Embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi, revelou que o país africano pretende instalar operações de voos diretosd da Royal Air Maroc a partir de Florianópolis, capital de Santa Catarina, visando expansão no Cone Sul.
Uma nova e promissora rota internacional pode estar a caminho de Santa Catarina. O Marrocos, país que vem ganhando destaque no turismo global, manifestou interesse em estabelecer uma ligação aérea direta entre Florianópolis e Casablanca. A possibilidade foi revelada pelo embaixador marroquino no Brasil, Nabil Adghoghi, durante um evento privado que marcou a inauguração do Consulado Honorário do Reino do Marrocos em Florianópolis.
Royal Air Maroc de Olho no Cone Sul

Boeing 787 da Royal Air Maroc | Reprodução Instagram @royalairmaroc
A Royal Air Maroc, companhia aérea nacional do Marrocos, já tem longa tradição de operação no Brasil, com voos que conectam São Paulo a Casablanca desde 1977. Após um período de retração durante a pandemia, a empresa retomou em dezembro de 2024 seus voos diretos a partir de Guarulhos, com três frequências semanais. A expectativa é que essa operação volte a ser diária a partir de novembro deste ano.
Segundo o embaixador Adghoghi, a companhia estuda a ampliação de suas rotas para o Marrocos no Cone Sul, e Florianópolis desponta como uma forte candidata a receber três voos semanais, considerados plenamente viáveis do ponto de vista econômico. A proposta inclui ainda uma possível ligação com Buenos Aires, ampliando a conectividade entre a América do Sul e o Norte da África.
Marrocos Mira o Turismo e a Copa do Mundo de 2030
A expansão das rotas aéreas faz parte de uma estratégia mais ampla do Marrocos para impulsionar o turismo, especialmente com a aproximação da Copa do Mundo de 2030, que será realizada em parceria com Portugal e Espanha. O país norte-africano tem planos ambiciosos: elevar o número de passageiros em seus aeroportos dos atuais 34 milhões (registrados em 2024) para 80 milhões até o final da década.
No turismo, o Marrocos também vem registrando crescimento. Em 2023, o destino atraiu 17,5 milhões de visitantes e a meta é alcançar 25 milhões até 2030. Uma nova rota entre Florianópolis e Casablanca pode não apenas facilitar o acesso dos brasileiros ao país africano, mas também fortalecer os laços comerciais e culturais entre as duas regiões.
Expansão da Frota
No início da semana, o jornal francês La Tribune noticiou que a Royal Air Maroc se prepara para uma grande compra de aeronaves widebody da Airbus. Essa movimentação seria inédita, já que a marroquina nunca fez negócios com fabricante europeia, tendo sua frota composta majoritariamente por aeronaves Boeing, além de algumas unidades ATR e Embraer.
O anúncio oficial é aguardado nas próximas semanas, mas a RAM já anunciou que seus planos de expansão visam quadruplicar a frota atual, de cerca de 50 aeronaves próprias, para 200 unidades até 2037
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.