Segundo dados fornecidos pelo Consumidor Gov, os passageiros fizeram menos reclamações das empresas aéreas em 2023. O número de reclamações registradas a cada 100 mil pessoas transportadas foi de 76,7 no ano passado, enquanto em 2022 o número foi de 109,6 – uma redução de 30%.
Interessante notar também que a nota de satisfação dos passageiros, medida em uma escala de 1 a 5, também cresceu: de 3,09 para 3,59, uma alta de 15%. O que talvez seja um reflexo das soluções dessas reclamações por parte das empresas aéreas, que também registrou um aumento de 10%, saltando de 75,6% para 83,1%.
Último Trimestre Teve Alta nas Reclamações
O último trimestre de 2023, no entanto, registrou números ainda altos para a aviação. De outubro a dezembro foram feitas 23.828 reclamações, enquanto transportaram 28,9 milhões de passageiros. O aumento chega a ser de 9,8% frente a 2022.
Entre os principais motivos de queixas do consumidor estão:
- Alteração de voos pela empresa aérea (26,3%)
- Mudança pelo passageiro (15%)
- Reembolso (14,9%)
- Extravio de bagagem (10,6%)
- Oferta e compra (13,8%)
Azul, LATAM, Copa Airlines e American Airlines Mais Ágeis
A Azul Linhas Aéreas foi a que mais se destacou entre as companhias brasileiras no que se refere ao atendimento ao cliente, apresentando o menor índice de reclamações (75,3), melhor índice de soluções (91,3%) e a maior nota de atendimento recebido com 4 em uma escala de 1 a 5.
A LATAM teve o menor tempo médio de resposta: 4,7 dias. E a GOL foi a mais que registrou reclamações no período (88,7%).
Entre as estrangeiras, os destaques positivos ficaram para American Airlines que além do menor índice de reclamações (72,8), também teve o menor tempo de resposta com 3,9 dias. A Copa Airlines também figura nessa lista com o melhor índice de satisfação da resolução de problemas (84%).
Já a TAP ocupou o primeiro lugar do pódio em duas “categorias”: maior índice de satisfação no atendimento recebido (2,6) e a maior taxa de reclamações (175,1).
Você já teve problema com algumas delas? Conte-nos nos comentários como conseguiu solucionar.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.