Possíveis novos destinos da LATAM com o novo Airbus A321XLR

5
Possíveis novos destinos da LATAM com o novo Airbus A321XLR
Airbus A321XLR - Fonte: REUTERS, Fabian Bimmer

No ultimo dia do Airshow de Farnborough 2022, um dos mais importantes eventos da aviação mundial, a LATAM anunciou a encomenda de 17 aeronaves A321neo, incluindo 12 do modelo Airbus A321XLR.

Com isso, o Grupo LATAM se torna a terceira empresa aérea na América do Sul, junto com JetSAMART e Sky Airline, a encomendar a versão de ultra longo alcance de corredor único, ou narrowbodies, da Airbus.

De acordo com Christian Scherer, CCO da Airbus, a aquisição do A321XLR pela LATAM permitirá a abertura de novas rotas pela empresa, aumentando assim seu alcance internacional na região.

“The A321XLR will enable the opening of new routes and allow LATAM to increase its international reach in the region.”

De acordo com a Airbus o modelo A321-XLR tem alcance de 8.700km, aproximadamente 11 horas de voo, com capacidade para até 200 passageiros, e um consumo de combustível até 30% inferior ao modelo anterior. Já os custos de operação chegam a ser até 45% menores que se comparado as aeronaves de duplo corredor, ou widebodies, com semelhante autonomia.

Dada essa redução de custos, o A321XLR permite que as companhias aéreas iniciem rotas diretas ligando grandes cidades a destinos secundários ou, até mesmo, cidades secundárias sem a necessidade de uma conexão intermediária. Segunda a Airbus, trata-se de uma aeronave com o menor risco financeiro para iniciar uma nova rota até então não explorada.

No caso da operação da LATAM no Brasil, a introdução desse modelo de aeronave na frota possibilitará com que a empresa inicie outras rotas internacionais fora do tradicional eixo Rio – São Paulo, ligando demais capitais do país a destinos na Europa e América do Norte.

Por outro lado, permite também que a empresa aumente a frequência para destinos servidos somente uma vez por semana, como a rota entre Fortaleza e Miami, atualmente operado com uma aeronave modelo Boeing 787-9.

O mapa abaixo mostra o alcance da A321-XLR a partir da cidade de Fortaleza.

Fonte: GCMAP

Como se vê, o A321-XLR tem autonomia para ligar Fortaleza a Nova York ou Atlanta (hubs da Delta) na América do Norte, ou ainda Fortaleza a Paris ou Londres na Europa, por exemplo. A lista não para por aí. São inúmeros as possibilidades de rotas utilizando o A321-XLR sem necessidade de uma parada técnica para abastecimento.

Caso a LATAM opte por criar um hub internacional partindo do nordeste brasileiro utilizado essa aeronave, traria uma grande praticidade e conforto a seus passageiros da região, que hoje se veem obrigados a conectar em São Paulo para alcançar destinos na Europa ou América do Norte.

Tome Nota

Como visto, a chegada dessa versátil aeronave na frota da LATAM possibilitará inúmeras novas oportunidades de rotas, principalmente a partir de cidades secundárias no Brasil para destinos na Europa e Estados Unidos.

E voce leitor, encararia um voo longo numa aeronave de corredor único ou preferia enfrentar um trajeto mais longo para poder voar em uma aeronave de maior com dois corredores?

Para Saber Mais

Para ler outras notícias sobre empresas aéreas que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.