Foram 13 anos de espera, mas enfim chegou o dia! Romênia e Bulgária ingressam na lista dos países participantes do Tratado de Schengen da União Europeia.
O Tratado de Schengen é um acordo internacional assinado em junho de 1985, que criou o Espaço de Schengen na Europa. Através dele os controles nas fronteiras internas dos países participantes deixaram de existir. Atualmente são 27 os países que compõem este Tratado e você pode conhecer quais são eles clicando aqui.
O ingresso da Romênia e da Bulgária no Tratado de Schengen passou a valer às 0h00 de ontem, 31 de março. Passageiros que chegaram ontem ao aeroporto de Sófia, na Bulgária, ficaram maravilhados com a notícia.
Viajo com frequência e isso torna as coisas mais fáceis. Incluindo o controle de bagagem, conseguimos chegar ao terminal em menos de três minutos. É um verdadeiro progresso!, comentou uma passageira.
A notícia é excelente, porém, há algumas restrições: o controle de fronteiras será dispensado para passageiros que chegarem aos dois países pelas vias aérea e portuária. Para aqueles que chegarem via terrestre, continua valendo a obrigatoriedade de passagem pelo controle de passaporte. Isso causou desaprovação para muitos passageiros que ingressam aos dois países por terra.
Esta inclusão, na realidade, já está pra lá de atrasada, visto que os dois países pertencem à União Europeia desde 2007. A demora pode ser atribuída à Áustria que votou inicialmente contra por temer um aumento na demanda de pedidos para asilo no país. Porém, após um acordo com os dois países, finalmente votou a favor.
Para muitos, esta adesão foi uma “questão de dignidade,” como falou Stefan Popescu, especialista em relações internacionais. Os romenos e búlgaros sentiam-se, no mínimo, discriminados por estarem excluídos do Tratado.
Agora são 29 os países que integram o Tratado de Schengen. E que mais países sejam incluídos no futuro, facilitando, assim, o turismo local.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.