Nesta quarta-feira (1), os diretores da Anvisa decidiram que não é mais obrigatório o uso de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. Em reunião, os cinco diretores consideraram a diminuição dos casos de Covid-19 e decidiram por um fim do uso.
O diretor Daniel Pereira afirmou que:
“No atual contexto nacional e internacional da doença, tivemos diminuição nos casos de óbitos. O número de novos casos também vem representando queda na Semana Epidemiológica, com redução de quase 90% entre novembro e janeiro. O número de casos também é inferior em comparação ao registrado em novembro de 2022, quando o uso de máscaras voltou à obrigatoriedade em aeronaves e aeroportos, e o de óbitos é inferior ao registrado em agosto (quando a Anvisa flexibilizou o uso de máscara)”.
Algumas medidas ainda serão mantidas, como a disponibilização de álcool em gel nos aeroportos e aeronaves, procedimentos de limpeza e desinfecção, e o desembarque por fileiras. Contudo, conforme as orientações gerais da Organização Mundial de Saúde (OMS), revisadas no último mês, as máscaras são recomendadas para “qualquer pessoa em espaço lotado, fechado ou mal ventilado”.
Na presença de caso suspeitos de Covid-19, as empresas aéreas devem fornecer máscara para o passageiro que apresentar sintomas.
Mudanças nas Determinações
- Agosto de 2022 – O uso das máscaras deixou de ser obrigatório, conforme publicamos aqui.
- Novembro de 2022 – A Anvisa determina a volta da utilização obrigatória, confira aqui.
- Março de 2023 – Os diretores da Anvisa decidem novamente pelo fim do uso obrigatório.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.