Em tempos de pandemia e diversas regras sanitárias, o seguro viagem passou a ser uma das maiores preocupações do viajante. No início da pandemia, diversas empresas que oferecem seguro viagem deixaram de prestar atendimento para casos de hospitalização por Covid-19 conforme previsto na grande maioria dos contratos das segurados que consideram pandemia como riscos excluídos. Mas o que são esses riscos excluídos em seguros viagens?
Segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão regulador do produto, os riscos excluídos do seguro viagem são:
“Potenciais eventos danosos, elencados no contrato, mas não contemplados pelo seguro, isto é, em caso de ocorrência, causando danos ao segurado (ou a sua responsabilização pelos mesmos, no Seguro de Responsabilidade Civil), não haveria indenização ao segurado”. Esta explicação está na Circular SUSEP 291 de 2005.
A maioria dos seguros viagens elencam entre os riscos excluídos: “Epidemias e pandemias declaradas por órgão competente”.
Um tempo após o início da pandemia, as seguradoras começaram a se adaptar para a nova realidade e passaram a oferecer opções aos viajantes para que a apólice amparasse ocorrências relacionadas ao Covid-19. Cada seguradora encontrou uma forma de disponibilizar a proteção, seja criando um pacote extra ou um plano específico onde abriu-se uma exceção pontual aos riscos excluídos para cobertura médica de despesas hospitalares em decorrência de Covid-19.
Com a retomada gradual das viagens aliadas às regras sanitárias impostas para entrada em determinados países surgiu a dúvida quanto a reponsabilidade da seguradora em casos de viajantes que testaram positivo em viagem e ficam impedidos de voltar ao Brasil, sendo obrigados a fazerem quarentena até o teste negativo.
Esse tipo de situação gera custos muitas vezes elevados e gerou revolta de muitos viajantes ao descobrirem que o seguro que haviam contratado não cobriria essas despesas!
Evitando Surpresas ao Contratar Seguros Viagens
Uma possibilidade é contratar um seguro complementar ao já oferecido pelo cartão de crédito, dependendo dos valores e tipo de cobertura oferecido pelo seu cartão.
Claro, que todos fazem seguro para “não usar”, mas viajar com um seguro de qualidade pode fazer a diferença na tranquilidade da viagem em caso de alguma eventualidade.
Ao buscar seguros viagens, escolha empresas consolidadas e com bom histórico de soluções.
Outro ponto importante ao contratar um seguro é se atentar às coberturas incluídas. Você precisa entender se é o seguro certo para você. Se atentar a situações de gestação, práticas de esporte radicais, e na situação atual, quais coberturas têm exceção para o risco excluído de pandemia.
As coberturas de extensão de estadia e envio de acompanhante por exemplo, precisam estar como exceção para que a apólice cubra uma eventual quarentena em caso de positivo antes de voltar ao Brasil.
E por último, caso tenha dúvidas, fale com um especialista no momento da contratação do seguro. Para o viajante frequente, existem opções de seguros anuais que cobrem viagens múltiplas de até 30 dias cada, o que pode trazer uma grande economia!
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.