romênia. Os túmulos são coloridos e bem-humorados, decorados com uma arte primitiva que descrevem a vida e obra dos enterrados lá.
Por essa característica tão marcante, o local se tornou um dos principais destinos do turismo de cemitérios do mundo.
Cemitério Monumental de Staglieno – Gênova, Itália
Com uma área de 1km², o Cemitério Monumental de Staglieno é um dos maiores do continente europeu. Seus túmulos são famosos por terem sido esculpidos e criados por artistas reconhecidos como Leonardo Bistolfi, Augusto Rivalta, Giulio Monteverde e Edoardo Alfieri. Inclusive, há uma réplica do Panteão de Roma.
A banda de rock britânica Joy Division utilizou um dos túmulos – o da família Appiani – como capa de seu álbum “Closer”.
Antigo Cemitério Judeu – Praga, República Tcheca
Esse é para quem gosta de história. O Antigo Cemitério Judeu tornou-se um memorial em homenagem à comunidade judaica, muito porque, estando eles reclusos no bairro de Josefov, só podiam enterrar seus mortos ali.
A grande questão foi que isso se tornou um problema, provocando a superlotação do cemitério, com a sobreposição das tumbas por camadas de terra. Por isso, hoje são cerca de 12 mil lápides “aparentes”, mas sepultados de fato são 200 mil pessoas.
Hollywood Forever – Los Angeles, EUA
Como o próprio nome diz, este cemitério abriga os restos mortais de astros do cinema e da cultura norte-americana como Rodolfo Valentino, Douglas Fairbanks e Tyrone Power. Além de artistas da música como o beatle George Harrinson e o roqueiro Johnny Ramone – seu mausoléu tem o formato de uma guitarra.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.