Saiba como utilizar os benefícios do programa AAdvantage voando com a GOL

15
American e GOL fecham acordo para oferecerem mais benefícios aos clientes elite
PPV-Experience.gif

Escrevo este artigo para compartilhar com nossos leitores como utilizar os benefícios do programa AAdvantage voando com a GOL, em especial a marcação gratuita do assento conforto.

Introdução

Inicialmente, como eu mencionei neste artigo, a partir de uma recente experiência que tive, na prática, os benefícios dos passageiros com status no programa AAdvantage não estavam sendo reconhecidos ao voar com a GOL.

Esta foi a minha experiência ao pretender utilizá-los voando com a GOL, especialmente na questão da marcação gratuita do assento conforto de forma antecipada (isto é, antes do check-in no aeroporto).

Relembro que os clientes elite (a partir do status Gold) do programa AAdvantage teriam, segundo consta no site do programa, a possibilidade de marcação dos assentos GOL + Conforto, como um dos benefícios gratuitos, como você pode conferir aqui.

Assentos GOL+ Conforto

Como eu mostrei no post anteriormente publicado sobre o assunto (cujo link já fiz referência acima), os clientes ConciergeKey, Executive Platinum e Platinum Pro podem solicitar os assentos GOL+ Conforto no momento da reserva para si e até 08 pessoas, desde que todos estejam no mesmo localizador.

Já os clientes Platinum também podem solicitar os assentos GOL+ Conforto no momento da reserva, porém somente para si e um acompanhante, desde que estejam no mesmo localizador.

Por último, os clientes com status Gold podem solicitar os assentos GOL+ Conforto no momento do check-in para si e um acompanhante.

Pois bem, no meu caso, na minha viagem das férias de julho, o trecho interno (Porto Alegre-Guarulhos) foi feito com a GOL.

Por possuir, à época, status Platinum Pro no programa, tentei, sem sucesso, através de contato, por telefone, tanto com a GOL como com a Smiles, a marcação antecipada e gratuita não só para mim como para a minha família.

Infelizmente, nenhum atendente das duas empresas conseguiu fazer a marcação antecipada dos assentos, e, na hora do check-in, no aeroporto, já não havia mais disponibilidade no aeroporto.

Marcação gratuita e Antecipada do Assento + Conforto

Após este episódio, fiz este post no início do mês questionando quando os clientes com status no programa AAdvantage poderiam, de fato, usufruir dos benefícios, em especial a marcação do assento conforto antecipadamente.

E perguntei aos leitores com estava sendo a experiência neste sentido, e como estavam fazendo para conseguir usufruir dos benefícios.

Então, nos comentários daquele post, o leitor HB deu a seguinte dica:

Eu ligo no Smiles e peço pra inserir o número de passageiro frequente do Aadvantage na reserva. O sistema reconhece qual é o status na AA. Iinclusive peço ao atendente pra verbalizar o status pra ter certeza de que foi reconhecido. Então faço a marcação do assento pelo app.


Ao inserir o número Aadvantage a reserva deixa de ser visível no app do Smiles. Então guarde os dados da reserva para consulta em outro local.


Quanto ao embarque prioritário, com o número Aadvantage inserido na reserva, no cartão de embarque vem escrito o status com a AA e que o passageiro tem prioridade.

A partir desta dica, e considerando os próximos 04 voos que tenho com a GOL, dois emitidos da minha conta, um da conta da minha esposa e um da conta da minha mãe, fiz contato com a Smiles e solicitei a inclusão do meu número AAdvantage em cada uma das reservas.

Apesar de as atendentes não terem muita prática com relação a isso, dei sorte que no primeiro atendimento, após alguma espera e ajustes, a inclusão foi feita com sucesso.

Assim, com os atendentes subsequentes eu indicava o número da primeira reserva, já que incluído o número com sucesso. Então, as demais atendentes verificavam como a primeira realizou o procedimento e o replicavam para estas outras reservas.

Não fosse isso, acredito que teria tido muito mais dificuldade para vincular (ou “categorizar”, nos dizeres das atendentes) a reserva existente com o meu número do programa AAdvantage.

Ao final, após eu explicar os motivos pelos quais eu pretendia vincular, a última atendente ficou agradecida com a explicação e informou que iria relatar toda essa experiência para o seu superior a fim de que os demais atendentes já soubessem realizar este procedimento em casos futuros.

A impressão que fica é a de que, embora as atendentes do programa sejam muito educadas e solícitas (fica aqui o registro do rápido e muito educado atendimento), não estão acostumadas com esse procedimento, e que somente com o tempo, com o aumento deste tipo de solicitação, é que tudo ficará mais fácil.

Aliás, aproveito o ensejo desta experiência e deste post para não só agradecer o leitor pela dica, mas, sobretudo, para solicitar que a GOL aprimore e atualize o seu site e aplicativo, possibilitando a troca do número de passageiro frequente de forma totalmente online, facilitando a experiência do seu cliente e liberando o seu call center para situações mais urgentes.

Assim, em resumo, a partir da já testada (com sucesso) dica do leitor, recomendo que você, leitor com status no programa AAdvantage, caso queira marcar antecipadamente o seu assento Gol + Conforto, faça o seguinte:

  1. De posse do localizador gerado pela Smiles ao emitir o seu bilhete, entre em contato com a Central da Smiles (por exemplo, pelo número 011-38331634), inclua o seu CPF e senha e busque a opção de falar com o atendente;
  2. Ao falar com o atendente, solicite a vinculação (ou “categorizar”, nos dizeres das atendentes) da reserva existente com o seu número do programa AAdvantage isto é, você irá substituir o seu número Smiles na reserva pelo seu número AAdvantage (que você irá informar ao atendente);
  3. Quando a atendente fizer a substituição, peça o favor dela confirmar qual o status que consta no sistema após isso (deve ser o mesmo que você possui naquele momento no programa AAdvantage) e
  4. Finalizada esta inclusão, insira os dados do localizador, sobrenome e cidade de origem do seu voo no aplicativo da GOL, acesse a sua reserva e vá em “alterar assento” que você conseguirá, gratuitamente, fazer a marcação do seu assento GOL + Conforto e dos demais passageiros (nos limites já citados acima) na mesma reserva gratuitamente e de forma antecipada, sem precisar esperar o check-in (essa marcação antecipada não se aplica para os clientes com status Gold, como mencionei acima).

Enfim, a partir da dica do leitor e da experiência que tive, com sucesso, na marcação gratuita dos assentos em quatro voos que tenho, nos próximos meses, com a GOL, acredito que, com as dicas acima, você também terá sucesso.

Tome Nota

Como foi mencionado ao longo deste post, buscamos indicar o passo a passo de como realizar a marcação dos assentos GOL+ Conforto de forma gratuita e antecipada para os clientes que possuem a partir do status Platinum Pro no programa AAdvantage, utilizando um dos benefícios que o programa da cia americana oferece.

Inclusive, deixamos o registro solicitando que, se possível, a GOL implemente, de forma online, a possibilidade de alteração do seu número de passageiro frequente sem precisar entrar em contato com a cia aérea ou com o programa Smiles (caso o bilhete tenha sido emitido por ela).

Por fim, agradeço ao leitor HB pela dica, que, como eu expliquei no presente post, funcionou perfeitamente (e, com isso, levou a uma boa economia na marcação dos assentos conforto, já que, via de regra, nas rotas que eu irei viajar, os valores ficam na faixa de R$ 45,00 para cada passageiro, ou seja, diante das quatro viagens, a economia foi expressiva).

E você, leitor, já sabia como marcar os assentos conforto da GOL gratuitamente e de forma antecipada utilizando o benefício do seu status no programa AAdvantage? Compartilhe abaixo, nos comentários, a sua experiência e, caso venha a testar as dicas acima, compartilhe, igualmente, se funcionou.


Que tal nos acompanhar no  para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.