Esse foi só o primeiro! Depois de 9 palestras e 10 horas de evento nasceu o PPV Experience, o maior evento de milhas do Brasil em 2022.
Demos um panorama geral do mercado das milhas, ouvimos algumas das maiores empresas do setor e mostramos as perspectivas para 2023.
Veja alguns dos melhores momentos:
Aqui você encontra:
Programas de Fidelidade Hoje
O sócio fundador do Pontos pra Voar, Claudio Tusco, abriu o PPV Experience dando um panorama geral do site e do mercado dos programas de fidelidade no Brasil.
Hoje, 68 milhões de pessoas no Brasil tem cadastro, geralmente em mais de um programa. São 185 milhões de cadastros!
O público é jovem: 85% tem até 60 anos e 52% tem até 40 anos. É um mercado de 3 bilhões de dólares, que cresce em média 14% ao ano.
A maioria do público do site Pontos pra Voar é masculina. Mas no Instagram a situação se inverte: as mulheres estão muito mais presentes.
No Brasil, ao contrário dos outros países, é possível gerar uma quantidade enorme de pontos sem viajar. Não existe lá fora uma promoção de 25 pontos por libra gasta, por exemplo. Também não se negocia anuidade do cartão. Só quem tem muitas libras investidas tem cartão grátis.
Por outro lado, a emissão de passagens com pontos no Brasil é bem mais difícil hoje por causa da tabela dinâmica. No exterior geralmente as emissões são tabeladas.
Somos sortudos por acumular ou azarados por ser difícil de emitir passagem no Brasil Preferem viver aqui ou na realidade de lá? A resposta da maioria à pergunta do Claudio: é melhor viver aqui!
Cartões de Crédito – Como Escolher
O editor do Pontos pra Voar especialista em cartões de crédito, Paulo Leo, deu dicas de como escolher os melhores cartões. A mais importante é: tenha um bom cartão de cada bandeira, se possível da variante mais alta, e de emissores diferentes. Dessa forma você consegue todos os benefícios.
E por que de bancos emissores diferentes? Porque no caso de algum bloqueio de segurança todos os cartões do banco são bloqueados. Ou ainda na hipótese do sistema ficar fora do ar. Imaginem uma situação dessas numa viagem… Variando os emissores é mais fácil evitar um contratempo assim.
Mas como escolher os cartões? Segundo Paulo Leo, os critérios devem ser: pontuação; acessos a salas vips; seguros e benefícios e isenção de anuidade.
No quesito benefícios, a Visa é a que oferece mais, seguido pela Mastercard. O Amex complementa. No quesito pontuação o PDA segue quase imbatível, sendo alcançado agora pelo BRB DUX. E os pontos AAdvantage que são super valiosos. A estratégia perfeita é combinar o AAdvantage com outros.
A respeito das Salas VIP, o DUX oferece acesso ilimitado aos três principais programa: Priority Pass, LoungeKey e Dragon Pass.
Paulo Leo lembrou também que é preciso saber a hora de cortar um cartão. Quando a média de gastos é alta demais pra isentar um cartão, por exemplo. E aí entrou em cartões americanos com suas excelentes ofertas de boas vindas.
Feio é Trocar Milha por Panela
Nosso editor especialista em emissões, Henrique Portanova, mostrou que ainda é barato viajar com milhas. Com as emissões para viagens programadas para ocorrer em um período de 14 meses, Henrique vai viajar uma distância de 218 mil milhas. O equivalente a 8,71 voltas ao mundo.
E como fazer isso? Pesquisando e estudando, gente!
Conhecer muito bem as alianças – procurar no Flight Connections por exemplo, de acordo com os destinos.
Conhecer muito bem as parcerias de cada uma – assim você consegue viajar pra todos os lugares sabendo as parcerias disponíveis em cada aliança.
Conhecer a fundo os programas – saber quais programas permitem open jaw e stopover e como usá-los. Essa é a parte prática pra mostrar que a parte teórica é importante. Você sabe em quais programas consegue manter uma reserva em hold enquanto não entram suas milhas?
É preciso pensar o mundo das milhas globalmente, seja global e olhe o cenário das milhas de fora pra dentro. Para enxergar as oportunidades. Dicas:
- Saber procurar, usando ferramentas pagas ou não, como o Expert Flyer ou o Flight Connections versão paga.
- Consistência. Saber as datas de abertura dos calendários e se o programa libera assentos de forma consistente e sistemática como a British Airways, por exemplo – todo voo tem 4 vagas na executiva e 8 na econômica.
- Voos de posicionamento – buscar os hubs. Abre mais a partir de qual cidade? Vou me posicionar pra chegar nessa cidade. Todo mundo quer sair de Guarulhos. E se achar uma disponibilidade na Copa em executiva saindo de Confins? E se a American Airlines tarifar seus voos próprios saindo de Santiago no Chile por apenas 22 mil milhas? Então vou até o Chile usando a tabela fixa da Iberia voando com a LATAM.
E como o Henrique concluiu, feio é trocar milha por panela.
A Esfera Vai Superar a Livelo?
É, a Esfera está crescendo e tem como meta ser o melhor clube do mercado. O representante do programa, José Renato, contou que hoje são 60 a 70 parceiros, mais de 180 marcas organizadas em frentes de descontos, cashback ou resgate e acúmulo de pontos.
Ao todo, 15 milhões de clientes. E não precisa mais ter produto ou relacionamento com o Santander pra participar do programa.
São 3 transações por minuto e 286 mil voltas ao mundo em resgates só esse ano.
Mas depois da pandemia os hábitos de consumo mudaram. Muitas pessoas usam os pontos Esfera para resgate de produtos como Uber, Rappi e Ifood.
Agora voltou a aumentar o segmento aéreo, mas não é o principal. Muitos usam pra vouchers, produtos e investimentos. Pode resgatar pra fundo de renda fixa por exemplo. Também pra doações e shows. Troca por experiência. Vai muito além do segmento de viagens.
Como acelerar o acúmulo na Esfera? Compra de pontos, campanhas de juntar pontos, cashback dentro do shopping Esfera pra trocar por pontos. São várias opções atualmente.
A intenção do programa é que os clientes priorizem a Esfera na hora de fazer uma compra e de usar o cartão. Por isso a maior vantagem da Esfera hoje – quem é do clube tem desconto pra comprar pontos.
E fiquem de olho: vai ter promoção na Black November, muitas campanhas. Focados também na Copa, juntando os dois temas. O que será que vem por aí?
A Seguir – Próximas Palestras
No próximo post, veja os melhores momentos das palestras da Collinson, ALL Accor, Visa, TudoAzul e Melhores Destinos – o que nos espera em 2023!
PPV Experience – Evento Gravado
Caso você queira assistir às palestras na íntegra, clique aqui e adquira o conteúdo integral exclusivo por apenas R$87.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias em nosso site, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.